[Iniciante ]Criação...
 
Notifications
Clear all

[Iniciante ]Criação de macro de copia e atualização de dado

14 Posts
2 Usuários
0 Reactions
4,205 Visualizações
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Bom dia,
Primeiramente parabens pelo trabalho realizado no forum muitas coisas interessantes e uteis.
Não entendo de Macros e preciso e tenho o seguinte cenario:

Possuo uma planilha alimentada todo dia que significa 1 mes (1 planilha para cada mes do ano) essa planilha possui 4 abas.
Possuo outra planilha gerencial, que possuo todos os dados em todos os meses do ano, funcionando como base de dados.

Baseado em um diretorio qualquer:
O que preciso é copiar de forma automatica todos os dados da planilha mensal para a gerencial.
e tambem quando precisa atualizar 1 dado, colocar no diretorio e de forma automatica localizar e alterar somente o dado diferenciado.

OBS: se alguem for de Curitiba ou Regiao, e estiver disponivel para encarar um trabalho remunerado favor entrar em contato por mensagem.

Grato, Rafael

 
Postado : 24/11/2011 8:29 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

veja se esse topico te ajuda

viewtopic.php?f=10&t=2065&st=0&sk=t&sd=a&hilit=enviar+dados+de+uma+planilha+pra+outra&start=10

qualquer duvida posta ai

 
Postado : 24/11/2011 9:31 am
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Luiz,
Obrigado pela resposta, mas ali está mexendo com filtros, não entendi onde faço somente a copia dos dados ali, e não entendi muito bem, teria algo mais iniciante para esse meu problema começar primeiro pela copia e depois atualizaçao de dados.

Obrigado

 
Postado : 24/11/2011 9:39 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

posta a plan ai pra gente. se eu ñ puder ajudar tem muitos "ninjas" ai q tenho certeza te ajudarão.

 
Postado : 24/11/2011 1:01 pm
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Vou montar uma base com dados, upo quando chegar em casa as planilhas somam mais de 1 mb... ai a net n ajuda rs....
novamente Luis Obrigado por responder meus topicos

 
Postado : 24/11/2011 1:07 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

ok mais tarde verei seu exemplo.

 
Postado : 24/11/2011 1:20 pm
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Seguem as 2 planilhas,
Explicando um pouco alguns campos que não existem

Em Entrada, saida, despezas e Funcionarios(ainda precisa de alguns ajustes gerais em formulas e organizaçao do processo)
nome da planilho de onde vem os dados: 10 Outubro 2011

Campo: Mes Ref = vem do nome de planilha 2 primeiros digitos no Ex: 10
Campo: Mes = vem do nome da planilha no ex: Outubro
Campo: Ano = Vem do nome da planilha no ex: 2011

são essa particularidades que temos nas planilhas e na de funcionarios alguns calculos como 13o salario acumulado essa planilha ainda precisa ser ajustada para eu ter um padrao.

Grato, qualquer duvida estou a disposição.

 
Postado : 25/11/2011 8:00 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Rafael, seja bem vindo ao planilhando.

Quanto a sua questão, eu não compreendi direito o que realmente quer fazer.

No Inicio você disse :
Possuo uma planilha alimentada todo dia que significa 1 mes (1 planilha para cada mes do ano) essa planilha possui 4 abas.
Possuo outra planilha gerencial, que possuo todos os dados em todos os meses do ano, funcionando como base de dados.

Baseado em um diretorio qualquer:
O que preciso é copiar de forma automatica todos os dados da planilha mensal para a gerencial.

Mas nos arquivos que anexou, não temos estas abas 4 e sim uma, tem 6 e a outra 8.

Se puder detalhar melhor oque quer fazer, ou seja, você quer copiar, mas de onde para onde ? Quais Colunas ?

Eu ia me esquecendo, os arquivos no anexo, são de versões diferentes do Excel, e acredito que esteja utilizando a v 2007 para ler o arq da v 2003, favor confirmar qual versão está utilizando, e ou se utiliza as duas.

[]s

 
Postado : 25/11/2011 8:49 am
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Rafael, seja bem vindo ao planilhando.

Quanto a sua questão, eu não compreendi direito o que realmente quer fazer.

