Notifications
Clear all

Exclusão de linhas específicas alternadas ou copiar linhas alternadas com incremento

6 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,516 Visualizações
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Olá Turma, novo por aqui, já depois de pesquisar bastante, decidi recorrer aos universitários.

 

Pessoal, tenho os dados em uma planilha. São um pouco mais de 25mil linhas, sendo que preciso tratar esses dados, excluindos linhas que nao me servem.

Tenho uma numeração continua de dados de 1 a 25923...  mas os dados que me servem são apenas os das celulas 42, 132, 222, 312 e assim sucessivamente, ou seja, com o incremento de 90 unidades....

então a cada 90 linhas eu aproveito o dado, e excluo os dados desse intervalo.

Alguem saberia uma forma ou fórmula de tratar esses dados? Pode ser excluir os dados que não me servem (de 43 a 131), ou copiar os dados que me servem (42, 132, 222, 312... etc).

Quem puder me ajudar, sou muito muito grato. Abs.

 
Postado : 10/08/2022 10:25 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá, @jonataferreira.

A fórmula abaixo estendida por qualquer coluna irá retornar os conteúdos de A42, A132, A222, ...

Se estendida pela linha irá retornar os conteúdos de B42, C42, D42, ...

=ÍNDICE ( A : A ; ( LINS ( $1 : 1 ) -1 ) * 90 + 42 )

Obs. o site está truncando a fórmula (além de levar "horas" para postar a mensagem); após vááááárias tentativas sem sucesso coloquei espaços entre os caracteres e aí não truncou, então para a fórmula funcionar será necessário remover os espaços que coloquei (cole a fórmula em uma célula vazia | aperte F2 | aperte Enter | aceite a correção proposta pelo Excel.

É possível também uma solução via macro que exclua as linhas desnecessárias. Se houver interesse então disponibilize uma amostra do seu arquivo Excel com alguns dados que mostrem as colunas ocupadas (bastam umas poucas linhas com dados)

Osvaldo

 
Postado : 11/08/2022 8:25 am
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Olá amigo, a formula não retornou corretamente o que esperava.

O que desejo é excluir as linhas que não sejam a 42, 132, 222, etc... ou copiar apenas estas citadas, pq os demais dados não me servem....

 

mas vou te mandar o arquivo. Obg amigo.

 
Postado : 11/08/2022 9:22 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 
Postado por: @jonataferreira

ou copiar apenas estas citadas,

É exatamente isso que a fórmula que passei faz.

Postado por: @jonataferreira

mas vou te mandar o arquivo.

Sim, testei aqui e funciona corretamente.

Como você não explicou o que quis dizer com "não retornou corretamente" então é necessário que você disponibilize o arquivo com a fórmula aplicada e com o resultado desejado colocado manualmente.

 

Osvaldo

 
Postado : 12/08/2022 9:37 am
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Amigão, peço desculpas mas não sei se de fato fiz algo errado, então vou colocar a planilha com o resultado da fórmula que o nobre amigo repassou.

Como o amigo pode verificar, tenho diversos dados antes da linha 42, e entre a linha 42 e 132, e entre a linha 132 e 222, e assim sucessivamente. Esses dados que estão entre as linhas não me são úteis, sendo apenas necessário os dados exatos da linha 42, 132, 222, etc... 

 

Na formula que o nobre amigo me passou, ele retornou uma P.A. com incremento de 90.

 

Se o amigo puder ainda me ajudar, sou grato demais. 

Grande abraço.

 
Postado : 13/08/2022 7:27 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Ao abrir o seu arquivo aqui, a planilha mostra os resultados das fórmulas conforme a imagem anexa.

1. aí pra você os resultados aparecem diferentes? Se sim, quais resultados aparecem?

2. se os resultados que aparecem aqui e se os que aparecem aí não são os resultados esperados, então coloque manualmente quais são os resultados esperados, conforme já solicitei antes.

 

obs. não é necessário você continuar repetindo que "... tenho diversos dados antes da linha 42, e entre a linha 42 ... "

 

Osvaldo

 
Postado : 14/08/2022 8:13 pm