Possuo uma planilha de 16mb. Ela possui mais de 30.000 linhas e 70 colunas. São ao todo 17 fórmulas diferentes nessa planilha.
Portanto isso a torna muito pesada e as vezes executo algo que trava o Excel e aparece uma mensagem dizendo que a memória é insuficiente e que eu deveria fechar algum outro programa.
Minha pergunta é simples: Existe uma maneira de tornar a planilha menos pesada ou a única solução seria melhorar o meu hardware? No caso do hardware, o que eu deveria dar um upgrade: processador ou memórias?
Na realidade vc tem uma planilha p/ monitorar partidas de algum esporte/video game com algumas colunas vazias e 17 colunas com fórmulas, sendo q várias fórmulas se repetem.
As 2 fórmulas q podem estar travando sua planilha seriam basicamente as duas primeiras de cada coluna destacadas em amarelo na sua planilha.
=SE(ÉCÉL.VAZIA(Q10);"";CONT.SES($K$2:$K10;"oficial";$U$2:$U10;$U10;$Q$2:$Q10;">0"))
=SE(ÉCÉL.VAZIA(Q10);"";CONT.SES($K$2:$K10;"não-oficial";$U$2:$U10;$U10;$Q$2:$Q10;">0"))
De bate pronto diria q a solução mais simples seria levar esse arquivo inteiro menos, digamos, 300 últimas linhas p/ o Access e com as colunas já sem fórmulas apenas apontando o resultado final.
Essas 30 mil linhas apenas significam um arquivo morto q vc acessa p/ fins estatísticos e não precisam de fórmulas p/ continuar calculando um resultado q não terá alteração alguma.
Depois vc monta uma tabela dinâmica q acessa esses dados e traz a estatística q vc quiser.
No Access vc cria uma coluna com 'chave primária' p/ agilizar o retorno da informação.
Quanto as fórmulas o q está 'pegando' é q elas fazem uma busca aparentemente desnecessária por todas as 30 mil linhas quando no final do arquivo.
Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.
Postado : 31/12/2016 11:12 pm