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(@macsof)
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Bom dia, pessoal.
Tenho 365 ficheiros, com 12 planilhas todas iguais, guardado com o nome do dia a que se referem(ex: 1.xlsm).
Tenho um outro ficheiro, chamado compras.xlsm, com 3 planilhas (2015,2016,2017( que vai buscar os dados aos ficheiros anteriores (1.xlsm, 2.xlsm, etc.) É uma espécie de base de dados criada por mim, não sabendo trabalhar com acess.
O que pretendo é criar, em cada um dos ficheiros de nome 1.xlsm, 2.xlsm, etc, e em todas as suas planilhas, uma pesquisa. Quando estou preenchendo, por exemplo, a planilha 1 de 1.xlsm, no campo "nome", gostaria que ele "varresse" as 3 planilhas de "compras.xlsm" à procura daquele nome. Caso existisse, os campos nome (C3), tipo de documento (A4), nº do documento(D4), Validade (M4), Data de Nascimento(W4), Contribuinte Nº(AH4), Morada(D5), Código Postal 1(AF5), Código Postal 2(AJ5), Localidade(E6), Telefone(W6) e e-mail(AD6) seriam preenchidos automaticamente com os dados lá disponíveis. Como é provável que o nome esteja em vários locais de compras.xlsm, seria importante selecionar o último registo, porque seria o que tem o campo Validade mais actualizado.
Os nomes das células que coloquei pertencem, obviamente, aos ficheiros 1.xlsm, 2.xlsm, etc, do qual vou postar aqui um.

Os campos correspondentes no ficheiro "compras.xlsm" (não posso postar aqui porque tem 80MB) são:
nome F, tipo de documento G, nº do documento H, Validade I, Data de Nascimento J, Contribuinte Nº K, Morada L, Código Postal 1 M, Código Postal 2 N, Localidade O, Telefone P e e-mail Q.

Detalhes:
Caso o nome não constasse, deveria permitir que os dados fossem preenchidos directamente na planilha (1.xlsm, etc.). A planilha compras.xlsm é só mesmo para ir buscar informações.
Deveria, quando fosse preenchido o campo M4, detectar se o documento perdeu a validade, avisar e permitir a actualização.
Este campo de pesquisa deverá estar fora da área de impressão, que vai de A1 a Ak58, ou caso fique dentro da área de impressão, que desapareça após cumprir os seus objectivos.

Onde eu escrevi "campos", entendam obviamente células.

Desculpem o abuso

 
Postado : 19/12/2015 6:06 am
(@mprudencio)
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Olhando rapidamente sua planilha vc ta dando um tiro no proprio pe imagina que vc tenha que fazer uma correção qualquer nas planilhas.

Vai ter que ajustar 365 arquivos o tempo que isso vai levar nao compensa.

Temos que pensar na manutenção tb.

Poste um arquivo de modelo preenchido de como trabalha hj.

Pense no seguinte se tiver tudo em um arquivo so é bem mais simples de pesquisar e de realizar manutenções.

Deve estar pensando mas como vou salvar o pedido, caso precise reimprimi-lo no futuro, isso é bem facil de resolver.

 
Postado : 19/12/2015 7:42 am
(@macsof)
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Ok, obrigado.
Anexo uma parte do ficheiro que serve de "base de dados". Ele vai buscar dados às planilhas iguais àquela que já postei.
Depois estou criando outros ficheiros, nomeadamente de estatísticas, que vão buscar dados à "base de dados".
Eu acho que não consigo colocar as planilhas diárias num ficheiro só. Repare, a folha 1.xlsm e as dos dias restantes são uma espécie de fatura (não sei como chamam no Brasil), mas é um documento oficial, que tem que ser impresso, enviado às autoridades e dado ao cliente. O modelo foi definido pelas autoridades.
Se me podes ajudar pensando numa forma diferente de fazer isto, posso até dar-te, por mensagem privada, um link para o Google Drive, onde tenho armazenado o trabalho todo.

 
Postado : 19/12/2015 7:17 pm
(@mprudencio)
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Bom pra começar acho que assim fica muito mais simples de trabalhar.

Não mexi tanto na formatação da aba modelo, so fiz pequenos ajustes para que a impressão saia de forma correta.

