Contabilizar ativação e desativação de clientes novos

Aqui tem o Power Bi, Power Query, Power View!! AQUI ESTÁ O PODER SUPREMO!

Contabilizar ativação e desativação de clientes novos

Mensagempor fjardim » Qui Jan 16, 2020 10:22 am

Prezados, bom dia,

Sou novata no Power BI e tenho o seguinte cenário, para o qual estou precisando de auxílio:

Tenho uma base com as ativações e desativações de circuitos/clientes, na qual tenho os dados de CNPJ, data ativação, data desativação e designador de cada circuito.
Preciso de alguma fórmula que contabilize os clientes novos na base por mês, ou seja, a cada nova ativação o sistema precisa validar se é um CNPJ novo na base ou não. Se for novo, precisa contabilizar 1 cliente novo.
No caso de desativações também precisa validar se este CNPJ ainda tem algum link ativo na base ou não. Se ainda tiver um circuito ativo com o mesmo CNPJ não deve contabilizar saída de cliente.

Com estes dados, preciso montar um gráfico de ativações e desativações de clientes por mês, assim como, um gráfico acumulado mensal (diferença entre clientes ativados e desativados por mês).

Como disse, comecei faz pouco tempo a utilizar o Power BI e tentei usar o DISTINCTCOUNT, mas ele analisa os CNPJs distintos apenas no mês, não validando a base anterior à data de ativação, assim como, se houver uma desativação, ele muda o gráfico dos meses anteriores, diminuindo a quantidade de ativações do passado, sendo que preciso do registro histórico.

Segue link do google drive com a planilha de exemplo. Em uma aba tem a base e na outra as informações que preciso obter.

https://drive.google.com/file/d/1ERKlmpDtilAe2XnT-p82CO3VBxi51Jx-/view?usp=sharing

Ficarei muito grata se puderem me ajudar!
fjardim
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Voltar para Power Bi