Notifications
Clear all

Como separar tópicos por células?

6 Posts
4 Usuários
0 Reactions
1,543 Visualizações
(@rlara)
Posts: 0
New Member
Topic starter
 

Pessoal,

Sou novo aqui, mas já utilizei diversas vezes as dicas dadas por vocês aqui no fórum. Logo, começo com um agradecimento a todos os srs. por me salvar de grandes enrascadas!!!

Ocorre que desta vez não sei nem como procurar direito uma resposta para minha dúvida, embora imagino que seja um problema que os srs. 'tirarão de letra'.

É o seguinte:

Estou analisando o edital de vários concursos públicos, em especial a parte que diz respeito ao conteúdo programático. Minha ideia era separar por matéria e por tópico os assuntos que são mais recorrentes nos concursos.

Ocorre que, geralmente, os editais relacionam as matérias da seguinte forma:

1.Compreensão textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação

Minha ideia era jogar no excel todo o conteúdo programático de cada matéria em uma célula e depois separar esses tópicos em células (A1 - todos os tópicos de Língua Portuguesa; A2 - Todos os tópicos de Direito Administrativo; A3 - Todos os tópicos de Direito Civil etc), por exemplo:

Antes da separação:

A1 ----> 1.Compreensão textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação

Depois da separação:

A1 ----> Compreensão textual
A2 ----> Ortografia
A3 ----> Semântica
A4 ----> Morfologia
A5 ----> Sintaxe
A6 ----> Pontuação

Os srs. vislumbrariam alguma forma para que eu consiga fazer isso? Não consegui utilizar a ferramenta de separador de texto por colunas, pois não encontrei uma forma do excel entender que os números (1, 2, 3, 4, 5, 6...) são os caracteres 'espaçadores'. Assim, imaginei que um VBA poderia me ajudar nesse caso.

Desde já agradeço.

 
Postado : 27/11/2014 6:26 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia!!

Poderia postar um arquivo modelo?

Att

 
Postado : 27/11/2014 6:41 am
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

Porque não faz com fórmulas? (vide anexo)

PS: se quiser deixar só o texto, sem os números, use assim:

=SEERRO(SE(ÉERROS(LOCALIZAR(LINS($1:2);$A$1));EXT.TEXTO($A$1;LOCALIZAR(LINS($2:2);$A$1)+3;NÚM.CARACT($A$1));EXT.TEXTO($A$1;LOCALIZAR(LINS($2:2);$A$1)+3;LOCALIZAR(LINS($1:2);$A$1)-(LOCALIZAR(LINS($2:2);$A$1))-5));"")

 
Postado : 27/11/2014 6:44 am
(@themrl16)
Posts: 60
Trusted Member
 

Bom dia rlara!

Coloquei no arquivo em anexo um exemplo dos passos que você deve seguir para fazer o que precisa.

Resumidamente:
1) Separei as colunas pelo caractere '.' .
2) Transpus as colunas para que elas fiquem em linhas ao invés de colunas.
3) Classifiquei os dados de forma que eu pudesse visualizar organizadamente as colunas que ficaram apenas com números.
4) Removi todas as colunas que constavam como número.

Estou à disposição para quaisquer dúvidas.

Abraços,

Murilo.

 
Postado : 27/11/2014 6:47 am
(@rlara)
Posts: 0
New Member
Topic starter
 

Caraca, vocês são muito feras, Gilmar e Murilo! Ambas as soluções funcionaram perfeitamente. Vou colocar como resolvido.

PS: não estou conseguindo "agradecer"...está dando como "invalid thank".

 
Postado : 27/11/2014 7:14 am
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

Q bom que resolveu.

PS: pra mim veio o agradecimanto.

Abs

 
Postado : 27/11/2014 7:15 am