Notifications
Clear all

instalar certificado automaticamente

12 Posts
3 Usuários
0 Reactions
2,863 Visualizações
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Eu criei um certificado digital, depois exportei ele (anexo), pra poder ser instalado em qualquer computador pra onde a minha planilha for enviada (junto com o certificado exportado). O que eu precisava era uma forma de instalar automaticamente o certificado, por vba ou por .bat mesmo, sem que o usuário precisasse ficar clicando em next, next, finish.

Eu procurei por aí e vi que daria pra copiar o arquivo direto pra pasta do office. Mas eu não achei aqui (windows 7 64b, office 2010), mas mesmo que tivesse achado, provavelmente daria problema ao tentar copiar para diferentes versões de windows/office. Se fosse para copiar de uma pasta pra outra eu saberia, mas instalar o certificado por código, eu já não sei.

 
Postado : 28/12/2013 1:57 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia!!

Eu fiz assim....
Instalei seu sertificado, depois fui até o Editor VB, Ferramentas -> Assinatura digital

Att

 
Postado : 28/12/2013 7:17 am
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

Eu não sei se tem como fazer isso via VBA, aguarde até o pessoal que manja aparecer.

Porém, como você comentou que daria pra copiar e colar na pasta correta usando um *.bat, segue um que traz a opção de escolha com o comando CHOICE.

Assim, vc pode configurar os caminhos escolhidos para cada sistema operacional. Ve se ajuda:

REM SO.BAT
@Echo OFF
CLS
ECHO
ECHO
ECHO 1 Windows 8
ECHO 2 Windows 7 64bit
ECHO 3 Windows 7 32bit
ECHO
ECHO Escolha entre 1 e 3, a opção desejada
CHOICE /C:123
If errorlevel 3 goto win8
if errorlevel 2 goto win764bit
if errorlevel 1 goto win732bit
:win8
ECHO insira o comando para ser usado no win8
:win764bit
ECHO insira o comando para ser usado no win7 64bit
:win732bit
ECHO insira o comando para ser usado no win7 32 bit
 
Postado : 28/12/2013 8:15 am
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Porém, como você comentou que daria pra copiar e colar na pasta correta usando um *.bat, segue um que traz a opção de escolha com o comando CHOICE.

Eu vou guardar essa dica aí, que vai servir até pra outras coisas, mas eu revirei a pasta do meu office 2010 aqui e não achei o certificado que eu criei.
Não tem como dar um comando por .bat pra simplesmente "clicar" no 'Instalar Certificado', depois avançar, avançar, concluir?

Eu fiz assim....
Instalei seu sertificado, depois fui até o Editor VB, Ferramentas -> Assinatura digital

Sim, eu fiz ja tinha feito isso pra testar, é bem simples. Mas eu queria automatizar se possível, porque algumas pessoas tem dificuldade até pra apertar o botão de ligar do computador...

Mas agora que eu me toquei que seriam 2 passos: primeiro instalar o certificado, depois ativá-lo na planilha. Queria fazer isso com o mínimo possível de interação do usuário.

 
Postado : 28/12/2013 10:36 pm
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

Porém, como você comentou que daria pra copiar e colar na pasta correta usando um *.bat, segue um que traz a opção de escolha com o comando CHOICE.

Eu vou guardar essa dica aí, que vai servir até pra outras coisas, mas eu revirei a pasta do meu office 2010 aqui e não achei o certificado que eu criei.
Não tem como dar um comando por .bat pra simplesmente "clicar" no 'Instalar Certificado', depois avançar, avançar, concluir?

Olha, nesse caso, não sei dizer. Mas procure por "silent install" (ou silent installation). Silent Install é oo que faz exatamente o que vc quer.

Também dê uma olhada nesses links, se te ajuda:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/hardware/ff553563(v=vs.85).aspx
http://www.tomshardware.com/forum/59086 ... e-possible
http://www.ehow.com/how_8586664_convert-cer-pfx.html

 
Postado : 30/12/2013 5:41 am
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Metade do problema eu resolvi:

certutil -addstore -f -user my NomeDoCertificado

isso vai instalar o certificado no repositório Pessoal, que é onde o Excel vai buscar. Agora quanto a automatizar a parte de: F11, Ferramentas, Assinatura Digital, Escolher... ainda não encontrei.

 
Postado : 03/01/2014 5:26 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Ola Reinaldo!

Uma vez eu ja precisei fazer a mesma coisa. Resolvi utilizando o INNOSETUP. Dai automaticamente o INNO susbtitui colocando na pasta padrão de seu OFFICE (ex: C:Program Files (x86)Microsoft OfficeOffice12) o certificado que voce tiver criado.

Eu havia respondido isso num topico do forum do Julio Battisti, pena que o forum esta fechado ha alguns anos. De qualquer forma vc devera procurar o arquivo SELFCERT.EXE dentro da pasta Office como citei. Veja esses links, creio que ira te ajudar:

http://pt.kioskea.net/faq/3633-excel-assinatura-digital
http://www.hardware.com.br/tutoriais/inno-setup/

 
Postado : 04/01/2014 6:54 am
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Dai automaticamente o INNO susbtitui colocando na pasta padrão de seu OFFICE (ex: C:Program Files (x86)Microsoft OfficeOffice12) o certificado que voce tiver criado.

eu não consigo achar o certificado criado, dentro da pasta do office.

de qualquer forma, depois de copiar, eu ainda teria que ir em F1. ferramentas, Assinatura, etc... certo?

 
Postado : 04/01/2014 12:02 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Oi Reinaldo!

No link que te mandei explica passo a passo como criar o certificado, repito ele (http://pt.kioskea.net/faq/3633-excel-assinatura-digital)

O arquivo chama-se SELFCERT.exe e ele esta dentro de C:Program Files (x86)Microsoft OfficeOffice12) . Este é o caminho do meu OFFICE, a sua versão pode ser outra, mas o caminho muda pouco.

O ícone do certificado é assim:

Depois que voce clicar nele vai abrir uma tela assim:

To colocando também um exemplo de como fiz no INNOSETUP, acho que vai te ajudar: http://www.sendspace.com/file/zsslld

Abraço

 
Postado : 04/01/2014 6:00 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Não é esse o problema. Instalar o certificado eu sei, até por comando no DOS.

O que eu quero saber é qual arquivo será substituído pelo Inno. É o SELFCERT.EXE? Eu pensei que copiar o executável não fosse fazer com que os certificados criados fossem copiados juntamente com ele.
Se eu criar um certificado no meu pc, depois copiar meu SELFCERT pra outro pc, o certificado que eu criei vai aparecer lá no outro pc?

 
Postado : 04/01/2014 10:00 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Voce baixou o exemplo que coloquei no POST ? Baixa ele quer voce vai sacar como faz. E é exatamente isso, voce vai substituir o certificado em outro PC pelo teu.

Abraço

 
Postado : 04/01/2014 10:13 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Eu já havia baixado e verificado, justamente por isso perguntei se era o SELFCERT que tinha de ser substituído, pois era o único arquivo do seu exemplo que ia pra pasta do office:

Source: "C:Documents and SettingsdocsMeus documentosOLORSELFCERT.exe"; DestDir: "C:Arquivos de programasMicrosoft OfficeOffice12"

mesmo assim eu perguntei, pois como eu disse antes, eu achei que copiar o executável não iria copiar junto os certificados criados com o mesmo, por se tratar de um executável.

 
Postado : 05/01/2014 4:47 pm