Notifications
Clear all

Habilitar macro

5 Posts
3 Usuários
0 Reactions
932 Visualizações
valdecirrk
(@valdecirrk)
Posts: 230
Estimable Member
Topic starter
 

Bom dia

Gostaria de saber que comando seria útil para que quando uma pessoa abra o arquivo em outra máquina aonde as macros não são habilitadas, e fazer isso automaticamente.
eu salvaria um arquivo em Excel com as instruções para habilitar a macro sem ela ter que fazer isso, e sem que percebesse no momento em que abre a planilha.
Tenho um problema nas áreas fabris, aonde temos um grande número de computadores, e a maioria com as versões antigas do Excel, dessa forma para que uma pessoa que não tenha tanta habilidade e nem todos não sabem como fazer, isso seria automático para habilitar as funções para utilizar a planilha automatizada.

 
Postado : 25/04/2014 7:25 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Sem chance, por padrão de segurança não tem como fazer isto na primeira execução, existem até rotinas que alteram o Registro do Windows, mas para que funcione tem de habilitar a macro ao abrir o arquivo.
O ideal é utilizar a assinatura digital, mas de qualquer forma tera de ir em cada pc ou avisar o pessoal para aceitarem.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 25/04/2014 7:52 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

valdecirrk,

Bom Dia!

além das sugestões do colega Mauro, segue aqui minhas ponderações.

Se há alguma forma de fazer isso com códigos VBA ou utilizando as API's do Windows, eu não sei como fazer. Acredito que não deva ter uma forma de fazer isso com código, pois a Microsoft criou, a partir da versão 2007, uma forma de resolver problemas com virus de macro que são disseminados na rede de computadores. Ela criou os arquivos .xlsm (arquivos com macros) para informar aos usuários mais incautos, ao abrir um arquivo com essa extensão, que aquele pode ser um arquivo perigoso.

Ao mesmo tempo que ela criou essa extensão, também criou a Central de Confiabilidade onde você pode configurar uma determinada pasta em seu micro como Locais Confiáveis e colocar nesta pasta somente aqueles arquivos que você abriu (sem habilitar as macros) e examinou as linhas de códigos para ver se são realmente confiáveis. Assim, sempre que você abrir um arquivo com extensão .xlsm e ele estiver dentro desta pasta que está configurada em Locais Confiáveis, o Excel nem sequer pede confirmação de habilitação de macros, pois já deduz que é confiável.

Assim, se você utiliza estações de trabalho com Excel versão 2007, você pode configurar cada micro com essa funcionalidade e colocar seus arquivos nessas pastas.

Se você utiliza versões mais antigas do Excel, creio que deverá também configurar a segurança de macro em cada uma das estações de trabalho de modo a deixar a segurança de macro como mínima ou mesmo desabilitada o que, convenhamos, é um risco considerável.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 25/04/2014 8:03 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Valeu Wagner, eu ia responder mais detalhado, mas apareceu um chamado e tive de ir direto sem detalhar muito, grato pelo complemento.

Uma outra dica, uma vez que diz ter versões diferentes seria ter uma tela inicial visivel, mantendo as outras abas ocultas, informando ao usuário que ele tem de habilitar as macros, nesta tela inicial você colocaria uma imagem de como habilitar as macros, porem, entrariamos na questão que o Wagner comentou, se habilitarem a opção "Nivel Baixo","deixar a segurança de macro como mínima ou mesmo desabilitada o que, convenhamos, é um risco considerável."
Uma variante para reverter seria apos habilitar ao fechar o arquivo colocar instrução para alterar a opção direto no registro do Windows, eu já cheguei a fazer isto, só que em meu pc funcionava beleza, mas comecei a encontrar problemas quando se trata de sistema em rede corporativo onde geralmente várias opções estão desabilitadas ao usuario final e uma delas é alteração no Registro, necessitando de autorização do Suporte.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 25/04/2014 8:26 am
valdecirrk
(@valdecirrk)
Posts: 230
Estimable Member
Topic starter
 

Pessoal muito obrigado, não achei que o assunto era tão polêmico assim.
Vou fazer isso, deixar uma imagem para que a pessoa habilite e desabilite as macros para fazer o que deseja.

muito obrigado.

 
Postado : 25/04/2014 10:11 am