Notifications
Clear all

FORMATAR DATA EM COLUNA COM DUAS FORMATAÇÃO

41 Posts
1 Usuários
0 Reactions
4,687 Visualizações
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Olá Pessoal, preciso da ajuda de vocês, quando exporto dados do meu sistema para excel a coluna fica com duas formatações, do dia 1 a 15 a formatação e de data "mm/dd/aaaa" e do dia 16 a 30 ou 31 a formatação e de Geral "dd/mm/aaaa", gostaria que ficasse com uma única formatação "dd/mm/aaaa" desde que eu possa usar as datas para outras formulas.

silva_jmp

 
Postado : 08/06/2012 5:06 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Markosoftware, obrigado pela sua ajuda, mas como você pode observar no exemplo postado, coloquei uma formula para buscar a data como referencia para dar o resultado que espero, fiz conforme sua orientação e na visualização da data deu certo, mas a formula não esta reconhecendo como data.

silva_jmp

 
Postado : 10/06/2012 8:38 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

vou dar uma analisada, e te mando.
ok.
abç

 
Postado : 10/06/2012 9:04 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Boa tarde, cara verifiquei uma coisa, oque ocorre, se voce der dois cliques em cada celula 2 ate a 7 o procv vai reconhecer e irá retornar o valor, o codigo que lhe mandei ele formata para a posição certa aparentemente, mais a origem não muda entao se der dois cliques na celulas 8 em diante vai verificar que o procv não vai reconhecer esses valores pois ele continua trocado, de onde vem os dados da data ?sempre é apartir dessa celula ?

 
Postado : 10/06/2012 10:08 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Silva, pelo que vi em seu exemplo, para transformar as Datas que estão em formato diferente para o formato Data Valida, bastaria utilizar a rotina abaixo :

Sub Formata_Dt_Texto_em_Date()

    Dim sRange
    Dim sLin, I As Long
    Dim sAdr As String
    
    sLin = Range("A65536").End(xlUp).Row  ' Ultima linha preenchida
    
    Set sRange = Sheets("Plan1").Range("A2:" & "A" & sLin)

    For Each sLin In sRange
    
        sAdr = sLin.Address(False, False)
        
        Range(sAdr).Value = CDate(sLin)
    
    Next

End Sub

Agora quanto a questão das Datas invertidas, isto só poderá ser alterada da forma que o Reinaldo disse :
"Para "eliminar" o problema é necessario saber como é feita a importação dos dados, , pois esse problema de "formatação" deve ser corrigido nessa importação."

Uma vez que no exemplo não temos somente um MES especifico, fica um pouco dificil construir uma rotina para dizer que :
06/01/2012 seria 01/06/2012, pois a celula anterior temos 31/05/2012, mas se tivermos somente um Mes na aba até daria fazendo a verificação do Mes.

[]s

 
Postado : 10/06/2012 11:28 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Boa tarde, criei a rotina que inverte a posição das datas e com o procv funcionando a partir da celula 8, resalto que o procv nas demais nao estar funcionado por algum da importação mais se der dois cliques nas celulas acima da 8 o procv irá funcionar.

aguardando... segue o anexo

 
Postado : 10/06/2012 12:04 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Bem elaborada a rotina Mark, parabens.

Segue a minha sugestão baseado no que eu disse anteriormente, ou seja fazendo a verificação se o Mes da Data seguinte for menor que o Mes da data Inicial, fazendo todas as conversões para datas validas.

[]s

 
Postado : 10/06/2012 12:15 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

bem legal Mauro.

seria mais interresante se soubesemos como essa planhila recebe esses dados e qual a logica que ele ordena e desordena, tipo:"a8A13" no exemplo estar fora do parão será que é sempre apartir dessa cells ? estes tipo de perguntas que fico me perguntando, nesse exemplo tem datas repetidas será que o relatorio é assim ?, seria interresante se mandasse um exemplo real do problema Silva_jmp.
fica ai uma sugestão casos os post acimas não tenha atendido sua necessidade.
att MarkoSofware

 
Postado : 10/06/2012 12:47 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Mark, obrigado pela sua sugestão que é muito boa, porém as datas nem sempre vem na aquela ordem, varia muita por semana, portanto a minha necessidade seria na coluna inteira.
Mauro fiz o teste com a sua sugestão a principio deu certo e atendeu as minhas necessidades, só preciso de mais uma ajuda, fiz uma macro para organizar meu relatório e precisava adaptar a sua sugestão nela. Pode dar uma olhada.

silva_jmp

 
Postado : 10/06/2012 12:52 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Mark, o relatório se trata das paradas da industria e seus motivos no período da semana, por isso, que eu digo que as datas variam muito da(s) ocorrência(s), no último anexo tem o relatório original exportado do relatório visual do sistema para Excel. O problema real vem do próprio sistema no momento da exportação de dados para Excel.

silva_jmp

 
Postado : 10/06/2012 1:00 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

tava dando olhada aqui, e vi que é relatorio de paradas de máquinas, de apontamentos.
blz, mais aquele ultimo codigo que te mandei ele é variavel ele ajusta e inverte aquelas datas que estão vindo ao contrario, mais o pro é as outras que para reconhecer
tem que dar dois cliques, o exemplo do mauro parece estar de acordo com oque você quer.

 
Postado : 10/06/2012 1:09 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Silva_ dando uma olhada no teu relatório o unico problema que verifiquei é a data que vem invertida, da uma olhada nesse anexo,
ele so reconhece essas datas invertidas, fiz uns procv e funcionou com as demais.

att Abç

 
Postado : 10/06/2012 1:35 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Segue um outro exemplo modificando as datas invertidas e organizando o relatório.

att

 
Postado : 10/06/2012 2:19 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Mark, ficou muito bom sua sugestão, como você melhorou a organização e ficou muito bom, há única coisa que faltou seria uma coluna de observação onde uso o seguinte procedimento:
1 - Selecionar a coluna C e faço uma copia da coluna e faço inserir células copiadas na seleção da coluna D;
2 - Renomeio a coluna copiada de "Causas de paradas" para "Observação";
3 - Seleciono a célula D4 e excluo deslocando a célula para cima;

Não sei se dá para entender.
O cabeçalho final ficaria assim:
Grupo><Motivo de Paradas><Causas de Paradas><Observação><Eqto/Moenda><Equipamento Danificado><Periférico><Setor Responsável><O.S><Data><Hora>< Data><Hora><(hs)

silva_jmp

 
Postado : 10/06/2012 3:37 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Silva_é simples fazer essa rotina, agora um problema, é que esse relatório não estar vindo em um padrão, ex:
esse nome observação e outros o excel nao estar reconhecendo eles, vou dar uma análisa ses conseguir posto pra você.
abr

 
Postado : 10/06/2012 5:02 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Segue o anexo. da uma olhada ai.

 
Postado : 10/06/2012 5:36 pm
Página 2 / 3