Helio e Edcronos, boa noite.
Amigos, infelizmente o desejo da Microsoft é acabar com a plataforma de desenvolvimento de VBA do pacote Office. O único motivo que faz com que ela o mantenha, é o fato da Comunidade de Desenvolvedores ser muito ativa com essa arquitetura de desenvolvimento.
Com isso, ao lançamento da Versão VBA7 (incluída nos Office 2010 e superiores), a Microsoft não atualizou a compatibilidade para bibliotecas desenvolvidas em 32 bits. Por isso, temos problemas frequentes, como o ocorrido como amigo Helio.
Pra vocês terem ideia, a Microsoft chegou a lançar um Pack de Desenvolvimento para o Office no Visual Studio, chamado Visual Studio Tools for Office (VSTO). Como esperado, a ferramenta não foi a frente. Praticamente já nasceu morta. Eu mesmo cheguei a estudar as possibilidades de aplicações com ela, mas desisti quando vi que não ia pra frente.
Outra alternativa que também não houve 100% de satisfação, foi o Office 365. A ideia de se acessar todas as planilhas nas nuvens, via navegador, ficou excelente. Mas adivinhem: não tem suporte para VBA. Fiquei sabendo, pelo amigo Tomás Vasquéz, que existe um suporte de desenvolvimento do Office 365, baseado no JavaScript for Office. Ainda não vi seu funcionamento, mas faz todo sentido, já que todos os navegadores atuais, possuem suporte para JS.
Infelizmente, não sei por quanto tempo a estrutura do VBA irá continuar viva nas versões do Office, mas vamos continuar brincando com ela enquanto a Microsoft nos permite.
Abraços e excelente semana!!!
Esclareceu suas dúvidas? Acrescente ao título do tópico a expressão: [RESOLVIDO].
Mikel Silveira Fraga
E-mail: [email protected]
Skype: mikelsf
Postado : 04/10/2016 7:48 pm