Notifications
Clear all

Do..While para Variaveis

6 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,562 Visualizações
(@ricardao)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Primeiramente bom dia a todos, poderiam por favor me dar uma luz quanto a seguinte macro??
Estou anexando um arquivo zipado com 3 arquivos dentro dele, que representam uma parte do que eu preciso fazer... lá vai a dúvida!

Eu possuo uma pasta chamada "Arquivos Transitórios" (no caso do ZIP, é a própria pasta de testes) com 30 arquivos dentro dela, 1 consolidador e 29 "filiais" (no caso do ZIP, temos somente 3 arquivos, para não ficar grande demais).

Necessito criar uma macro no arquivo consolidador, que ira juntar a informação das 29 planilhas numa só, já jogando essas 29 planilhas em outra pasta
Eu poderia criar 29 "blocos" de código dentro da macro, cada uma com o nome especifico do arquivo da "filial", porém queria fazer isso utilizando variáveis...
Como pode ser visto dentro do arquivo, criei variáveis de A1 até A29 que representariam as 29 "filiais"

Seria possível criar um Do...While...Then, ou algo do tipo, que ele mudasse o nome do arquivo a ser aberto/ativado/salvo de acordo com as 29 variáveis?

O arquivo zipado está funcional para a primeira "Filial" (Aracaju), o que acredito já vai ser o suficiente para os senhores entenderem a base do que eu estou precisando...

Se alguém conseguir me ajudar, agradeço desde já!
E desculpe se ficou confuso demais...talvez eu tenha tentado explicar demais e tenha piorado...

Att,
Ricardo

 
Postado : 02/01/2017 9:00 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde Ricardao

Seja bem-vindo ao fórum!

Como você é novato no fórum, para facilitar a tua participação, sugiro tomar conhecimento do conteúdo dos links abaixo:
viewtopic.php?f=7&t=203
viewtopic.php?f=7&t=7903
viewtopic.php?f=7&t=3841
viewtopic.php?f=7&t=16757
viewtopic.php?f=7&t=12600
viewtopic.php?f=7&t=3371

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 02/01/2017 9:28 am
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Olá Ricardao, seja bem vindo.

Quanto a seu código, eu não criaria esse monte de variáveis, se for p/ importar/visualizar uma de cada vez montaria uma tabela com os nomes das filiais e seus endereços + nome do aquivo em outra coluna depois escolheria o nome de uma delas num menu dropdown em uma célula e rodaria a macro. A macro se encarregaria de verificar na tabela quais endereços e nomes de arquivo procurar, fazendo assim ficaria mais fácil a manutenção dos endereços. Por outro lado se os arquivos sempre tem o nome das filiais e estão sempre no mesmo endereço vc só precisaria da coluna com os nomes.

Uma outra alternativa interessante seria importar todas as planilha p/ uma planilha de consolidação mensal, isso poderia ser facilmente alcançado com Nova Consulta q importaria todas as planilhas q estivessem em um determinado diretórios de uma vez com um clique em atualizar.

Já uma solução mais definitiva poderia ser alcançada usando o Access p/ consolidar todo o movimento de todas as filiais durante os anos, fazendo dessa forma vc teria de administrar apenas uma base de dados e isso facilitaria a comparação entre as filiais em qq período de tempo. O Access seria a melhor alternativa pq ele suporta bem grande volume de dados e opera com tabelas indexadas, depois vc importaria qq informação q vc quisesse do Access com o Excel p/ gerar relatórios.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 03/01/2017 4:08 am
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Um vídeo rapidinho s/ integração Access / Excel da Karine Lago:
https://www.youtube.com/watch?v=Uubpchtyex4

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 03/01/2017 5:17 am
(@ricardao)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Boa Tarde Djunqueira,

Eu preciso que essa consolidação seja feita toda de uma vez só...que a macro abra, copia e cole as informações e depois feche, nas 29 planilhas de Filiais...
Pelo que entendi da sua sugestão, fica inviável a ideia do menu dropdown...

os arquivos estarão sempre na mesma pasta.... preciso retirar essas planilhas da pasta após a consolidação, pois toda semana eu irei importar os 29 arquivos novamente (de um período diferente), consolida-los com a macro citada acima e então utilizar como base para uma outra planilha que devo utilizar semanalmente

Att,
Ricardo

 
Postado : 03/01/2017 11:10 am
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Então Nova Consulta e o Access poderiam ser uma boa alternativa.

O Access seria uma solução definitiva, pois poderia absorver todos seus dados por vários anos e agilizar a troca de informação com tabela indexada.

Nova Consulta deixaria os dados consolidados no Excel q não tem como indexar as tabelas e portanto seria uma fonte de dados consolidados mais lenta.

Ambas as soluções fazem o q vc quer com facilidade.

No vídeo abaixo vc poderá ver como é a importação com Nova Consulta / Power Query, o vídeo é em inglês, mas vc pode optar por um subtítulo em português e a imagem fala por si só.
https://www.youtube.com/watch?v=h8Bjwxb3_k4

Nenhuma das soluções sugeridas abre as planilhas, elas capturam os dados com as planilhas fechadas o q é mais rápido e menos complicado.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 03/01/2017 4:03 pm