Notifications
Clear all

Botao sortear e dar caixa para resposta

28 Posts
3 Usuários
0 Reactions
5,361 Visualizações
(@csfab)
Posts: 31
Eminent Member
Topic starter
 

Olá pessoal, tudo bem?

Então estou fazendo um jogo em excel para o ensino de química é tipo uma corrida maluca, daqueles que a gente joga os dados e vai andando nas casa ele é baseado em um já existente.

Bem, nessas casas que vamos andando elas mudam de cor e a idéia é a seguinte:

Quando cairmos em uma casa digamos da cor preta o jogador terá que clicar em um botão e nesse botão ele vai sortear uma questão relacionada a química.

Então ele irá ler e nessa caixa vai ter os seguintes botões Sim e Não

Se ele clicar em sim então aparecerá uma caixa para ele responder a pergunta.

Se ele responder certo então, dará uma resposta, parabéns ande digamos 4 casas (mas essa resposta de 4 casas será feita outra pesquisa em outra planilha)

Caso ele erre a pergunta ele será punido para retroceder e onde o retrocesso também é por sorteio em uma planilha.

E caso na primeira caixa ele diga não, ele terá a mesma punição de errar a resposta.

Pensei da seguinte maneira

Plan 2

Coluna A (perguntas a serem sorteadas)

Coluna B (beneficios a serem sorteados quantidades de casas para se mover para frente)

Coluna C (punições de casas a voltar)

Tentei ser o mais claro possível

At.te

Fernando Silveira Alves
Professo matemática IFMS - Coxim

 
Postado : 21/09/2012 3:28 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa noite!!

Mais o que pretende afinal?....tem arquivo modelo?

http://blog.planilhasexcel.com/2009/01/ ... excel.html

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 21/09/2012 3:32 pm
(@csfab)
Posts: 31
Eminent Member
Topic starter
 

Eu quero saber como fazer esses procedimentos para que eu possa fazer esses botões.

 
Postado : 21/09/2012 4:18 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Cara,

É bem simples resolver seu problema. Ocorre que sem a planilha serão dezenas de posts sem a menor produtividade.

Poste a planilha zipada que te asseguro que é tranquilo e rápido matar esses pontos.

Abs,

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 21/09/2012 5:22 pm
(@csfab)
Posts: 31
Eminent Member
Topic starter
 

No arquivo em anexo está o Jogo que estamos elaborando.

Na primeira planilha "Qui" está o jogo propriamente dito.

Na segunda planilha está as Formulas utilizadas no jogo.

E na terceira planilha "Plan2" está o que eu quero com o problema, vou tentar explicar novamente o que quero.

Se observarem na primeira planilha temos vários retângulos abaixo, pois bem, a idéia é no último retângulo inserir um botão.

Que ao clicar nesse botão ele irá dar uma Caixa de mensagem, onde nessa caixa de mensagem ele irá sortear uma pergunta da planilha "Plan2" e dando a opção ao jogador
em responder sim/não.

Caso o jogador clique em não, irá aparecer uma caixa de mensagem com a punição sorteada da coluna C da planilha "Pan2".

Caso o jogador clique em sim, irá aparecer uma caixa de texto para que o mesmo digite a resposta, onde essa resposta está na coluna B de planilha "Plan2".

Ai surge outro problema, ensinar a função a saber qual a resposta certa para a pergunta sorteada.

Caso o jogador acerte a pergunta então irá sortear ao jogador uma recompensa que está na coluna D da planilha "Plan2".

Caso o jogador erre a pergunta o sistema irá sortear uma punição que está na coluna C da planilha "Plan2".

A dúvida é, como fazer esse procedimentos, pois entendo pouco de VBA.

Bem tentei ser o mais claro possível.

At.te

Fernando Silveira Alves
Professor matemática IFMS - Coxim

 
Postado : 21/09/2012 9:27 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

E na terceira planilha "Plan2" está o que eu quero com o problema, vou tentar explicar novamente o que quero.

Se observarem na primeira planilha temos vários retângulos abaixo, pois bem, a idéia é no último retângulo inserir um botão.

Que ao clicar nesse botão ele irá dar uma Caixa de mensagem, onde nessa caixa de mensagem ele irá sortear uma pergunta da planilha "Plan2" e dando a opção ao jogador
em responder sim/não.

Caso o jogador clique em não, irá aparecer uma caixa de mensagem com a punição sorteada da coluna C da planilha "Pan2".

Caso o jogador clique em sim, irá aparecer uma caixa de texto para que o mesmo digite a resposta, onde essa resposta está na coluna B de planilha "Plan2".

Ai surge outro problema, ensinar a função a saber qual a resposta certa para a pergunta sorteada.

Caso o jogador acerte a pergunta então irá sortear ao jogador uma recompensa que está na coluna D da planilha "Plan2".

Caso o jogador erre a pergunta o sistema irá sortear uma punição que está na coluna C da planilha "Plan2".

