Boa noite,
Busquei na rede uma solução, mas os exemplos são pouco eficazes e também tive dificuldades em adaptá-los.
O que preciso é fazer uma validação via VBA, evitando assim o uso da funcionalidade nativa do excel.
Tenho uma planilha que receberá Valor decimal, valor inteiro, texto e data. Gostaria de configurar via VBA as colunas para evitar a digitação de valores não previstos,
Um colega aqui do fórum vai me cobrar uma planilha, mas é bem simples de entender.
Vamos imaginar uma coluna para cada tipo de formato. É claro que também podemos imaginar o intervalo de cada coluna.
Considerem o seguinte:
* Coluna A, range "A2:A3500", Data - Recebe somente datas. Caso não seja uma data, emitir mensagem.
* Coluna B, range "B2:B3500", Decimal- Recebe somente valor decimal. Caso não seja um valor decimal, emitir mensagem.
* Coluna C, range "C2:C3500", Inteiro - Recebe somente valor inteiro. Caso não seja um valor inteiro, emitir mensagem.
A proxima validação é semelhante a LISTA da validação do excel, mas com os textos definidos no código, exemplo "Casa" "Navio" "Carro", aceitar somente estes valores na célula, caso não seja os valores definidos, emitir mensagem.
* Coluna D, range "D2:D3500", Lista
Acho que enviar o arquivo seria desnecessário.
O código poderia estar em um evento CHANGE.
Obrigado.
Postado : 14/05/2016 6:01 pm