Lista Suspensa / Range Dinâmico / Ordem Alfabética

Fórmulas básicas e avançadas do Microsoft Excel, Fórmulas Matriciais, Fórmulas combinadas, Funções como PROCV, PROCH, SOMASE, SOMA, SE, etc.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Lista Suspensa / Range Dinâmico / Ordem Alfabética

Mensagempor raphaelsc » Qua Mar 25, 2020 11:41 pm

Olá Pessoal,

Estou com algumas duvidas em relação a planilha anexa. Preciso fazer um painel onde o usuário consegue procurar uma fabricante em uma lista suspensa que esteja em ordem alfabética, assim que o usuário encontrar, a planilha irá mostras os e-mails de contato e a origem(País) do e-mail.

Planilha 1: Painel
Planilha 2: Banco de dados

Porém o usuário também tem que ter a opção de adicionar um e-mail a um fabricante já cadastrado no banco de dados ou cadastrar um novo fabricante com um e-mail de contato e origem. Neste caso acredito que a melhor opção seja colocar um botão com pop-up.

O problema é que não estou conseguindo fazer a lista suspensa em ordem alfabética por fabricante, pois os mesmos foram cadastrados foram de ordem alfabética e também caso o usuário adicione um novo fabricante ele ira pro final da fila porém precisa ser organizado em ordem alfabética na lista de busca.

Também tem a questão de adicionar um novo e-mail ao fabricante já cadastrado.

Poderiam me ajudar nisto?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
raphaelsc
Membro
Membro

Has thanked: 2 times
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Re: Lista Suspensa / Range Dinâmico / Ordem Alfabética

Mensagempor deciog » Qui Mar 26, 2020 8:27 am

raphaelsc , Bom Dia.

Esta difícil saber onde quer a validação e como quer, mas, confere se é desta forma

Se foi útil, clique na mãozinha é uma forma de agradecimento

Decio
Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

For this post the author deciog thanked:
raphaelsc (Sex Mar 27, 2020 5:15 pm)
deciog
Membro
Membro

Has thanked: 125 times
Have thanks: 461 times

Mensagempor kikoerick » Qui Mar 26, 2020 9:51 am

raphaelsc, segue possível solução, está com macro.

Espero que lhe ajude.
Abraço!

kikoerick

Se a resposta foi útil, agradeça clicando na mãozinha!! ... Se resolveu, clique em "resolvido"!!

For this post the author kikoerick thanked:
raphaelsc (Sex Mar 27, 2020 5:16 pm)
kikoerick
Membro
Membro

Has thanked: 6 times
Have thanks: 14 times

Mensagempor raphaelsc » Sex Mar 27, 2020 5:15 pm

Decio, muito obrigado pela ajuda, realmente resolveu um dos problemas, porém ainda teria a questão de adicionar novos fabricantes e e-mails, assim como mostras os emails cadastrados quando se filtra o fabricante.
Editado pela última vez por Adalberto7 em Sex Mar 27, 2020 9:00 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Use o Botão Responder que fica logo abaixo da janela da resposta, só use o botão Citar quando realmente for necessário - Leia as regras do fórum
raphaelsc
Membro
Membro

Mensagempor raphaelsc » Sex Mar 27, 2020 5:18 pm

Kiko, valeu pela força, fiquei com algumas duvidas.

Quando escolho um fornecedor, ele não me mostras os e-mails cadastrados para ele, nesse caso teria que mostrar todos os e-mails cadastrados e a origem(País), apenas isso.

Outra questão seria quando adicionei um novo fabricante para teste e coloquei um email, logo depois disso testei para ver se ele encontraria e encontrou, porém quando tentei novamente não funcionou.

Desde já agradeço pela ajuda!
Editado pela última vez por Adalberto7 em Sex Mar 27, 2020 9:01 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Use o Botão Responder que fica logo abaixo da janela da resposta, só use o botão Citar quando realmente for necessário - Leia as regras do fórum
raphaelsc
Membro
Membro

Mensagempor kikoerick » Sáb Mar 28, 2020 2:29 pm

raphaelsc

Você precisa cadastrar na aba "Informações" todos os e-mails que você tem, eu montei só um exemplo, ele está pesquisando apenas pelos fornedores Hawke, Daeyang, comercial ex e sil.

