Eu trabalho e desenvolvendo soluções em automação comercial/empresarial para vários fins. Pelo que entendi a empresa possui uma solução que deveria controlar estes dados seguindo as estórias descritas em seus dois primeiros posts. Por experiência própria seu caso esta mais para uma boa conversa com sua equipe de trabalho seguindo junto a um bom treinamento no que diz respeito as funções operacionais do Sistema que deveria controlar suas rotinas de trabalho em execução, do que criar uma planilha alternativa para aliviar a situação.
É complicado mesmo, você vai ouvir coisas do tipo: "Já tenho muita coisa para me preocupar/fazer do que lançar estes itens no sistema", ou até mesmo pessoas com pouco ou quase nenhum conhecimento em informática tendo que efetuar lançamentos em meio ao seu trabalho "rotineiro". Enfim em minha opinião ao invés de buscar soluções alternativas ao problema dos técnicos não efetuarem os lançamentos corretamente, você deveria buscar soluções didáticas para fazer com que este processo se torne parte da rotina de trabalho de cada um, mostrando a importância deste processo para a empresa como um todo, e qual o impacto causado quando estes deixam de fazer os lançamentos de maneira correta. Em um primeiro momento, eu analiso que a melhor solução seria uma boa palestra em forma de conversa com toda sua equipe técnica, seguido de um bom treinamento junto com os responsáveis pelo desenvolvimento do software, material escrito também é de grande ajuda. Mas principalmente, mostrar a eles o quanto isto é necessário. E em ultimo caso, cobrar a diferença de material em um serviço do técnico responsável pelo lançamento, pois sua falta de atenção gerou um custo desnecessário a empresa, e por tanto ele deve pagar por isso, para que sirva de exemplo para que esta situação seja minimizada ao máximo possível.
Enfim, acho que não a necessidade da segunda medida ser adotada, mas fica a dica da primeira. Tente resolver o problema, não busque meios alternativos pois isto só vai lhe demandar mais trabalho e mais dor de cabeça ainda. E no final terá o retrabalho de refazer um lançamento incorreto e contabilizar um serviço para emitir a cobrança, estes processos atrasam o recebimento e comprometem o faturamento da empresa e são sem dúvida muito preocupantes.
Postado : 13/05/2014 11:11 am