Daniel,
quando você fala em
transformar em um programa próprio, com interface gráfica etc,
, não sei extamente em que você está pensando... seria, por exemplo, um programa feito em uma linguagem voltada para desktop como C#, C++, C, Delphi ou Visual Basic? Ou seria algo a ser elaborado em uma linguagem mais voltada ao desenvolvimento para aplicativos da Internet/Intranet, como Java, PHP, VB.Net, etc?
Pela descrição da sua mensagem, creio que vocês já devem ter um programa muito bem montado e funcional no próprio Excel (com formulários de tela, controles, procedures e funções próprias e com armazenamento dos dados no Access). Ou seja, vocês estão utilizando o Excel como front end e o Access como back end, da mesma forma que uma aplicação comercial faz. Utiliza uma interface com o usuário (desenvolvida em uma linguagem qualquer - font end) e armazena seus dados em um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, como o SQL Server, Oracle, DB2, MySql, Postgree, etc (back end).
Se já tiverem o sistema pronto e ele não está mais conseguindo atender as necessidades da empresa, vocês realmente devem partir para o desenvolvimento de um software próprio. Quanto a migração dos dados do Access para uma nova base de dados (mais robusta e à prova de erros), isso é perfeitamente possível. O próprio Access tem como fazer a expostação dos dados. Os SGBD's mais conhecidos também possuem rotinas próprias para importação de bases de dados nos diversos formatos existentes no mercado.
Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)
Atenciosamente
Wagner Morel
Postado : 24/09/2013 12:03 pm