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Cabeçalho da planilha

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(@mt_mendes)
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Boa noite,

Quando criamos uma tabela no excel, o cabeçalho se encontra na linha horizontal (costumeiramente acima dos demais dados), há como localizar esse cabeçalho na vertical? (se localizando a esquerda)

Obrigado desde já!

 
Postado : 16/05/2014 9:52 pm
 kiko
(@kiko)
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Altere o alinhamento vertical de uma entrada de célula escolhendo Formatar, Alinhamento, das opções de Selecionar posição vertical escolha o alinhamento a utilizar.

Espero que seja o que está procurando e seja útil.

 
Postado : 17/05/2014 6:18 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
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Bom dia!!

Leia:
http://www.tiexpert.net/office/excel/alinhamento.php
http://blog.planilhasexcel.com/2012/06/ ... excel.html

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 17/05/2014 6:43 am
(@mt_mendes)
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Obrigado pela tentativa, mas ainda não consegui, vou postar o pedaço da minha tabela pra vocês terem noção:

Esses alimentos (os cabeçalhos da tabela) eu quero que se posicionem na vertical, ou seja, onde tem as medidas do arroz tipo 1 cozido...

Pois quero criar uma macro em que adicione as medidas caseiras que o usuário colocar lá, selecionando a linha do alimento como "nome", assim daria certo o que quero (eu acho) rsrs.

Obrigado desde já!

 
Postado : 18/05/2014 8:56 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
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Boa tarde!!

Qual o problema de você criar uma guia ou alterar a guia "Plan1" conforme sua necessidade? :?

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 18/05/2014 1:33 pm
(@mt_mendes)
Posts: 34
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Não entendi a pergunta alexandravba rsrs.

Att.

 
Postado : 18/05/2014 2:38 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
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Boa noite!!

Você deseja deixar as descrições (cabeçalho) na vertical é isso.

Cabelha1 Arroz tipo1 | Arroz tipo2
Cabelha2
Cabelha3
Cabelha4

Seria isso? se só isso, qual o problema de digitar os nomes na vertical!

Porque não detalhe melhor sua dúvida, monte uma parte manualmente no arquivo modelo e deposite aqui!!!

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 18/05/2014 2:45 pm
(@mt_mendes)
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Seria isso sim!

Olha a planilha ao tentar colocar na vertical, continuo na mesma... Na linha 15 e 16 por exemplo, não quero que as medidas fiquem como cabeçalho, quero que fique arroz, feijão e por aí vai.

Obrigado desde já.

 
Postado : 18/05/2014 2:55 pm
pfarias
(@pfarias)
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Boa noite,

Quando criamos uma tabela no excel, o cabeçalho se encontra na linha horizontal (costumeiramente acima dos demais dados), há como localizar esse cabeçalho na vertical? (se localizando a esquerda)

Obrigado desde já!

Olá mt_mendes, entendi a sua questão. O que você quer é uma forma de quando você clicar, por exemplo, na opção "inserir tabela", você possa escolher que o cabeçalho ficasse na coluna e não na linha da planilha. Se for isso, infelizmente eu não sei como fazer diretamente. Porém posso lhe ajudar com outra forma que pode chegar bem próximo ao que você quer.

O que você quer, no qual acredito, é TRANSPOR Colunas e Linhas. Se for esse o caso lá vai o manual.

O QUE É "TRANSPOR"?

Se por caso você saiba já o que é a função Transpor, sugiro que pula para o PASSO 01.

A função Transpor do Excel ela inverte colunas e linhas, quando você precisa da opção. por exemplo:

Vamos imaginar que você fez a tabela abaixo "manualmente" sem a função "inserir tabela" (GRIFE BEM ESSA PARTE, POIS SE VOCÊ UTILIZA A FUNÇÃO "INSERIR TABELA" O QUE NO EXEMPLO DA SUA PLANILHA UTILIZOU, A FUNÇÃO BÁSICA DE TRANSPOR NÃO FUNCIONARÁ, MAS AINDA SIM TEM OUTRA FUNÇÃO TRANSPOR QUE AJUDARÁ E VOU DESCREVER AQUI)

E agora você queira inverter a Colunas e Linhas dessa tabela, ou seja TRANSPOR. Nesse caso ficaria dessa forma:

Para fazer isso é só você selecionar a tabela que gostaria de Transpor, e copiar ela (CTRL + C).

Agora você vai colar essa tabela em outro lugar, pode se na mesma aba ou em outra aba. Mas irá colar de forma Especial.
Vá até a célula onde gostaria de colar a nova tabela e depois clique na setinha da função COLAR na página incial e depois clique em TRANSPOR.

Aparecerá janela abaixo

Lá no final da Janela marque a opção "Transpor" e depois clique em OK.

Verá que as colunas nova inverteram.

Porém, se você deseja continuar trabalhando com a planilha inserido novos dados, organizando alfabeticamente, ou seja, vincular valores, acredito que apenas dessa forma, pode não ajuda-lo.

TRANSPOR TABELA VINCULANDO VALORES
PASSO 01

Como disse anteriormente, a função básica de TRANSPOR do Excel em Colar Especial, não poderá vincular os valores automaticamente.

Então nesse caso utilizaremos a formula =TRANSPOR. Para fazer isso faça o seguinte:

Selecione a sua tabela, no exemplo estou utilizando a sua tabela que nos enviou.

