Horários em sobrepo...
 
Notifications
Clear all

Horários em sobreposição

15 Posts
2 Usuários
0 Reactions
4,043 Visualizações
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Olá, tenho uma dúvida quanto á fórmula para um problema sobre horas sobrepostas. Tenho duas colunas de horários que representam turnos de serviço de um mesmo funcionário inseridas no mesmo dia em um sistema de RH. Minha tarefa (ou do excel) é identificar os horários que estão sobrepostos, e calcular a quantidade.

Seguem os dados:

DATA HORÁRIO 1 HORÁRIO 2
18/02/2014 1300 1900 1345 1810
24/02/2014 1300 1900 1200 1810
25/02/2014 1300 1900 1345 1810
05/03/2014 700 1900 1435 1615
06/03/2014 1300 1900 1345 1810
10/03/2014 1300 1900 1345 1630
11/03/2014 1300 1900 1525 1810
14/03/2014 700 1300 745 925

Exemplo: No dia 18 o funcionário tem inserido dois horários conflitantes, ou seja, sobrepostos, como se ele tivesse trabalhado em dois lugares ao mesmo tempo. Preciso identificar quantas horas houve de sobreposição de horário nesse dia. No dia 18, no horário 1 tem 6 horas trabalhadas ao total (1300 às 1900). No horário 2 ele trabalhou 4,25 horas (1345 às 1810) que se sobrepõe ao horário 1. Mas vejam que no dia 24 o início do expediente do horário 2 começa antes que do 1.

Obrigado pessoal.

 
Postado : 23/10/2015 1:36 pm
edilsonfl
(@edilsonfl)
Posts: 227
Estimable Member
 

Olá Jean CK,

pela sua explicação dá pra montar uma estrutura de análise no excel,
mas seria fundamental que você postasse uma planilha para que fosse possível ver como os dados são exportados do sistema de RH para o Excel.

Quando ajuda for útil dê um clique na mãozinha, isso atribui ponto ao colaborador.

 
Postado : 23/10/2015 11:55 pm
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Estou encaminhando amigo.

 
Postado : 26/10/2015 2:49 pm
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Então amigo. A forma que os dados vem do rh e como está na planilha, mas às horas estou colocando os dois pontos manualmente ou com substituição. Sei que tem uma fórmula para colocar os dois pontos, acho que é =TEMPO(ESQUERDA(A1;2);DIREITA(A1;2);0), mas fica mais trabalhoso eu achei....são várias planilhas que tenho que analisar. Se bem que uma fórmula que fizesse tudo isso seria um sonho :lol: ou que inserisse o texto Fim/Ensino sobrepostas ou Meio/Ensino sobrepostas automaticamente...

Ps: as palavras meio e fim referem-se a atividade principal e eu havia suprimido na planilha que eu havia mandado anteriormente...vou postar novamente...desculpa a trapalhada..favor desconsiderar a planilha enviada anteriormente...a correta é essa aqui

 
Postado : 26/10/2015 3:18 pm
edilsonfl
(@edilsonfl)
Posts: 227
Estimable Member
 

Olá JeanCK,

Minha sugestão é que vc use a ferramenta do excel OBTER DADOS EXTERNOS (localizada no menu DADOS), para importar os dados do seu sistema de RH para as colunas A:E ( veja planilha),
quanto às análises, as fórmulas incluídas na planilha fazem automaticamente.

Quando ajuda for útil dê um clique na mãozinha, isso atribui ponto ao colaborador.

 
Postado : 27/10/2015 9:05 pm
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Edilson não sei nem como agradecer amigo....show...muito obrigado mesmo...agora abusando já....você fez a fórmula completa e ela faz todo o trabalho sozinha correto...mas tem algumas planilhas já com a hora no formato correto...nessas eu tentei aplicar a fórmula da coluna M que é essa aqui ó =SE(CONT.NÚM(H7:K7)<4;"";SE((MENOR(H7:K7;4)-MENOR(H7:K7;1))<((I7-H7)+(K7-J7));MENOR(H7:K7;3)-MENOR(H7:K7;2);0)) e o resultado foi diferente...sei que tenho que fazer uma adaptação mas nem faço idéia de como....vou começar a estudar sobre excel urgentemente .....

valeu amigo

 
Postado : 28/10/2015 5:52 am
edilsonfl
(@edilsonfl)
Posts: 227
Estimable Member
 

Oi Jean ck,
Caso não consiga, poste sua planilha que dou uma olhada.
Verifique se as horas estão inseridas como texto (texto fica alinhado à esquerda, números à esquerda), está fórmula não calcula números inseridos como texto.

Quando ajuda for útil dê um clique na mãozinha, isso atribui ponto ao colaborador.

 
Postado : 28/10/2015 6:11 am
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

É quase a mesma...só o formato da hora que já está correto

 
Postado : 28/10/2015 6:40 am
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Lembrando que eu necessito da quantidade de horas que se sobrepõe no mesmo dia. É por causa de um rolo aqui na empresa que os funcionários estavam ganhando pelo turno normal de serviço e com instrução.

 
Postado : 28/10/2015 6:48 am
edilsonfl
(@edilsonfl)
Posts: 227
Estimable Member
 

Jean,

A planilha deve passar por uma alteração, faltou citar inicialmente que o funcionário poderia começar o horário de trabalho em um dia e encerrar no outro.

10/01/2014 22CBO OPERADOR FIM 7:00 7:00 14:00 18:00 Fim/Ensino Sobrepostas

Na linha acima a planilha vai entender que ele começou e terminou as 7:00 do dia 10/01/14. mas na anotação na planilha finalzou em 11/01/14 ( trabalhou 24 horas)

Preciso saber quantas horas máximas pode terum horário de trabalho, pare inserir colunas auxiliares ( que sera uma composição de dasta e hora), ou deve ser informado importado do sistema de RH a data e hora início bem com data e hora fim.

Quando ajuda for útil dê um clique na mãozinha, isso atribui ponto ao colaborador.

 
Postado : 28/10/2015 9:54 am
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

No máximo 24 horas por um turno..mas é bem raro...nem precisa se preocupar com eles...

 
Postado : 28/10/2015 10:41 am
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Amigo muito obrigado resolvi era só a formação. Podemos considerar o tópico resolvido. Brilhantemente resolvido diga-se.

Parabéns e novamente obrigado.

 
Postado : 28/10/2015 12:21 pm
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Seria muito pedir para dar uma breve explanação das fórmulas? Principalmente aquela das horas sobrepostas.

 
Postado : 28/10/2015 3:26 pm
edilsonfl
(@edilsonfl)
Posts: 227
Estimable Member
 

Oi Jean CK,
Segue outra planinha, onde implementei a fórmula para saber se o funcionário largou no mesmo dia ou no dia seguinte, vc citou que são casos raros, mas se existe a possibilidade, a planilha tem que identificar. Observe apenas que onde constava o horário, agora consta dia e horário ( formato d - hh:mm ) se preferir, mude o formato da exibição.

No mesmo arquivo há um planilha onde explico a lógica aplicada no aninhamento das funções usadas.

Espero ter ajudado.

Quando ajuda for útil dê um clique na mãozinha, isso atribui ponto ao colaborador.

 
Postado : 28/10/2015 10:22 pm
(@jean-ck)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Mais uma vez obrigado. Tópico resolvido moderador.

 
Postado : 03/11/2015 10:30 am