Classificação Decimal de Dados

Como pintar uma célula, como formatar uma borda, funções básicas! Se você não sabe em que categoria postar a sua dúvida, escreva aqui que depois nós mudamos o tópico.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Re: Classificação Decimal de Dados

Mensagempor marcosmr » Sáb Nov 24, 2018 9:21 pm

Então fcarslosc,

Arrumar os erros manualmente não seria legal, já que a planilha que tenho tem 16.000 itens e crescendo. Esta que postei aqui é apenas uma amostra. Uma macro seria uma boa ideia. Basicamente o que o Excel teria de fazer para ordenar apenas a coluna 'Classificação', seria reconhecer os caracteres ".:*/()", e ordenar estes antes dos números, quando aparecerem. É exatamente esse erro que apresentei na imagem 3 anteriormente:

Imagem

Perceba que o item 512, por exemplo, está antes do item 51:336. Assim também com o item 515.14 antes do 51:53.

Se conseguíssemos criar uma Macro que fizessem essa diferenciação, talvez daria. Meus conhecimentos com Macro são fracos, não sei se há essa possibilidade.

Vocês sabem me falar?
+ sinal - ruído
Viver é processar informações!
José de Albuquerque Moreira
marcosmr
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Mensagempor DJunqueira » Sáb Dez 01, 2018 4:15 am

Penso q consegui chegar a uma solução utilizando Power Query p/ até 15 caracteres ordenados e de quebra corrigi os erros de digitação com espaço antes do código.
P/ manter ordenado basta clicar na tabela com o botão esquerdo do mouse e selecionar 'Atualizar'.
ImagemSe sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde. Imagem
DJunqueira
Membro
Membro

Has thanked: 23 times
Have thanks: 289 times

Mensagempor marcosmr » Sáb Dez 01, 2018 9:11 am

Bom dia DJunqueira,

Cara, sensacional a ideia de usar Power Query. Não tenho muito conhecimento desse recurso, mas me parece que é por esse caminho a melhor solução.

Avaliando a classificação aplicada na tabela, vejo que ainda apresenta alguns erros. Veja conforme a imagem 1

Imagem1.png

Na imagem observe que a classificação "51:***" tinha de estar classificada logo após "51(***" mais acima, mas está após "519". Provavelmente está classificando os dois pontos após o 9, mas isso não acontece com o parênteses.

Com seus conhecimentos sobre Power Query, acha que existe a possibilidade de incluir na fórmula um comando que reconheça os dois pontos e outros caracteres não numéricos antes dos números?

Na classificação mais satisfatória que consegui, segui os passos abaixo após clicar em "Classificar" na aba Dados.

Etapa1.png

Etapa2.png

A etapa 2 é a mais importante do recurso

Etapa3.png

Abraço e obrigado pela atenção!
+ sinal - ruído
Viver é processar informações!
José de Albuquerque Moreira
marcosmr
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

Mensagempor DJunqueira » Sáb Dez 01, 2018 11:12 am

Dá p/ fazer muita coisa sim, mas são muitos pequenos detalhes q seria melhor vc mesmo ir corrigindo dentro da ferramenta até mesmo p/ aprender s/ ela.
ImagemSe sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde. Imagem
DJunqueira
Membro
Membro

Has thanked: 23 times
Have thanks: 289 times

Mensagempor kikoerick » Ter Jan 15, 2019 8:29 pm

Boa noite Marcos, tudo bem?

Como não entendo sobre classificação de biblioteca queria lhe perguntar a ordem de importância da classificação:

Exemplo: 0, 1, 2, 3, ... ,9 , (, :, .

Asssim, o que vem primeiro, os números? quais caracteres vem primeiro?

Eu consegui compreender que o número 5 0 1 vem antes do 5 1

E talvez eu tenha uma solução sem macro.

Para mim agora está tarde e preciso ir dormir, mas amanhã mandarei a resposta se você esclarecer essa dúvida.
Abraço!

kikoerick

Se a resposta foi útil, agradeça clicando na mãozinha!! ... Se resolveu, clique em "resolvido"!!
kikoerick
Membro
Membro

Has thanked: 6 times
Have thanks: 7 times

Anterior

Voltar para Excel - O básico