Boa noite Denis,
Vamos as suas perguntas:
Quanto a somente poder adicionar arquivos com o adobe instalado, quando você utiliza o seguinte código:
.AddOLEObject ClassType:="AcroExch.Document.DC"
Você está literalmente instruindo a pegar somente documentos com o tipo de classe da Adobe.
Quanto a sua demanda, geralmente utilizo a seguinte rotina para enviar e-mails, está comentada para se orientar onde colocar quais informações, aconselho a automatizar utilizando os valores de células em sua planilha:
Sub exemplo()
    Dim AplicacaoOutLook As Object
    Dim EmailAEnviar As Object
            Set AplicacaoOutLook = CreateObject("Outlook.Application")
            Set EmailAEnviar = AplicacaoOutLook.CreateItem(0)
            With EmailAEnviar
                .To = "" 'Coloque aqui o e-mail de quem vai receber
                .CC = "" 'Coloque aqui o e-mail de quem vai estar em cópia
                .BCC = ""
                .Subject = "" 'Coloque aqui o assunto do e-mail
                .Body = "" 'Coloque aqui o corpo do e-mail
                .attachments.Add ("") 'Coloque aqui o caminho do arquivo a ser anexado no e-mail
                .send
            End With
            Set EmailAEnviar = Nothing
            Set AplicacaoOutLook = Nothing
MsgBox "Email enviado!", vbInformation, "Envio de E-mail:"
End Sub
                                                                                                	                                                
	                                         
                    
                    	
                            Postado : 02/10/2019 6:54 pm