No Inicio você disse :
Possuo uma planilha alimentada todo dia que significa 1 mes (1 planilha para cada mes do ano) essa planilha possui 4 abas.
Possuo outra planilha gerencial, que possuo todos os dados em todos os meses do ano, funcionando como base de dados.

Baseado em um diretorio qualquer:
O que preciso é copiar de forma automatica todos os dados da planilha mensal para a gerencial.

Mas nos arquivos que anexou, não temos estas abas 4 e sim uma, tem 6 e a outra 8.

Se puder detalhar melhor oque quer fazer, ou seja, você quer copiar, mas de onde para onde ? Quais Colunas ?

Eu ia me esquecendo, os arquivos no anexo, são de versões diferentes do Excel, e acredito que esteja utilizando a v 2007 para ler o arq da v 2003, favor confirmar qual versão está utilizando, e ou se utiliza as duas.

[]s

Mauro,
Obrigado pelo atendimento

Sim essa planilha que postei ela está no formato 2003, pergunta possui diferença ?
minha versão do excel é a 2010,

vamos la, vou tentar detalhar o que preciso:
Primeiramente a maioria dos campos está com o mesmo nome em ambas as planilhas, tenho campos que eram usados em versões de planilhas anteriores, hoje não existem mais, vou detalhar os campos a serem copiados.

Entrada nf corresponde aos mesmo campos da Entrada na gerencial
DATA NF entrada Peso procedência Produto frete valor ton desc máq. custo/ton custo total Status venc.

Saida nf corresponde aos mesmo campos da Saida na gerencial
DATA NF saída Qtd sacos tipo Cliente P.Att P.Clbo P.RBS P.Pavin P.outros Preço/ton valor liquido Documento frete data venc.

Funcionarios corresponde aos mesmo campos da Funcionarios na gerencial (planilha precisa de alterações pois está muito confusa)
NOME Salário H/trab. H.extra bonificação valte transp Inss sal. Fam PGTO FGTS Vale Total pago 13º Valor H.E Inss falta FGTS Vale

despesa corresponde aos mesmo campos da despesas na gerencial
DATA CLASSE DESCRIÇÃO NF DATA PGTO Nome VALOR situação

E na gerencia existem campos que derivam do nome do arquivo do excel, por exemplo o arquivo se chama 10 Outubro 2011.xls

Campo: Mes Ref = vem do nome de planilha 2 primeiros digitos no Ex: 10
Campo: Mes = vem do nome da planilha no ex: Outubro
Campo: Ano = Vem do nome da planilha no ex: 2011

Agradeço a ajuda... o desespero já estava batendo rs... muito dificil achar gente disposta a ajudar com isso

 
Postado : 26/11/2011 12:50 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Rafael, vamos por parte, que até eu acabei me confundindo :

gerencial - você se refere a o arquivo - "DW - Aderir.xlsx" ?

Pelo que entendi, me corrija se estiver errado, você quer filtrar por mes e abas para um novo arquivo os campos referentes aos mesmos ?

Estes campos :
DATA NF entrada Peso procedência Produto frete valor ton desc máq. custo/ton custo total Status venc
somente estes campos que se encontram no arquivo - "DW - Aderir.xlsx" aba "Entrada" para outro ?

Por enquanto vou dispensar os outros comentários até entender corretamente o solicitado, e gostaria de pedir, se possivel, anexar outro exemplo, mas com os dados corretos e como deveriam ficar, pois no arquivo -"cópia de 10 Outubro 2011.xls", na aba "entrada nf", os dados que estão nos campos - "DATA NF entrada Peso procedência,........." não batem com os que estão em "DW....".

Tambem não compreendi quando diz :
Campo: Mes Ref = vem do nome de planilha 2 primeiros digitos no Ex: 10
Campo: Mes = vem do nome da planilha no ex: Outubro
Campo: Ano = Vem do nome da planilha no ex: 2011

É só informação ou temos de fazer algo com estas informações ?

Por um acaso você é da familia Trevizan daqui de SJP ?

Aguardo, retorno.

