FORMULÁRIO COM MÚLTIPLAS COMBOBOX DEPENDENTES

Text Box, Form's, rotinas, etc.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

FORMULÁRIO COM MÚLTIPLAS COMBOBOX DEPENDENTES

Mensagempor caspin13 » Seg Set 02, 2019 2:02 pm

Olá,

Estou começando a aprender a mexer com VBA e Macro e me surgiu uma dúvida em um projeto que estou desenvolvendo.

Tenho uma base de dados que tem no seu corpo os modelos. Pensei em criar no formulário listas dependentes. Primeiro selecionando a marca, depois o tipo e finalizando com o modelo. Sendo o tipo dependente da marca e o modelo dependente da escolha do tipo, porém não encontrei um modo de fazer isso, a não ser com intervalos fixos.

Fiz upload no Google Drive para facilitar a visualização.

https://drive.google.com/open?id=1DSiws ... cKHsV3xxmM

Obrigado.
caspin13
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Re: FORMULÁRIO COM MÚLTIPLAS COMBOBOX DEPENDENTES

Mensagempor srobles » Seg Set 02, 2019 6:12 pm

caspin,

Veja se as alterações feitas no modelo, atendem sua necessidade.

Se puder dar um conselho, evite usar listas no estilo que está este modelo, pois ficam muito complexas (mas não impossível) de elaborar automações.
Se puder, em seus próximos projetos, use um estilo de Banco de Dados mesmo, para o exemplo deste modelo, com coluna ID, Modelo, Linha / Categoria e Marca, assim, as rotinas ficam muito mais simples e ágeis.

Link do modelo editado : https://www.sendspace.com/file/dnk5ge
Espero ter ajudado.

Abs.

Saulo Robles

Remember when you were young?
You shone like the sun.
Shine On You Crazy Diamond
srobles
Membro
Membro

Has thanked: 112 times
Have thanks: 138 times

Mensagempor caspin13 » Seg Set 09, 2019 12:03 am

srobles,

Muito obrigado pela ajuda.

Só respondi agora, pois só hoje consegui parar para tentar entender toda a programação (achei o processo bem complicado, apesar da boa explicação).

Infelizmente tentei reproduzir o mesmo processo que você aplicou ao conjunto de listas que te mandei à outro conjunto similar e não consegui executar.

Aproveitando, gostaria de saber se realizar essas múltiplas combobox dependentes de uma tabela de dados é fácil e se você sabe onde posso conseguir aprender a realizar essa situação. Procurei e não encontrei nada que pudesse me ajudar.

Desculpa aproveitar da sua boa vontade e agradeço novamente pela ajuda que me deu.
caspin13
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

Mensagempor srobles » Seg Set 09, 2019 5:02 pm

caspin,

Como disse em meu post anterior, a estrutura atual de dados que seu modelo possui, torna toda a automação mais complexa, por isso aconselhei para que em seus próximos projetos, passasse a utilizar a estrutura de banco de dados convencional, pois facilitará na elaboração.

Respondendo á :

" Aproveitando, gostaria de saber se realizar essas múltiplas combobox dependentes de uma tabela de dados é fácil e se você sabe onde posso conseguir aprender a realizar essa situação. Procurei e não encontrei nada que pudesse me ajudar. "

Basicamente, encadeamento de controles funciona como um filtro, sendo que, cada controle é preenchido baseado na informação existente no controle anterior.

Usando seu próprio modelo como exemplo, veja nos comentários contidos nas rotinas.

Para preenchermos as MARCAS, usamos como referência a linha 1 da guia. Para sabermos quantas marcas existem nesta guia, usamos a variável colunaFinal, que terá como valor, o total de colunas da guia, valor este, retornado através da instrução .Cells(1,Columns.Count).End(xlToLeft).Column.
Então, para que sejam retornadas as MARCAS sem valores em branco (nulo), fazemos a validação, usando : If .Cells(1,colunaAtual) <> "" Then.

Para que sejam retornados os TIPOS / CATEGORIAS, basicamente fazemos o mesmo processo, usando a linha 3 da guia em questão, só que desta vez, temos uma condição, que no caso é a MARCA, que é passada como filtro para a Função que irá carregar esta lista.

E assim, sucessivamente, até que adicionamos os modelos, relacionados á aquele tipo / categoria, cuja a marca foi informada outrora. Veja, que o filtro só vai se tornando mais complexo e, note que para isso funcionar com base na disposição dos dados do seu modelo, temos que basicamente inverter a forma natural que o EXCEL enxerga a disposição dos dados.

Confesso que assim como você, custei e muito para entender isso. :lol:

Aqui mesmo no fórum tem muito material, veja os fóruns de Modelos Prontos e Biblioteca.
Espero ter ajudado.

Abs.

Saulo Robles

Remember when you were young?
You shone like the sun.
Shine On You Crazy Diamond
srobles
Membro
Membro

Has thanked: 112 times
Have thanks: 138 times

Voltar para Formulários