Otimizador LINEAR

Como pintar uma célula, como formatar uma borda, funções básicas! Se você não sabe em que categoria postar a sua dúvida, escreva aqui que depois nós mudamos o tópico.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Otimizador LINEAR

Mensagempor ElsonDion » Seg Nov 19, 2018 12:01 pm

Boa tarde Galera,

Tenho bastantes planilhas que fui fazendo e com a ajuda de vocês fui adaptando para tirar o máximo proveito do excel e facilitar o dia a dia na empresa.

Mas estou sem ideias para esta planilha.

Queria montar uma planilha que otimizasse a melhor forma de CORTAR uma barra por exemplo de aluminio, ou de moldura.

funciona assim

As barras chegam pra mim com 6 metros ( 6000 mm )

Supondo que eu queira cortar 8 cortes da melhor maneira em 4 barras ( pergunto, pois o sistema que uso hoje, ele não enxerga o melhor aproveitamento ) Segue imagens pra entender. ( em anexo )

Se analisarem o que o sistema me jogou, daria pra inverter alguns cortes e melhorar o aproveitamento do material.
ElsonDion
Membro
Membro

Has thanked: 13 times
Have thanks: 2 times

{ SO_SELECT }

Re: Otimizador LINEAR

Mensagempor ElsonDion » Seg Nov 19, 2018 12:09 pm

se prestarem atenção, o verde ( 1550) eu poderia facilmente incluir na segunda linha aonde tem 1610 sobrando. ou até mudar a predisposição dos cortes e diminuir a quantidade de barras , ou sobrando mais e aproveitando mais o material ... funcionário não olha essas coisas. e o programa parece que não olha também.
ElsonDion
Membro
Membro

Mensagempor EdsonBR » Seg Nov 19, 2018 10:43 pm

Olá, @ElsonDion

Veja o que já foi discutido sobre isso aqui no Planilhando: Optimizar divisão de medidas com menor desperdício possivel
Imagem
EdsonBR
Membro
Membro

Has thanked: 133 times
Have thanks: 408 times

Mensagempor ElsonDion » Ter Nov 20, 2018 10:27 am

Imagino que seja algo complexo,

Por isto , consegui verificar neste link https://www.guiadoexcel.com.br/problema ... ver-excel/

Uma ideia, e segui ela , porém não está funcionando como o esperado, Segue tabela.
ElsonDion
Membro
Membro

Mensagempor ElsonDion » Qua Nov 21, 2018 12:17 pm

alguém?
ElsonDion
Membro
Membro

Mensagempor mateushpe » Ter Dez 18, 2018 8:58 am

Olá,

Segue uma sugestão em anexo, usando o solver. Ela é um pouco grosseira e se alguém puder ajudar, gostaria de saber como melhorar 1) o resumo dos cortes por barra (colunas M a S), agrupando-as em sequência, e não com espaços vazios e; 2) o ajuste das restrições do solver a partir das células, e não manualmente.

Se o programa que você utiliza corta apenas duas peças por barra, como sugere a imagem, acredito que esta solução ajude.

Mateus
mateushpe
Membro
Membro

Have thanks: 6 times

Voltar para Excel - O básico