ListBox para Planil...
 
Notifications
Clear all

ListBox para Planilha

10 Posts
3 Usuários
0 Reactions
2,399 Visualizações
(@brunokadoo)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa tarde à todos,

Bom estou à criar um formulário que cadastre todos os processos juridicos, então primeiro vou falar o que tenho em mãos:

- Um Form de Cadastro de Clientes
- Um Form de Cadastro de Processos

Situação:

Alguns processos possuem várias pessoas envolvidas, além do Autor e Réu possui também as testemunhas, ou seja, no minimo tem 3 pessoas envolvidas, pensando neste caso, eu criei um listbox ( possui 3 colunas Código, Nome e Documento) que puxa os nomes cadastrados na Planilha "Clientes" ( seria o "BD" do Form Cadastro de Clientes ) bom eu consegui puxar os nomes para o listbox, entretanto não consigo cadastrá-los na planilha ( "BD" ) Processos ... Não sei se entenderam, mas simplificando tudo seria como eu posso colocar 3 ou mais dados de uma listbox para uma ou 3 células no máximo?

Grato...

 
Postado : 23/05/2016 1:12 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde!!

Em nossa base há alguns exemplos.

Aqui também tem algo próximo disso com um arquivo modelo.
http://www.ozgrid.com/VBA/transfer-listbox-range.htm

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 23/05/2016 2:24 pm
 RMC
(@rmc)
Posts: 54
Trusted Member
 

Boa tarde à todos,

Bom estou à criar um formulário que cadastre todos os processos juridicos, então primeiro vou falar o que tenho em mãos:

- Um Form de Cadastro de Clientes
- Um Form de Cadastro de Processos

Situação:

Alguns processos possuem várias pessoas envolvidas, além do Autor e Réu possui também as testemunhas, ou seja, no minimo tem 3 pessoas envolvidas, pensando neste caso, eu criei um listbox ( possui 3 colunas Código, Nome e Documento) que puxa os nomes cadastrados na Planilha "Clientes" ( seria o "BD" do Form Cadastro de Clientes ) bom eu consegui puxar os nomes para o listbox, entretanto não consigo cadastrá-los na planilha ( "BD" ) Processos ... Não sei se entenderam, mas simplificando tudo seria como eu posso colocar 3 ou mais dados de uma listbox para uma ou 3 células no máximo?

Grato...

Bom dia amigo!
Primeiro você deve criar uma faixa nomeado ou seja, um nome para o intervalo da lista. ex: _LISTA_CLIENTES
Na faixa da lista onde refere-se á: utilize a formula desloc + cont.valores, irá ficar assim a exemplo (Veja na imagem abaixo):
link: http://imgur.com/Zw6t1zi
o exemplo acima é supondo que vc esta a utilizar uma linha como se fosse um cabeçalho na plan sua entendeu?
A fórmula da imagem acima ela irá resumindo: (desloc 1 celula a abaixo a partir da seleção após contar o número máximo de conteúdo na coluna e diminuir menos -1 considerando se sua coluna tiver um cabeçalho ou seja se a celula a exemplo A1 estiver sendo usado mas você não queira que seja exibida)

Após criado a faixa para você possa exibir o conteúdo dentro da listabox sua ou combobox você deve utilizar da seguinte forma:
ou você deve mudar manualmente dentro do controle da listbox ou combobox a propriedade ColumnCount (ela deve ser igual ao número de colunas que quer exibir e igual ao número da faixa nomeada) ou dentro do procedimento no inicio do carregamento da userform a exemplo:
combobox1.ColumnCount = 3 (exemplo se for um combobox - substitua o combobox1 pelo nome do seu combobox) ou
listbox1.ColumnCount = 3 (exemplo se for um listbox - substitua o listbox1 pelo nome do seu listbox)

blz espero ter ajudado amigo.

 
Postado : 24/05/2016 6:16 am
(@brunokadoo)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Bom desculpa não entendi muito bem, mas vou passar a situação com imagens e exemplos para facilitar mais....

Primeiro ressalto que ao final de tudo, irei utilizar o código Application.visible = False, ou seja, vou trabalhar apenas com formulários e módulos nessa parte; assim as Planilhas só servirão de "Banco de Dados".

