Eu criei uma planilha de exemplo com algumas mãos de poker, que nada mais são do que combinações de duas cartas do baralho. Utilizei apenas duas cartas (Ás e K) para simplificar.
1.0 - Considerações:
1.1 - O baralho é dividido em 4 naipes: Espadas, Paus, Ouros e Copas;
1.2 - As mãos são divididas em 3 "grupos":
Pares - Possuem 6 combinações diferentes (ex: Ás de copas + Ás de paus);
Mãos do mesmo naipe - Possuem 4 combinações diferentes (ex: Ás de espadas + K de espadas);
Mãos de naipes diferentes - Possuem 12 combinações diferentes (ex: Ás de copas + K de ouros);
2.0 - Funcionamento da Planilha:
Ao marcar de azul (mesma cor da legenda) uma das 4 mãos disponíveis na tabela leque de mãos, a tabela leque de maõs selecionadas me apresenta quantos combos daquelas mãos são possíveis após descontar as duas cartas indicadas nas células D2 e D3.
Exemplo: Existem 4 combinações de A e K do mesmo naipe + 12 combinações de A e K de naipes diferentes, totalizando 16 combinações. Ao descartar o Ás de espadas na célula D2, as combinações alteram respectivamente para 3 + 9 = 12.
3.0 - Meu Problema:
Das 9 combinações de AK de naipes diferentes restantes eu gostaria de criar uma fórmula que considerasse, por exemplo, apenas as combinações onde o K é de ouros (Ás de copas + K de ouros e Ás de paus + K de ouros).
Obs: Pensei em listar todas as combinações existentes para todas as mãos e excluir manualmente as que não quero que sejam consideradas no somatório, mas na minha planilha real, utilizando todas as cartas do baralho, são 1326 combinações possíveis =/.
Além disso, tenho várias tabelas de leque de mãos na minha planilha (junto com suas tabelas de apoio), ao excluir manualmente combinações específicas, terei que me lembrar de repor as combinações excluídas sempre que terminar de utilizar a planilha, caso contrário, numa próxima utilização, posso obter resultados errados;
Agradeço pela atenção.
Postado : 11/02/2017 10:14 am