Notifications
Clear all

Planilha Pesada X Configuração PC

14 Posts
5 Usuários
0 Reactions
2,917 Visualizações
(@yelrah)
Posts: 21
Eminent Member
Topic starter
 

Olá a todos.

Possuo uma planilha de 16mb. Ela possui mais de 30.000 linhas e 70 colunas. São ao todo 17 fórmulas diferentes nessa planilha.
Portanto isso a torna muito pesada e as vezes executo algo que trava o Excel e aparece uma mensagem dizendo que a memória é insuficiente e que eu deveria fechar algum outro programa.
Minha pergunta é simples: Existe uma maneira de tornar a planilha menos pesada ou a única solução seria melhorar o meu hardware? No caso do hardware, o que eu deveria dar um upgrade: processador ou memórias?

Obrigado.
Abs

 
Postado : 29/12/2016 9:03 pm
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

P/ o hardware -> muita memória, mas p/ aproveitar ao máximo instale o SO de 64 bits.

Uma planilha de 16 mb não deveria travar o Excel, seria bom dar uma olhada nela.
Deixe ela com 10 linhas apenas, altere qq informação sensível e a anexe na próxima mensagem.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 30/12/2016 12:43 am
(@yelrah)
Posts: 21
Eminent Member
Topic starter
 

DJunqueira infelizmente não tenho como diminuir para 10000 linhas (isso seria reduzir a apenas 1/3 a planilha) sendo que eu preciso de todas as informações contidas nela.
Quanto ao SO já uso o Windows 7 com 64bits. Será que se eu migrasse pro W10 ajudaria?
Meu notebook é antigo mas possui uma configuração razoável.
i5 + 4gb de memória

Abs

 
Postado : 30/12/2016 2:15 am
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Eu disse 10 apenas DEZ - linhas p/ q possamos avalizar suas fórmulas e não entulhar o HD do servidor do fórum.

NÃO 10.000

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 30/12/2016 3:53 am
(@edcronos2)
Posts: 346
Reputable Member
 

troque as formulas por macros, se tiver formatação condicional é bom dar uma olhada
se não puder usar macros tente reavaliar as formulas usando funções mais eficientes e/ou linhas e colunas auxiliar
use o minimo de formatação diferenciada para a planilha que tem muitos dados preferindo por usar uma apenas , por exemplo selecionar todas as celulas e usando uma só fonte, sem formatação, tipo geral
usar uma aba separada para conter as formulas de apresentação e ou pesquisa

o problema nem é o tamanho da planilha e sim sua estrutura
tenho uma que até parece uma sanfona e vai de minimos 6mb até mais de 70mb
e tato com um tamanho quanto no maximo o uso é igual, "se bem que como adicionei algumas formulas meio malucas ficou mais pesada"

 
Postado : 30/12/2016 5:06 pm
(@yelrah)
Posts: 21
Eminent Member
Topic starter
 

DJunqueira
Perdão. Entendi errado.
Segue em anexo a planilha reduzida com apenas DEZ LINHAS.

 
Postado : 31/12/2016 2:13 pm
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Possuo uma planilha de 16mb. Ela possui mais de 30.000 linhas e 70 colunas. São ao todo 17 fórmulas diferentes nessa planilha.
Portanto isso a torna muito pesada e as vezes executo algo que trava o Excel e aparece uma mensagem dizendo que a memória é insuficiente e que eu deveria fechar algum outro programa.
Minha pergunta é simples: Existe uma maneira de tornar a planilha menos pesada ou a única solução seria melhorar o meu hardware? No caso do hardware, o que eu deveria dar um upgrade: processador ou memórias?

Na realidade vc tem uma planilha p/ monitorar partidas de algum esporte/video game com algumas colunas vazias e 17 colunas com fórmulas, sendo q várias fórmulas se repetem.

As 2 fórmulas q podem estar travando sua planilha seriam basicamente as duas primeiras de cada coluna destacadas em amarelo na sua planilha.

=SE(ÉCÉL.VAZIA(Q10);"";CONT.SES($K$2:$K10;"oficial";$U$2:$U10;$U10;$Q$2:$Q10;">0"))

=SE(ÉCÉL.VAZIA(Q10);"";CONT.SES($K$2:$K10;"não-oficial";$U$2:$U10;$U10;$Q$2:$Q10;">0"))

De bate pronto diria q a solução mais simples seria levar esse arquivo inteiro menos, digamos, 300 últimas linhas p/ o Access e com as colunas já sem fórmulas apenas apontando o resultado final.
Essas 30 mil linhas apenas significam um arquivo morto q vc acessa p/ fins estatísticos e não precisam de fórmulas p/ continuar calculando um resultado q não terá alteração alguma.
Depois vc monta uma tabela dinâmica q acessa esses dados e traz a estatística q vc quiser.

No Access vc cria uma coluna com 'chave primária' p/ agilizar o retorno da informação.

