Notifications
Clear all

Soma Condicional

2 Posts
2 Usuários
0 Likes
369 Visualizações
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Boa noite, pessoal. Estou mexendo com Excel há pouco tempo e fiz uma planilha no meu trabalho para controle financeiro. Como forma de otimizar o cálculo total dos valores pendentes da planilha eu gostaria de fazer uma soma condicional da seguinte forma. Ex: Analisar todas as células da planilha e sempre somar às células que o valor seja diferente de zero e que a célula diretamente abaixo dela tenha escrito a palavra "Soma" e sempre que for adicionando novas linhas que atendam a essas condições a fórmula vai somando automaticamente. Meu único problema está sendo em fazer essa verificação da célula exatamente abaixo de outra, que não sei como fazer essa referência. A análise é feita na planilha toda tendo em vista que os valores nem sempre ficam na mesma coluna e podem possuir células em branco entre eles. Teria como fazer isso ou estou querendo demais?

 
Postado : 11/10/2022 8:32 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Experimente a fórmula matricial abaixo.

Ajuste o intervalo na fórmula, se necessário.

Para uso em versão diferente do MS 365, após colar uma cópia da fórmula na célula, aperte F2 e em seguida aperte juntas Ctrl+Shift+Enter.

=SOMA(SE(A1:P99="Soma";A2:P100))

Osvaldo

 
Postado : 11/10/2022 9:20 pm