Notifications
Clear all

Banco de dados separado de formulario

5 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,865 Visualizações
(@selmo)
Posts: 236
Reputable Member
Topic starter
 

Bom dia, boa tarde e uma boa noite galera!!
Surgiu uma ideia do nada, ideia essa que resolveria o meu problema de diversas formas, mas até então sem nem uma forma concreta de sabe oque pesquisar.
Tenho uma planilha com alguns formulário e apenas uma aba que armazena os dados. Será que existe uma forma de carregar e salvar em um formulário as informações de outra planilha? Assim eu poderia estar sempre editando e atualizando as informações, e mantendo sempre os formulários em separado.

 
Postado : 04/11/2013 6:42 pm
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4063
Famed Member
 

selmo,

Bom Dia!

É possível. A maneira mais prática de fazer isso é estar com os dois arquivos abertos e, ao fazer qualquer tipo de referência, nos comandos, para consultar, inserir ou alterar dados de qualquer um dos arquivos, utilizar a referência completa: ARQUIVO.PLANILHA.RANGE.PROPRIEDADE(ou MÉTODO/EVENTO, etc). Digamos, por exemplo, que você queira inserir no arquivo chamado Teste.xlsm, na aba Plan3, célula B4, o valor da célula C2 da Plan1 do arquivo chamado Fornecedores.xlsm. Você faria assim:

Workbooks("Teste.xlsm").Sheets("Plan3").Range("B4").Value = Workbooks("Fornecedores.xlsm").Sheets("Plan1").Range("C2").Value
 
Postado : 05/11/2013 10:11 am
(@selmo)
Posts: 236
Reputable Member
Topic starter
 

Compreendo, mas gostaria de salvar as informações de um form, em uma determinada planilha, assim como através do mesmo form realizar uma pesquisa. Achei um modelo na web, mas é complexo de mais, gostaria de partir de algo basico, para que pudesse desenvolver a partir dae entende.

 
Postado : 05/11/2013 3:10 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Talvez o modelo de cadastro disponibilizado pelo colega M.Coutinho lhe ajude ( http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mod ... soft-excel)

 
Postado : 06/11/2013 8:48 am
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4063
Famed Member
 

Como lhe expliquei na mensagem anterior, o caminho para trabalhar com arquivos diferentes é aquele: fazer referência completa ao arquivo, planilha, etc que se quer.

Assim, se você vai trabalhar com um form e quer gravar, por exemplo, as informações contidas no TextBox1 do Form, que vieram do arquivo Fornecedores.xlsm para o arquivo Teste.xlsm, seria algo mais ou menos assim:

TextBox1.Text = Workbooks("Forncedores.xlsm).Sheets("Plan3").Range("A3").Value
Workbooks("Teste.xlsm).Sheets("Plan1").Range("C3").Value = TextBox1.Value
 
Postado : 06/11/2013 2:40 pm