Quanto a busca dos e-mail, funciona assim, selecionando o fornecedor ele já busca os e-mails, para atualizar a lista de e-mail desse fornecedor, vc deve escolher outro fornecedor primeiro e voltar para o que queria atualizar.

No momento, coloquei apenas para aparecer os e-mails, como teste, mas posso colocar o País também, porem no cadastro não tem a opção do País. Nesse novo arquivo já está mostrando e salvando o País.
Editado pela última vez por Adalberto7 em Sáb Mar 28, 2020 4:59 pm, em um total de 2 vezes.
Abraço!

kikoerick

Se a resposta foi útil, agradeça clicando na mãozinha!! ... Se resolveu, clique em "resolvido"!!
kikoerick
Membro
Membro

Mensagempor raphaelsc » Dom Mar 29, 2020 12:20 am

Kiko, nessa ultima que voce mandou, quando eu escolho Hawke ele me mostra os emails e os paises, show. Porém quando troco pra outro fornecedor ele mantém os países da Hawke lá.

Outra questão é em qual campo eu tenho que escrever o novo email, embaixo da lista que aparecer? Neste caso quando eu clico em "Adicionar E-mail", na aba Informações só aparece a fabricante, o e-mail não é cadastrado.

Aqueles três campos em cima são clicaveis? "Consultar e-mails" "Adicionar Fornecedor" "Adicionar E-mail"
raphaelsc
Membro
Membro

Mensagempor kikoerick » Dom Mar 29, 2020 9:55 am

Olá raphaesc

Erro de aparecer o País de outro fornecedor, corrigido

Para adicionar o e-mail, você deve preencher o textbox ao lado da palavra "E-mails:" (deixei tudo visivel agora)

Os 3 são clicáveis, só o de consulta que está sem ação nenhuma ainda.
Abraço!

kikoerick

kikoerick
Membro
Membro

Mensagempor raphaelsc » Dom Mar 29, 2020 11:09 pm

Kiko, obrigado pela ajuda!

Estive pensando em algumas melhorias.

1) Começar a mostrar os e-mails e País no D8 e E8, pois o primeiro email e país está sendo tapado pelo campo de preenchimento.

2) Estou tentando adicionar um fornecedor chamado "Hawkin" porem a planilha automaticamente quando chego no "W" já me mostra os e-mails de "Hawke", não me deixa adicionar o fornecedor "Hawkin", sem possibilidade de escrever.

3) Caso clique "Adicionar Fornecedor" Só permitir caso tenha e-mail e país digitado. Caso não, mostrar erro, "Favor digitar um e-mail e país para este novo fornecedor". Pois não tem muito sentido o usuário cadastrar um fornecedor sem e-mail e nem país do e-mail.

4) Caso clique em "Adicionar e-mail" sem ter escrito nenhum e-mail, mostrar erro, "Favor digitar um e-mail e país" Só permitir caso tenha esses dois campos preenchidos.

5) Caso clique "Adicionar e-mail", só permitir caso o fornecedor já seja cadastrado. Caso negativo: O usuário digita um fornecedor novo e um email, e depois clica em "Adicionar E-mail", o email é adicionado, porém ele não aparece no filtro de escolha, só aparece quando clica em "Adicionar Fornecedor". Mensagem que deve aparecer caso seja um fornecedor que ainda não tem cadastro: Fornecedor ainda não cadastrado, deseja cadastrar? Caso sim, já adiciona o fornecedor com os emails que foram escritos.
raphaelsc
Membro
Membro

Mensagempor kikoerick » Seg Mar 30, 2020 9:08 am

Olá raphaelsc

1) Já está aparecedo na D8 e E8

2) Arrumado

3) Feito

4) Só aparecerá o Add Email, quando digitar o país.

5) o Add Email, só aparece para fornecedores já cadastrados.

Por favor, testar novamente.
Abraço!

kikoerick

kikoerick
Membro
Membro

Próximo

Voltar para Fórmulas & Funções Microsoft Excel