Notifications
Clear all

Não sei onde postar minha dúvida matemática

5 Posts
4 Usuários
0 Reactions
1,673 Visualizações
cacilds
(@cacilds)
Posts: 20
Eminent Member
Topic starter
 

Boa noite!

Por ser um fórum que trate questões sobre Excel, creio que minha dúvida sobre matemática estatística cuja função há no programa pode ser esclarecida aqui, mas não encontrei o local mais apropriado para postá-la. Se ela for totalmente fora do escopo pode excluir o tópico sem problemas.

Minha dúvida é sobre o valor do desvio padrão, ou mais precisamente que posso concluir sobre a amostra com este valor.

Vou dar um exemplo: Minha amostra tem tem uma média amostral 4, e meu desvio padrão é 1,5, o que dá 37,5% do valor da própria média. Como base nestes valores o que posso concluir sobre minha a amostra? Ela tem alta, média ou baixa dispersão? Ela é confiável?

Agradeço desde já pela ajuda!

 
Postado : 05/10/2017 7:16 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde cacilds

Quando não souber onde postar, poste em Excel - O Básico, que se for necessário movemos o tópico.

Fica mais fácil obter resposta se você anexar uma planilha com os dados lançados.

[]s

Patropi - Moderador

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 06/10/2017 10:24 am
brunoxro
(@brunoxro)
Posts: 698
Honorable Member
 

Boa tarde cacilds,

Que tipo de análise você está fazendo?

Se o desvio padrão é 1,5 e sua média é 4, isso que dizer que aproximadamente 67% dos seus dados tem valores entre 2,5 e 5,5.
Se isso é bom ou ruim depende do que você está analisando.

att,

 
Postado : 15/10/2017 5:52 pm
cacilds
(@cacilds)
Posts: 20
Eminent Member
Topic starter
 

Quanto ao 67% estar dentre esta faixa, isto tem a ver com as teorias de Kolmogorov, correto?

São avaliações escolares de 5 turmas, que vão de 0 a 5. A questão é que acho este desvio muito alto, mais de 1/3 do própria média. Mas não consigo ir além do meu "achismo". É possível fazer avaliações com este valor "puro" de 37,5%? Ou não dá para afirmar nada?

 
Postado : 15/10/2017 7:34 pm
(@skulden)
Posts: 170
Estimable Member
 

Quanto ao 67% estar dentre esta faixa, isto tem a ver com as teorias de Kolmogorov, correto?

Kolmogorov seriam os axiomas dentro do ramo de probabilidade. Esta informação de 67% se dá pela distribuição normal.

São avaliações escolares de 5 turmas, que vão de 0 a 5. A questão é que acho este desvio muito alto, mais de 1/3 do própria média. Mas não consigo ir além do meu "achismo". É possível fazer avaliações com este valor "puro" de 37,5%? Ou não dá para afirmar nada?

Sempre dá pra afirmar alguma coisa, dependendo do contexto, da interpretação e de como você está estruturando a sua análise.
Você disseque as avaliações vão de 0 à 5, como isso te deu um desvio padrão de 1.5? Falando isso você diz que os valores estão, em média, entre 2.5 e 5.5, mas se as avaliações vão de 0 à 5, como você pode afirmar que há valores entre 5 e 5.5? Como você está fazendo esta análise? Há algo de errado ai.

Em geral não faz sentido você fazer esta análise em cima de desv.p/média, pois está conta te dá o coeficiente de variação. Ou seja, os valores do conjunto de notas estão variando 37% entre si, isso não tem significância na sua análise. Teria se você fizesse este coeficiente pra cada turma, ai você iria visualizar quais turmas são mais homogêneas e quais possuem mais variação de desempenho entre os alunos.

Abraços.

Se a resposta lhe foi útil, clique no joinha!

 
Postado : 16/10/2017 7:20 am