Crie uma pasta para salvar os ficheiros com o nome Backup em C:, se desejar guardar os ficheiros em outro local, é necessario editar o codigo vba, para isso informe o caminho completo do local, onde deseja salvar.

Vi tambem que existe um campo numero (que acredito que devera ser incrementado, a cada novo registro) assim, 1, 2, 3 e assim por diante, se for isso avise. Podemos incluir esse numero tb no nome do arquivo salvo.

Ao preencher a planilha modelo (ainda nao me preocupei em limpar o arquivo para novo registro, mas isso fazemos nos ajustes), clique no botao salvar o excel vai salvar a planilha em formato pdf com o nome que estiver em C3 e a data atual dentro da pasta backup que vc vai criar em C:

Se nao for possivel, por uma questao legal, manter o arquivo em PDF, podemos salvar em XLSX mesmo, é so ajustes.

Faça os primeiros testes e direcione para onde devemos seguir.

 
Postado : 20/12/2015 7:01 am
(@macsof)
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Muito obrigado pelo seu trabalho. Está óptimo.

1 - O ficheiro que eu criei parece ser igual ao que você alterou, mas quando salvo fica mais pequeno, não ocupando a folha A4 na totalidade. Isso é óptimo, porque eu queria poder aumentar a quantidade de colunas para registo de produtos (tem 10, de A8,a A44). Como fez? É possível aumentar?;
2 - A pasta a criar em C: pode ser "C:UsersArmandoDesktopGestãoNC, de forma a que estes documentos fiquem guardados numa pasta dentro da outra (Gestão) que tem outros documentos. É importante, se for possível, guardar com Nome(C3) e Nº(B1) simultaneamente.
3 - O campo "Nº" é obrigatório, eu tinha uma forma de sempre que uma planilha era preenchida a seguinte aumentar um número automaticamente;
4 - Não tem problema salvar em PDF, é mesmo isso que as autoridades exigem;

As minhas dúvidas:
1 - Estes dados aqui registados vão para a "base de dados" que criei e que tem parte dela na folha1? É que isso é essencial, porque eu vou depois buscar muita informação lá para relatórios, estatísticas, etc. Como exemplo, em Janeiro terei que enviar às autoridades um relatório pormenorizado com as compras por cliente, com a maior parte dos campos que estão nessa planilha (Nome, Morada, Metal, etc.), mas não todos. Dessa planilha eu queria também ir buscar, por exemplo, os celulares, para enviar sms em massa. Precisava também de obter relatórios de compras mensais, semanais e diárias (por dia de semana). Ou seja, como vê, essa base de dados é essencial.
2 - Como fazer para que quando esteja preenchendo a folha, vá à base de dados pesquisar por nome, e encontrando esse nome preencha os campos C3, A4, D4, M4, W4, AH4, D5, AF5, AJ5, E6, W6 E AD6 automaticamente? Caso não encontre, cria um novo cliente.
3 - Algo que seria muito importante, a ser possível, seria que quando introduzisse o nome do cliente, na pesquisa, pudesse ir à base de dados ver as anteriores transações (vendas) desse cliente?

Não acha que ficando tudo no mesmo ficheiro (planilha de base de dados - Folha1 e Modelo), conforme a base de dados for ficando maior, mais para o fim do ano, se torne muito difícil trabalhar, por lentidão?

Obrigado pelo seu trabalho

 
Postado : 20/12/2015 4:59 pm
(@mprudencio)
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Esse ajuste que fiz agora fiz antes de vc responder entao ainda falta muita coisa,

Ajusta uma folha dentro deste ficheiro que mostre as informações que vc precisa salvar em sua base de dados, salvei as que considerei essenciais.

Vc quer apenas uma pesquisa por nome?

Nao seria mais interessante pelo numero do contribuinte, esse é uma informação unica, ja o nome pode ser digitado de diferentes maneiras e o excel vai compreender que são pessoas diferentes.

Eu nao sei o volume de vendas que vc executa durante um mes, mas se isso for um problema vc pode fazer disso um arquivo mensal, ou seja todo mes vc reinicia o arquivo dando continuidade no numero do registro ou nao (isso é opcional)

Os preços tb podem ser pesquisados dentro da base de dados ao inves de buscar em outro arquivo.

