Notifications
Clear all

Ajuste Macro de busca em várias planilhas

3 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,131 Visualizações
(@rsiqueir)
Posts: 39
Eminent Member
Topic starter
 

Boa noite!!!

Preciso de uma orientação com base no arquivo em anexo, peguei essa Macro pronta, onde existe um formulário de busca, e trás a informação localizada para uma listbox e ao clicar no item da listbox ele navega até a planilha onde foi localizado a informação.

Até ai nessa planilha em anexo que consta pouco dados ela funciona corretamente, mas ao adicionar mais abas e mais linhas, além da demora da resposta, as vezes a planilha trava, então pergunto: Como deixar a busca mais leve e rápida para trazer as informações???

Tentei identificar nos códigos qual campo de busca a macro utiliza, pois acredito que a busca se torna demorada ou trava devido ela passar por todos os campos onde contém dados, sendo que a busca poderia ser somente nas colunas A, B e C de todas as planilhas.

É possível ajustar essa macro ???

Obs.: o arquivo em anexo tem 1.2 Mb , o arquivo completo com todas as abas tem 30 Mb.

Desde já agradeço a atenção de todos :)

Rsiqueir

 
Postado : 13/01/2015 8:00 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

1) SEMPRE compacte os arquivos que for subir no forum, conforme as regras (link na minha assinatura), principalmente se tiver mais de 1MB.
2) Se seu arquivo tem 30MB, sugiro que compacte e arrumemos um jeito de me enviar, eu conheço alguns truques que podem diminuir o tamanho.
3) A melhor análise é com o arquivo completo, vc poderia usar OndeDrive ou Google Drive para compartilhar..
4) Eu vi que o código usa bastante as matrizes, que é um conceito avançadp e muito rápido, mas isso acontece dentro de muitos loops, o que certamente vai deixar a execução bem lenta.
5) Se vc teclar Ctrl+End vai ver que essas planilhas todas tem 25mil linhas em branco, isso ajuda a aumentar o tamanho do arquivo (procure por usedrange) e consequentemente melhorar o desempenho da macro que fica olhando para planilhas enormes mas com células vazias.

É isso!

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 14/01/2015 7:13 am
(@rsiqueir)
Posts: 39
Eminent Member
Topic starter
 

Fernando, boa noite!!! Segue link abaixo com o arquivo completo, ao efetuar a busca a planilha trava e o formulário onde deveria aparecer o resultado desaparece, é preciso aguardar por algum tempo ou as vezes clico fora do arquivo até q o formulário apareça novamente com o resultado da pesquisa.

https://drive.google.com/file/d/0B4_DfK ... sp=sharing

Como não entendo a fundo o VBA, preferi manter os códigos originais, mas percebi também que contém muitas matrizes e não consigo identificar se é necessária todos esses loops, sendo q como dito antes, os dados que sempre será efetuado a pesquisa encontra-se nas colunas A e B, as demais não a necessidade de realizar loop.
Se puder verificar e me orientar para uma otimização, agradeço!!!

Rsiqueir

 
Postado : 14/01/2015 4:47 pm