A dúvida é, como fazer esse procedimentos, pois entendo pouco de VBA.

csfab,

Não sou conhecedor de VBA mas pro que vc precisa deu pra me safar tranquilamente. Me preocupei em atender ao que vc pediu a partir, basicamente, de fórmulas.

Não liguei pra estética, deixei pra vc. Me avise se funciona.

Sugestão: aguarde mais um pouco pois tem uma galera fera em macro por aqui que pode te ajudar mais que eu. Montei só pra demonstrar que é possível estabelecer árvores de decisão a partir de fórmulas.

Abs,

obs: não sei se entendi direito o processamento do jogo mas acho que vc tem que arrumar um jeito de controlar as fórmulas com ALEATÓRIO().

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 21/09/2012 11:20 pm
(@csfab)
Posts: 31
Eminent Member
Topic starter
 

Olá boa tarde MANDRIX.xls

Ficou muito bom o que você fez, mas algumas dúvidas surgiram.

Quando eu clico em jogar observe que os dados que são jogados mudam os quadrados coloridos na pista mudam de lugar também.

O que realmente quero é o seguinte, quando clico em jogar ele só vai sortear uma nova pergunta e não alterar todos os outros eventos que acontece na tabela.

Pois se o jogador cair em uma casa preta ele terá que clicar no botão para sortear uma pergunta para ele responder. Mas se clico mais de uma vez por partida tudo muda até mesmo os valores dos dados.

At.te

 
Postado : 22/09/2012 11:42 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Cara,

Por isso frisei a questão de controlar os aleatórios. Em seu primeiro post, isso não havia sido mencionado.

Aguarde pois a turma que manja VBA certamente vai te ajudar. Não é minha praia, conheço só o elementar.

Abs,

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 22/09/2012 3:17 pm
Lovera
(@lovera)
Posts: 90
Trusted Member
 

CsFab, no primeiro arquivo que vc colocou as cores já mudavam automaticamente.
O que vc quer é rodar os dados mas as cores da pista não mudem é isso?

 
Postado : 23/09/2012 9:24 am
(@csfab)
Posts: 31
Eminent Member
Topic starter
 

Lovera, com o arquivo que o colega postou com uma solução, quando aperto nesse botão as cores mudam de lugar, quero que as cores mudem somente quando aperto f9, quando clico no botão quero simplesmente que sorteie uma pergunta

 
Postado : 23/09/2012 11:22 am
Lovera
(@lovera)
Posts: 90
Trusted Member
 

Tá então quando a pessoa topar responder a pergunta vai aparecer a caixa de mensagem, para ela responder.
O problema é que imagine que a resposta seja: E=M.(C^2)

se a pessoa responder: E =M.(C^2), já vai dar erro.

Só pelo espaço apos o caracter "E" já aponta diferença. O texto é outro. Se a pessoa digitar em miniscula tambem dá diferença. (Embora pra minuscula e maiscula dá pra jogar a função Ucase que sempre jogaria tudo em maiusculo para comparar). Mas qq coisinha diferente o excel a principio entendiar que são valores diferentes. Teria que jogar algum tratamento de texto.

Então é importante que saibamos quais vão ser as perguntas e respostas para ver se podemos acertar um jeito de comparar a resposta dada com a resposta correta.

Se for inviavel, ainda podemos pensar em optionbutton, seria mais oumenos um teste de alternativa. Para cada pergunta apareceriam 4 ou cinco alternativas.

E ai?

 
Postado : 23/09/2012 12:22 pm
Lovera
(@lovera)
Posts: 90
Trusted Member
 

Ah e mais uma pergunta para cada cor haverá um botão para uma pergunta diferente ou apenas um botão?

 
Postado : 23/09/2012 12:33 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

csfab,

Agora entendi o jogo.

Vamos lá: quando os dados são lançados, é girada a "roleta das cores" para percorrer cada quadradinho do caminho. Seria uma espécie de sorteio, já que há retrocessos e avanços em cada uma das 6 opções. Pois bem, o participante anda as casas de acordo com o resultados dos dados e das setas que indicam para onde ele deve ir. Estou assumindo que, após andar as casas (vc marca com as carinha que preparei), caso vc caia em uma das cores, basta clicar na cor correspondente (canto inferior esquerdo) para que a sorte/azar seja revelada.

No mais, consegui parar com o aleatório e resolver outros problemas que encontrei.

Acho que tá ok. Por favor me avise pois pra mim foi um baita aprendizado tb.

Me fale se, principalmente, funciona.

Bem sacado o joguinho.

Abs,

ps- vc precisa colocar as perguntas e respostas na última aba pra fechar o pacote.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 23/09/2012 12:40 pm
Lovera
(@lovera)
Posts: 90
Trusted Member
 

Eu gostei mais das carinhas do que das setinhas.

Mandrix seu cachorro!!!!! Mandou bem!!!!!!!

 
Postado : 24/09/2012 12:43 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Lovera,

to esperando ele retornar com o ok (ou nao). preciso saber quando a roleta de cores deve ser acionada.

Abs,

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 24/09/2012 1:35 pm
Página 1 / 2