 
Postado : 20/12/2015 9:59 pm
(@macsof)
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Olá, bom dia.

As informações essenciais são mesmo a que estão em "Folha1". Preciso mesmo delas todas.
A sua ideia do nº de contribuinte é boa, mas não pode ser pesquisa por nome ou contribuinte? Os meus clientes são particulares, não empresas, mas por vezes deixam o contribuinte em casa e têm que ir buscar, assim eu ia adiantando trabalho. Tem razão, por nome pode haver confusão.

Relativamente ao arquivo mensal, ou anual, se a folha modelo enviar para a base de dados somente os dados efectivamente obtidos, pode ser anual, porque será mais pequena. Como eu não sei "programar", estava criando uma base de dados que recolhia dados de 12 planilhas por dia, mesmo das células não preenchidas, 365 dias por ano, o que criava uma base de dados enorme, mesmo a 1 de Janeiro, ainda sem compras.

Obrigado

 
Postado : 21/12/2015 4:22 am
(@mprudencio)
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Como eu disse preencha uma folha do modelo com dados de exemplo Qualquer informação e marque em vermelho os campos que deveram ser salvos na base de dados.

Qto ao tamanho de sua base de dados. 12 x 365 da menos de 5000 registros por ano, entao da pra fazer uso tranquilamente de 1 arquivo por ano.

Ainda acho complicado a questão da pesquisa por nome entenda que Joao da Silva Santos é diferente de Joao S Santos e João é diferente de Joao. Mas fazer a pesquisa por nome é possivel, não ligue isso é habito que quem esta acostumado a desenvolver planilhas. Pensa nas possibilidades de erros.
Como não tenho como testar informe se esta salvando no local que vc indicou no ultimo modelo que passei.

Ja tinha feito o ajuste do local onde salvar e como disse esta salvando com o codigo (ja esta automatizado), o nome e a data atual. Se a data nao for importante podemos tirar do codigo.

 
Postado : 21/12/2015 2:02 pm
(@macsof)
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Bom dia,

Segue e anexo a folha destacando a vermelho tudo o que deveria constar da BD. Se reparar, além desses campos, eu tinha colocado também a que semana (12, 13, etc.) correspondia cada data - neste negócio fazemos comparações semanais - e dia da semana (2ª feira, 3ª feira, etc.), para verificarmos quais os dias da semana com mais compras. Além disso, a nossa comunicação das compras à Polícia Judiciária é semanal, num modelo criado por eles, que eu estava a "programar" para ir buscar os dados directamente à BD.

Uma pergunta: imagina que as células F44, G44, L44, N44, e seguintes não foram preenchidas no modelo. É possível a BD ignorar essas células e não deixar espaços em branco?

Quanto à pesquisa: tenho um software que, na pesquisa, ignora maiuscúlas, minúsculas e acentuação. É possível? Podemos pesquisar por nome e por doc. identificação (célula D4)? É que os meus clientes normalmente memorizam o nº identificação e não o contribuinte.

A forma como está salvando, com nome e data, está muito bem.

Relativamente ao local on de está salvando, eu tive que ir à macro alterar, porque ao fazer o download ele atribuiu automaticamente uma path diferente, com ajuda foruns.... Assim, eu alterei para c:UsersArmandoDesktopGestãoNC. Alterei também algum texto mais para português de Portugal.

Abusando ainda mais da sua paciência, vou-lhe informar de quais os documentos que sou obrigado a enviar por e-mail todas as 2ªs feiras para a Polícia Judiciária, que anexo também.
1 - Um ficheiro com as NC (modelo) em PDF. Assunto resolvido, já está a guardar em PDF, depois é só anexar ao e-mail;
2 - Um ficheiro PDF com as fotos numeradas, que correspondem à numeração do documento seguinte;
3 - Um ficheiro PDF com uma descrição das compras feitas. Este ficheiro tem que ser igual ao modelo deles, não podemos aumentar o número de linhas, tendo que fazer um novo. Anexo para que entenda melhor o que eu estava tentando fazer.

Eu, caso não consigamos resolver tudo até 28/12, começo a trabalhar com o meu sistema, porque nesse dia começa a primeira semana do próximo ano. Depois, se necessário, migro ou copio tudo para o novo.