[]s

 
Postado : 26/11/2011 9:45 am
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Boa Noite Mauro, vamos ver se a gente se alinha,

sim a planilha gerencial que me refiro eh a "DW - Aderir.xlsx" ,

O que eu preciso é, jogar os dados da "cópia de 10 Outubro 2011.xls" para "DW - Aderir.xlsx"
somente no caso da planilha de entrada o campo HMS, não é mais usado ele é um campo antigo.
tomando como exemplo a planilha de entrada:
as 3 primeiras colunas são Mês ref. Ano Mês
por isso expliquei:
dado o nome da planilha "cópia de 10 Outubro 2011.xls"
Campo: Mes Ref = vem do nome de planilha 2 primeiros digitos no Ex: 10
Campo: Mes = vem do nome da planilha no ex: Outubro
Campo: Ano = Vem do nome da planilha no ex: 2011

uso essa informações como filtros...esse projeto é um trabalho de BI que estou desenvolvendo e quem sabe poderei contribuir com o forum nessa area rs...

sobre o parentesco...
SOu de Santa Felicidade, até onde sei meus parentes são somente daqui,

estou upando novamente as planilhas com os dados que realmente são relevantes

 
Postado : 26/11/2011 8:20 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Rafael,

Hj de manhã dei uma olhada na sua demanda e gostaria de fazer, se vc me permite, um comentário. Acho meio arriscado, no seu caso, confiar cegamente no auto-filtro para geração de dados que serão levados através de macros. Falo por experiência própria.

Nos modelos que faço raramente utilizo auto-filtro. Acho mais interessante (e seguro) manter todos os dados intactos e, a partir daí, capturar (copiar, transpor, inserir...) as informações.

Olhando suas planilhas me ocorreu um caminho diferente. Trata-se de importar os dados de cada uma das 12 planilhas mensais para as 4 abas da planilha Aderir (entrada, saída, funcionário e despesas). Uma macro somente por aba para atualizar todo o processo.

Seria como trocar 48 macros (4x12meses) por 5 (E-S-F-D + atualização controle).

Coloque os três arquivos (ago,set,out) na raiz C: de seu computador.

Para vc testar, faça o seguinte: Vá na aba CONTROLE e em A5 digite "10 Outubro 2011.xls". Coloque a macro para rodar cicando no logo da Aderir.

Depois observe na aba Entrada uma demo deste processo. Clique no logo e os registros são importados sem a necessidade de abrir qualquer arquivo mensal.

Se vc quiser me fale que posso automatizar também as outras 3 (saída, func e despesas).

Desculpe a intromissão mas esse me pareceu um caminho menos penoso.

Abs,

 
Postado : 27/11/2011 8:02 am
(@rtrevizan)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Mandrix

é isso mesmo, exatamente o que preciso fazer, deixa eu fazer algumas perguntas:
Sei que é uma versão inicial
- A sua macro está copiando os dados para dentro do arquivo "ADERIRGERENCIALexemploentrada.xls" ou ela esta referenciando o dado ? (pergunto isso no caso da exclusão de uma planilha)
- Como poderiamos alterar o local da planilha, visto que no "C:" posso vir a ter alguns problemas para editar o arquivo sendo necessario move-los (pensando a nivel de usuarios)

Dei uma olhada na macro mas n entendi nada rs.... ele pega pelo nome dos campos ou copia e cola na ordem ?

 
Postado : 27/11/2011 1:58 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Rafael,

- A sua macro está copiando os dados para dentro do arquivo "ADERIRGERENCIALexemploentrada.xls" ou ela esta referenciando o dado ? (pergunto isso no caso da exclusão de uma planilha)

R- Referenciando. Estou supondo que as planilhas mensais, por serem bases de dados, não serão deletadas.

Como poderiamos alterar o local da planilha, visto que no "C:" posso vir a ter alguns problemas para editar o arquivo sendo necessario move-los (pensando a nivel de usuarios)

R- Especifique o caminho em H1

Dei uma olhada na macro mas n entendi nada rs.... ele pega pelo nome dos campos ou copia e cola na ordem ?

As fórmulas é que fazem o trabalho sujo. Veja as colunas mais à direita. A ordem é determinada por vc na aba CONTROLE. A macro só copia e cola.

Estou saindo do Rio hj mas lá pela quarta vou acessar a internet e, se vc precisar, resolvo essa parada rapidinho.

Que bom que funcionou.

Abs,

 
Postado : 27/11/2011 4:30 pm