CORRESP()
O CORRESP() é uma função de busca onde os três parâmetros são:
O QUE você está procurando
AONDE você está procurando (uma matriz unidimensional, ou seja, de uma linha, ou de uma coluna)
Tipo Correspondência se é valor igual (0) ou aproximado (-1 ou 1)
Esta função retornará a posição da célula dentro do intervalo aonde o valor se encontra. E se não encontrar o valor, retornará o erro #N/D (ou #N/A)
Aí você se pergunta, mas pra que eu iria querer saber a posição do item procurado no intervalo? É exatamente isso que acaba confundindo as pessoas. O CORRESP() é muito utilizado em conjunto com outras funções, como ÍNDICE() ou DESLOC() ou PROCV() ou outras. Se utilizado sozinho, retornará um número e o mais importante é saber utilizar este número a seu favor.
Então vamos lá. Como dominar a arte do CORRESP()
1) Imagine uma lista de nomes únicos que vá de C3 até C9: Maçã, Pêra, Uva, Abacate, Nêspera, Lixia, Caqui
2) Em G3, digite a fórmula:
=CORRESP(F3;$C$3:$C$9;0)
3) Em F3 digite os nomes das frutas da lista;
4) Veja que se você digitar Abacate em F3, a função em G3 será calculada e exibirá o resultado 4, que vem da célula C6. Este 4 significa que abacate é o quarto item dentro do intervalo. Vai lá e conte,confira. Verá que é de fato o quarto item.
Observações
1) Nos casos em que o tipo de correspondência é 0, a classificação da matriz procurada é irrelevante;
2) A função retorna o número da posição do item dentro da matriz, e não o número da linha (por isso que dei o exemplo de C3:C9, o valor retornado foi 4 e o número da linha se for ver, é 6);
3) O item procurado pode ser montado com caracteres curinga, ou seja, "?" ou "*".
4) Normalmente o resultado da função será utilizado em outra função, podendo esta função estar escrita dentro da que usa este resultado
5) Se houver itens repetidos, o CORRESP() retornará somente a posição do primeiro, interrompendo a execução a partir do momento que encontrou o item.
Pode parar por aqui que é 99% das necessidades de uso do CORRESP(). Daqui pra frente é só pra completar o tutorial, mas este recurso na prática quase nunca é utilizado.
'==============================================================
Agora, a dúvida é: e o Tipo_Corresponência? Para ser sincero, em 10 anos de experiência, eu nunca precisei usar o CORRESP() com tipo de corresponência diferentre de 0, ou seja, que não fosse exata. Mas, como este é um tutorial, vou falar brevemente como são usados.
Para casos onde o valor procurado não existe na matriz procurada, mas ainda assim você necessariamente precisa de uma resposta ao invés do erro (#N/D) você pode usar os tipos -1 e 1. Para usar o tipo_correspondência diferente de 0, a matriz procurada precisa necessariamente estar classificada da seguinte maneira:
Tipo 1: o corresp localizará na matriz procurada (aonde) o maior valor que é menor do que ou igual a valor procurado (o que). A matriz procurada deve estar classificada em ordem crescente.
Tipo -1: o corresp localizará na matriz procurada (aonde) o menor valor que é maior do que ou igual a valor procurado (o que). A matriz procurada deve estar classificada em ordem decrescente.
Para resumir: Ambos os tipos de correspondência tem por objetivo trazer o resultado anterior ou seguinte ao item procurado, caso ele não exista.
Ou seja, se vc tem uma lista de 1 a 10 (números inteiros), e vc resolve procurar o número 5,3, que é quebrado, os tipos de correspondência -1 e 1, determinarão se o resultado será a posição da célula do número 5 ou do número 6. Forçando assim um resultado. Se o tipo de correspondência for 0, o valor 5,3 não existe na lista e o resultado será #N/D.
Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel
Postado : 19/07/2013 9:11 am