Quanto as fórmulas o q está 'pegando' é q elas fazem uma busca aparentemente desnecessária por todas as 30 mil linhas quando no final do arquivo.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 31/12/2016 11:12 pm
(@yelrah)
Posts: 21
Eminent Member
Topic starter
 

DJunqueira

Obrigado, vou testar esta solução.

 
Postado : 01/01/2017 4:44 pm
carlosrgs
(@carlosrgs)
Posts: 631
Prominent Member
 

Eu já tive planilhas de 16Mb que executava com Pentium D (Quando era estagiário na empresa, então já viu o drama)

Com o tempo, aperfeiçoando o conhecimento em Excel e hoje a mesma planilha possui 1,5Mb

E com muito mais informações.

Existem varias maneiras de aperfeiçoar, se você não manja de Acesses pode fazer uma Marco que transforme em valores os dados ao inserir, assim fica mais leve por eliminar as fórmulas.

_______________________________________________________________________________________________
Carlos Santos
* Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.

 
Postado : 02/01/2017 1:38 pm
(@yelrah)
Posts: 21
Eminent Member
Topic starter
 

Eu já tive planilhas de 16Mb que executava com Pentium D (Quando era estagiário na empresa, então já viu o drama)

Com o tempo, aperfeiçoando o conhecimento em Excel e hoje a mesma planilha possui 1,5Mb

E com muito mais informações.

Existem varias maneiras de aperfeiçoar, se você não manja de Acesses pode fazer uma Marco que transforme em valores os dados ao inserir, assim fica mais leve por eliminar as fórmulas.

Carlos, como faço isso?

 
Postado : 07/01/2017 6:44 pm
carlosrgs
(@carlosrgs)
Posts: 631
Prominent Member
 

Então Yelrah

Eu gero cinco relatórios do sistema em Excel

E pode variar de 20.000 linhas para 50.000 linhas depende do mês

Eu deixava a planilha com fórmulas prontas para só colar os relatórios (gerados em excel do sistema), então eram cinco abas com fórmulas em 50.000 linhas

E utilizava a SOMASES e ainda que descobri que ela é um pouco pesadinha.

De inicio só criei uma Macro para copiar e colar valores já reduziu pela metade o tamanho.

Depois criei uma macro para eliminar as linhas que eu não utilizava, se o relatório tinha somente 25.000 linhas então eu excluía as linhas abaixo da 25.000.
Se vc tem uma fórmula que faz um teste logico e o resultado é nada, esse nada ocupa espaço no arquivo, ainda mais se for em 25.000 linhas.

E vai aperfeiçoando conforme vamos aprendendo algo novo.

Comece a ler um pouco sobre Macros, todo mundo acha que é difícil mas não é.

Ai você vai adaptando.

_______________________________________________________________________________________________
Carlos Santos
* Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.

 
Postado : 09/01/2017 1:49 pm
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Tudo bem carlosrgs, mas usar o Access como depósito de dados requer até menos conhecimento, é tudo uma questão de transferir a tabela e pronto, depois todo acesso pode ser feito pelo Excel sem precisar aprender nada de especial s/ o Access, sendo q ainda tem a vantagem da coluna indexada p/ agilizar busca.

Mesmo nesse seu caso de 20 a 50 mil linhas eu pensaria no Access como uma boa solução.
Quando vc joga os dados p/ uma tabela no Access não tem questão de formatação, tamanho de caractere, cor de linha, nada. É puro dado!

As fórmulas no Access não são acumuladas linha a linha, vc monta uma consulta e ela aplica as fórmulas sempre q é acionada.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 10/01/2017 12:02 am
carlosrgs
(@carlosrgs)
Posts: 631
Prominent Member
 

Entendi.

Eu cheguei a pesquisar sobre o Access, mas só uso no trabalho e a empresa não inclui no pacote do Office o Access se não me engano aqui tem somente três permissões, até solicitei mas nem me deram retorno, ai tive que me virar.

_______________________________________________________________________________________________
Carlos Santos
* Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.

 
Postado : 10/01/2017 6:03 am
(@skulden)
Posts: 170
Estimable Member
 

Eu já tive planilhas de 16Mb que executava com Pentium D (Quando era estagiário na empresa, então já viu o drama)

Com o tempo, aperfeiçoando o conhecimento em Excel e hoje a mesma planilha possui 1,5Mb

E com muito mais informações.

Existem varias maneiras de aperfeiçoar, se você não manja de Acesses pode fazer uma Marco que transforme em valores os dados ao inserir, assim fica mais leve por eliminar as fórmulas.

Carlos, como faço isso?

Não tem um jeito especifico.

Você pode melhorar fórmulas, reciclar informações, otimizar processos, alterar o tipo da planilha. Muita coisa.

Eu sempre reduzo os tamanhos das planilhas que uso salvando como "Planilha Binária do Microsoft Excel". Ela fica bem mais compacta e continua rodando todos os códigos que eu faço no vba.

Se a resposta lhe foi útil, clique no joinha!

 
Postado : 13/01/2017 6:29 am