Notifications
Clear all

Tornar tabelas do access visíveis para o excel

2 Posts
1 Usuários
0 Reactions
1,603 Visualizações
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Comecei a mexer com banco de dados do access...

Acredito que alguem conheça a solução ou pelomenos saiba que direção eu devo tomar para solucionar esta questão...

1 - Objetivo:

Criar um banco de dados com todo tipo de informação, para que este BD seja apenas consultado por uma planilha de excel para gerar relatórios dinâmicos

Esse banco de dados, queria que fosse alimentado automaticamente de acordo com que as informações fossem lançadas numa planilha de dados de excel (ou em diversas planilhas).

Cruzar informações de tabelas diferentes, para que em um relatório eu consiga usar informações de mais de uma tabela.

2 - Realizado até o momento:

Eu consigo fazer o BD puxar automaticamente as informações de várias tabelas e ser alimentada automaticamente (vinculando o bd com a tabela de dados do excel), mas a outra planilha do excel que gera os relatórios do banco de dados não identifica essas tabelas (aparece a mensagem que a tabela do access não é visível)

Para resolver este problema eu simplesmente importo as planilhas de dados do excel, sem vincula-la ao access. As tabelas do access tornam-se visíveis para a planilha que gera relatórios, porém não são alimentadas automaticamente. Desta forma tenho que periodicamente estar importando para o banco de dados as planilhas de dados, o que me gera bastante trabalho, pois existem várias planilhas de dados, e ainda preciso me limitar a fazer uma planilha de dados para cada mês (para não haver duplicidade), pois se eu importar uma mesma planilha 2 x (uma com as informações de janeiro, e a mesma um tempo depois com as de janeiro e fevereiro, o banco de dados ficará com janeiro em duplicidade.

Objetivo:

1 - Fazer com que o excel "enxergue" as tabelas do eccess que são vinculadas às planilhas de dados do excel, para que não necessite de ficar mensalmente importando tabelas do excel para o access, e correndo o risco de ter informações em duplicidade ou erros operacionais.

2 - Fazer o access cruzar informações de várias tabelas, para que o excel (que gera relatórios) possa usar em um mesmo relatório as informações de mais de uma tabela do access ao mesmo tempo.

Se souberem a solução para este problema ou de alguma apostila que eu possa fazer download agradeço!

Vlw!

 
Postado : 20/03/2011 10:15 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Cara, essa solução parece um pouco complexa, sugiro urilizar a tabela dinamica.
A desvantagem é que não da pra curzar varias tabelas, mais voce pode usar PowerPivot, um suplemento do excel.

 
Postado : 31/03/2011 2:34 pm