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-jpg--6149

A imagem a cima mostra a planilha que criei ( Lembrando será apenas para guardar informações para as Listbox, combox ou textbox puxe as informações )

A Coluna "REGISTRO", seria tipo a chave primaria, ou seja, esse numero não se repete, cada número representa um processo diferente do outro e faz com que puxe um determinado processo. ( exemplo a imagem abaixo )

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo2-jpg--138

Vejam que há um campo para os dados do ListBox, acontece que meu Listbox possui 3 Colunas, isso no listbox ( Sim, eu posso acrescentar mais 2 colunas na planilha, para ter 3 colunas na planilha para obter as informações, porém não mais que isso )

Acontece que pode ter mais de 1 pessoa no listbox. ( Imagem abaixo )

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo1-jpg--106

Ai vem o problema, como posso colocar 3 pessoas no mesmo processo, ou como preferem, como posso colocar 3 dados diferentes em uma mesma linha, onde não pode deslocar para baixo e muito menos ir para cima, visto que, como disse os processos são diferentes e não podem misturar ?

Porém não é só cadastrar na planilha ... além desta opção de cadastro deve ter a opção de pesquisar, sendo assim, além de colocar na planilha os dados, queria a opção de puxar esses valores depois em uma determinada pesquisa de um processo.

 
Postado : 24/05/2016 7:33 am
 RMC
(@rmc)
Posts: 54
Trusted Member
 

Se for apenas para visualização e para servir de base para consulta dos dados da sua planilha do banco de dados, o que eu citei acima daria certo, agora se você precisar mostrar os nomes ou conteúdo de 3 dados de uma determinada linha/planilha e que essas informações sejam acessível para de forma que altere o formulário ou o banco de dados ao selecioná-los deve ser feito por vba em um botão de comando (commandbutton) ou da forma você achar necessário mas antes de fazer primeiro você deve especificar onde e o que deseja fazer.
Outra coisa essa parte da revenda (que são as pessoas envolvidas) onde este dados serão armazenadas na planilha? pois se na segunda imagem ao qual você passou não possui esse campo na planilha em questão? ou esses dados são armazenados em uma outra planilha separado e só servem de base para pesquisa/consulta?

 
Postado : 24/05/2016 7:58 am
(@brunokadoo)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Sim, nesta planilha há mais coisas, ou seja, as informações sobre processos ficarão tudo dentro dessa planilha ... a imagem nao mostrou porque cortou, porém vai até a coluna Z.

E a parte da "revenda (que são as pessoas envolvidas)" que voce mesmo citou, é onde com a dúvida, as informações que estão naquele listbox, vão para a planilha ( lá na planilha há um "cabeçalho" chamado Listbox ), ficará naquela coluna da planilha chamado "ListBox".

Entendeu mais ou menos a ideia? tipo tem 3 dados no Listbox que tem que ser passado para a linha do processo, onde não pode deslocar para baixo e nem para cima, deve ficar na linha do seu processo.

E os dados podem variar tipo: pode ter 3 pessoas em um processo, no outro pode ter mais de 5 pessoas, no outro só 2 e assim vai.

 
Postado : 24/05/2016 8:11 am
 RMC
(@rmc)
Posts: 54
Trusted Member
 

Da uma olhada na lista se é tipo assim a visualização e de como você quer que seja importada a lista blz.
https://www.sendspace.com/file/ems2w3

 
Postado : 24/05/2016 10:04 am
(@brunokadoo)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa mano, seria basicamente assim ...

Entretanto como faria a opção de busca

tipo assim vou pesquisar um processo, ai como importaria da planilha para o formulário.

qualquer coisa eu mando minha planilha para voce dar um olhada e ter um pouco mais de ideia para entender

 
Postado : 24/05/2016 10:40 am
 RMC
(@rmc)
Posts: 54
Trusted Member
 

Boa mano, seria basicamente assim ...

Entretanto como faria a opção de busca

tipo assim vou pesquisar um processo, ai como importaria da planilha para o formulário.

qualquer coisa eu mando minha planilha para voce dar um olhada e ter um pouco mais de ideia para entender

Daria pra fazer tipo uma combobox pelos processos já lançados e/ou pelo número de registro por exemplo, preciso também saber vc quer que a busca fique num botão por exemplo e retorne a pesquisa na mesma página e/ou numa janela de pesquisa separada? vou fazer umas modificações nesses mesmo exemplo dai você me diz se é isso você quer blz.

 
Postado : 24/05/2016 3:31 pm
 RMC
(@rmc)
Posts: 54
Trusted Member
 

Boa noite! ;)
Segue o novo exemplo vê se é assim que você quer rs

obs.: sou iniciante em VBA mas sei me virar um pouco rs blz espero ter lhe ajudado um pouco ok.

Se for isso é so copiar os códigos feitos e/ou formatar a pasta de trabalho de acordo com seu critério e/ou necessidade blz.

link do exemplo 2:
https://www.sendspace.com/file/7vsxyz
:D

 
Postado : 24/05/2016 6:53 pm