Depois crie uma segunda Aba (preferencialmente)

Selecione a célula A1 e digite a formula =TRANSPOR(. Note que a sintaxe dele esta pedindo uma matriz

Nesse caso a matriz e a tabela que você criou. Então vá até a aba da sua tabela selecione ela e depois tecle ENTER para finalizar. A formula ficará =TRANSPOR(PLAN1!A1:E6).

Depois que voc~e gerou o resultado, acredito que não ficou como esperava. Então vamos acabar.

PASSO 2

Agora que você já escreveu a formula vamos finaliza-la utUlizando FORMULA DE MATRIZ.

Na Aba onde você digitou a formula selecione o espaço onde a nova tabela deverá ficar.

Com as células selecionadas pressione F2 (F2 é o atalho para que possa editar as formulas das células selecionadas)´,
Depois você vai introduzir a FORMULA EM MATRIZ. então ara fazer isso simplesmente pressiona CTRL + SHIFT + ENTER.

O resultado obtido será esse:

Agora toda vez que adicionar algo nesse intervalo da tabela original alterará nessa tabela também. Porem com o tempo você talvez queira adicionar mais linhas ou colunas na tabela é só você ir na célula que você TRANSPOR selecionar o tamanho da nova tabela e pronto.

OBS: Você deve ter notado que você não pode inserir a função Tabela na Matriz, pois não é permitido. Nesse caso você personalizar essa tabela nova, terá que ser manualmente. Agora Organiza-las em ordem alfabética, por exemplo, ou outras funções, é só fazer isso na tabela de origem.

OBS 2: Deve ter notado também, que ficou alguns valores igual a 0(zero), então você pode adaptar a formula para =SE(TRANSPOR(Plan1!A1:E6)=0;"";TRANSPOR(Plan1!A1:E6))

CONCLUSÃO

Acredito que não era bem o que você queria, mas acredito que assim pode ajuda-lo.
E caso consigar achar algo mais fácil e rápido, gostaria que coloca-se aqui no forum para também aprender.

Abraços, e caso tenha ajudado da um JOINHA ai ;)

Pietro Farias

Se foi resolvido suas dúvidas, lembre se de marcar o tópico como RESOLVIDO.

ANALISTA X

 
Postado : 19/05/2014 9:33 am
(@mt_mendes)
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pfarias, realmente é isso que eu quero, o ideal seria como cabeçalho mas estou vendo que não é possível, mas seu tutorial está muito bem explicado e tive uma ideia a partir dele:

É o seguinte, eu tenho outra tabela que utiliza validação de dados indireta, quando eu seleciono o alimento, ele também tem outra coluna com a medida caseira daquele alimento, então é importante que eu possa deixar o alimento definido como nome pra esse esquema funcionar, isso ocorre tudo bem. Mas eu quero incorporar uma espécie de formulário, onde eu selecione o alimento e digite uma medida caseira que queira adicionar entende? Já tentei com desloc e cont.numeros pra fazer a tabela dinâmica mas simplesmente a caixa de seleção não funciona dessa forma, mas já tentei clicando na célula com o ctrl + espaço e assim ele gera uma tabela dinâmica que funciona e dá certo, mas pra isso preciso de cabeçalhos! To meio perdido, mas vou tentar criar uma macro como se fosse um banco de usuários salvando os dados nas linhas, mas poderia tentar usar essa função que ensinou pra gerar uma tabela em outra planilha... Enfim, vou ver se dá certo! Obrigado!

 
Postado : 19/05/2014 5:18 pm
pfarias
(@pfarias)
Posts: 265
Reputable Member
 

pfarias, realmente é isso que eu quero, o ideal seria como cabeçalho mas estou vendo que não é possível, mas seu tutorial está muito bem explicado e tive uma ideia a partir dele:

É o seguinte, eu tenho outra tabela que utiliza validação de dados indireta, quando eu seleciono o alimento, ele também tem outra coluna com a medida caseira daquele alimento, então é importante que eu possa deixar o alimento definido como nome pra esse esquema funcionar, isso ocorre tudo bem. Mas eu quero incorporar uma espécie de formulário, onde eu selecione o alimento e digite uma medida caseira que queira adicionar entende? Já tentei com desloc e cont.numeros pra fazer a tabela dinâmica mas simplesmente a caixa de seleção não funciona dessa forma, mas já tentei clicando na célula com o ctrl + espaço e assim ele gera uma tabela dinâmica que funciona e dá certo, mas pra isso preciso de cabeçalhos! To meio perdido, mas vou tentar criar uma macro como se fosse um banco de usuários salvando os dados nas linhas, mas poderia tentar usar essa função que ensinou pra gerar uma tabela em outra planilha... Enfim, vou ver se dá certo! Obrigado!

Entendi pouco. Se possivel, deixe um exemplo em anexo que podemos dar uma olhada.

;)

Pietro Farias

Se foi resolvido suas dúvidas, lembre se de marcar o tópico como RESOLVIDO.

ANALISTA X

 
Postado : 19/05/2014 9:09 pm
(@mt_mendes)
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pfarias, vou anexar parte da tabela pra você ter noção do que quero beleza?

Veja que em análise consumido, está o alimento arroz integral selecionado, quando clico em medidas caseiras, aparece as medidas que estão definidas como o nome desse alimento na aba medida caseira, mas veja a aba plan, nela você seleciona o alimento e add os dados na planilha medidas caseiras, mas pra ela funcionar lá na aba do "análise-consumido" é preciso definir como nome e é isso que eu não sei como proceder...

Obrigado desde já!

 
Postado : 21/05/2014 6:34 am