Muito obrigado

 
Postado : 22/12/2015 4:49 am
(@macsof)
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Desculpe, me esqueci dos outros ficheiros.

 
Postado : 22/12/2015 4:53 am
(@mprudencio)
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Me surgiu uma duvida a folha modelo foi feita por vc ou foi desenvolvida pelas autoridades de Portugual?

Podemos mexer no formato do arquivo? ou ele tem que permanecer assim, a ideia é utilizar apenas uma linha para cada venda.

Outra coisa podemos armazemar os dados do cliente e das compras em folhas diferentes?

Mande alguns exemplos de relatorios que utiliza para que possamos ajustar de acordo, digo isto pq nao vejo necessidade(nao conheço seu negocio) de saber quais itens especificos em qualquer relatorio um determinado cliente negociou com sua firma.Acredito que os dados de total negociado é o bastante. Isso ao salvar em PDF ja salva.

As comparações são financeiras ou de qtd produtos?

So nao coloquei botao na folha mapa pq esta protegida com senha.

Segue algumas alterações

 
Postado : 22/12/2015 1:29 pm
(@macsof)
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Olá, bom dia,

A folha modelo foi desenvolvida por mim, mas respeita escrupulosamente as exigências legais. Nenhuma informação pode ser retirada, porque além do ficheiro PDF seguir para as autoridades, e eles verificam, segue uma cópia para o cliente.
No entanto, pode-se, claro, utilizar somente uma linha para cada aquisição, porque o que segue para as autoridades é PDF.
Relativamente à sua pergunta de armazenar os dados em folhas diferentes, penso que sim. No entanto, repare, o meu medo é o seguinte, como a minha capacidade de utilização do excel é limitada, tenho medo de depois, no relatório anual a enviar às autoridades, eu não conseguir ir buscar e juntar todos os dados numa folha só.
Para ter uma ideia das exigências das autoridades, este é o link da lei, e as exigências estão no artigo 66º.
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 1844,d.ZWU
É difícil enviar relatórios, porque não existem. A lei entrou em vigor a 16 de Novembro, enviarei o 1º em Janeiro de 2016.
Pelo que leio no artº 66º, o envio às autoridades tem que ser item a item. E, repare, o meu negócio não tem preço fixo, tem muito a ver com o tipo de peça e o tipo de cliente. Quando o tenho à minha frente, gostaria de ver a anterior venda que ele fez, para eu perceber o perfil dele e quanto lhe paguei.
Eu faço comparações financeiras e de produtos. Vou anexar exemplos já criados por mim - ainda não fiz todas. Vai dar erro, porque estão hiperligadas a ficheiros que não envio, mas dá para ver.
Relativamente ao mapa. O exemplo que lhe enviei está protegido por senha da própria polícia. Não sei qual é. Pode-se fazer um igual, sem senha, mas tem que respeitar o formato. Uma vez que depois segue em PDF, eles não detectam.

 
Postado : 23/12/2015 7:04 am
(@macsof)
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Mais dois ficheiros
Obrigado

 
Postado : 23/12/2015 7:06 am
(@mprudencio)
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Amigo temos um grande problema com suas planilhas, entendo que talvez seja falta de conhecimento, mas vou lhe pedir uma coisa junte tudo o que é importe

Tudo o que vc tem planilha MENU que precise ser automatizado, e coloque todas as folhas em um unico arquivo assim podemos trabalhar com

Um ficheiro para cada folha só complica o trabalho e a chance de erros é enorme.

Coloque todas as folhas em um unico ficheiro.

Aguardo.

Por exemplo a folha resumo diario pega as informações de outro ficheiro que nem sei se esta aqui entao fica complicado melhora-los.

Qual é a base de dados que vc faz todos os relatorios. diario, semanal, mensal e anual.
Informe tambem quais podemos alterar os formatos e (pelo que entendi so nao podemos alterar a folha da policia.), aguardo para ajustar os ficheiros

 
Postado : 23/12/2015 9:21 am
(@mprudencio)
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So mais uma informaçao qto mais centralizado for as informações um unico ficheiro para todas as folhas mais facil fica obter qualquer relatorio que vc queira fazer.

 
Postado : 23/12/2015 9:32 am
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