Fábio,
É fato que se deu algum erro no Excel e ele travou/fechou, não há como um código posterior a isso efetuar a gravação dos dados, pq o Excel (ou o tempo de execução) já acabou.
Dá pra ir salvando numa planliha temporária por exemplo, conforme sugerido pelo Felipe à medida que os dados são digitados ou escolhidos no formulário.
O Felipe sugeriu botão de "salvar temporário" e "salvar permanente"... mas acredito eu q esse botão vai cair em desuso pq seria um saco ficar indo nesse botão o tempo todo. Até o dia que o erro ocorrer novamente, e a pessoa dizer "PUTS eu tinha esquecido de clicar nele"...
Entao sugiro a própria solução do Felipe, mas com uma alteração, que este salvamente temporário ocorra a partir de eventos e não de botão.
Poderia ser o evento change dos controles, o evento exit, o evento enter. Uma vez escolhido o evento, tudo fica bem mais fácil.
A dúvida/problema é, essa pasta de trabalho precisa necessariamente ser salva o tempo todo, para que você nunca perca os dados novos dela. Ou, vc pode escolher algum momento do form, somente depois do cadastro dos dados de contato por exemplo, daí não ficará pesado rodar esse formulário.
Bom, pense nisso, escolha uma idéia que melhor te apeteça. Você precisará compactar seu pasta de trabalho antes de subi-la aqui pro site.
Daí, depois que você decidir como quer, algum de nós vai colocar esses códigos implementados no arquivo.
Abraço,
F.F.
Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel
Postado : 03/07/2012 6:12 am