Olá!
Andou este assunto?
Estou montando uma planilha de despesas/orçamento pessoal, mas tendo algumas dificuldades para organizar as informações para posterior tratamento. Assim, resolvi procurar exemplos de planilhas para ver as soluções utilizadas, prós e contras. Vim revirar o fórum e encontrei esta postagem bem interessante... mas parece que parou.
Caso a planilha seja a "Planilha para Orçamento Doméstico - Planeje seus objetivos" do viewtopic.php?f=20&t=3104 eu já olhei. Também olhei um pouco na biblioteca e na internet.
Alguém tem alguma planilha mais elaborada?
Meu objetivo é uma planilha que possa registrar e prever gastos e poupança, alocar valores em "Centros de Custo", fluxo de caixa, etc. além de gráficos para conclusões e projeções.
O trabalho braçal de inserção das informações (registros) é para ser simples, mas as conclusões e projeções tem de ser bem desenvolvidos. É aí que tenho mais dificuldade, tanto para encontrar pronto ou semi-pronto quanto para fazer.
Estou tendo dificuldade para organizar as informações de forma que sejam simples para preencher, mas que sejam lógicas para utilizar a parte automática do Excel.
A princípio, a planilha teria:
1) Planilha Orçamento, que não se limitaria a 01 ano.
2) Planilha de Despesas, com Data, Descrição, "Centro de Custo" e valor.
3) Planilha Resumo, Gráfico de fluxo de caixa, de Centro de Custo, de análise das despesas em si, etc.
4) Fórmulas únicas (arrastáveis, e não uma fórmula diferente perdida no meio da planilha).
5) Poucas planilhas (e não uma planilha por mês).
6) Possibilidade de acrescentar/diminuir informações a qualquer momento e não ter de revisar todo o resto da planilha.
7) Organização da planilha de forma compreensível.
Minhas dificuldades:
A maior delas é a forma de organização das informações, de forma que fique compreensível visualmente e preenchimento, mas sem que limite a análise/tratamento.
1) Planilha compreensível visualmente de bom preenchimento não é facilmente extensível (se ela aumentar, as fórmulas, colunas, etc. não se adaptam).
2) Planilha tipo banco de dados funciona relativamente bem para a análise/tratamento, mas não é lógica para entender e preencher.
3) Apresentar adequadamente os dados miúdos, como os dos "Centro de Custos", que tem vários itens, todos os meses.
4) Alguns dados do "Centro de Custo" vêm de outras planilhas e isso força fórmulas perdidas em uma planilha maior. Ou seja, não são preenchidos, são coletados de outro lugar.
Em resumo, não consigo juntar os pequenos conhecimentos em uma coisa maior, que não fique engessada.
Mais tarde, posto minha planilha (iniciada) que sintetiza o que estou tentando dizer.
Mateus
Postado : 17/03/2014 1:29 pm