Tenho uma tabela dividida em 12 meses que indica o acumulado de acidentes até aquele mês, cada mês está em uma coluna, e para cada mês eu copio de uma célula específica o valor acumulado até aquele mês. Por exemplo: em outubro na célula A2 eu copio de Z1 os dados acumulados de jan-out, em novembro esta célula Z1 terá os dados acumulados de jan-nov, e na célula referente a novembro B2, eu coloco este dado acumulado de Z1.
Eu gostaria de automatizar este processo com uma fórmula, fazer com que A2 e B2 copiem o valor de Z1 (=Z1), mas em outubro ele vai copiar o valor correto do acumulado até outubro, depois em novembro com a adição dos dados de novembro o valor de Z1 muda, B2 ficará correto, mas A2 vai mudar e não vai representar o quanto estava acumulado até outubro.
Na minha cabeça esta fórmula que preciso em A2 e B2 deveria copiar o valor de Z1 apenas quando estivermos no mês que ela representa (A2=acumulado até out, B2=acumulado até nov), antes de estarmos em seu mês ela fica inativa e depois ela mantém o valor resultante da fórmula. Por exemplo: em outubro A2 copia o valor de Z1 e B2 fica em branco, depois em novembro B2 copia o valor de Z1 e A2 mantém o valor obtido em outubro, como quando copiamos uma célula com uma fórmula e depois colamos apenas o valor.
Bom, dei uma viajada no problema, se for necessário eu faço um exemplo em uma planilha, pois o caso que tenho possui dados confidenciais, mas a lógica é esta descrita acima, alguém pode perguntar por que não coloco o valor que entro manualmente em Z1 direto em A2 e B2, isto não dá, pois o caso que tenho é um pouco mais complexo que o exemplo que dei, mas a lógica é a mesma.
abraços...
Postado : 15/12/2012 3:26 pm