Boa noite,
Tenho uma planilha que fiz por conta própria (só de curiosidade para aprender mais) que mapeia os gastos com supermercado.
Numa aba tenho a listagem de compras; numa outra a listagem de produtos relacionados à compra; numa outra o mapa de gastos. Além disso, tenho uma aba só para categorias e tal.
Conforme você podem observar no anexo, a aba Compras possui as colunas IDCOMPRA, DATA COMPRA, ESTABELECIMENTO e VALOR DA COMPRA. A aba Despesas possui as colunas principais COMPRAID (o mesmo dado da coluna IDCOMPRA da aba Compras), CATEGORIA e VALOR TOTAL.
Pois bem, aba Mapa, preciso dos valores totais gastos mensais de cada categoria de produto.
Parece fácil, se considerarmos que fosse feito apenas 1 compra num mês qualquer. Mas, quando acontece 2 ou mais compras no mês fica complicado o cálculo (pelo menos para mim )
Já tentei vários recursos mas não consegui! Sou leigo, apenas um curioso!!!
Não tenho conhecimento das diversas funções no Excel. Gostaria de usar apenas as funções, sem ter de apelar para tabelas dinâmicas, mas se não for possível vai ser o jeito.
Deve haver uma função que identifique os IDCOMPRA do MÊS "tal" da aba Compras e busque na aba Despesas as categorias com mesmo IDCOMPRA e relacione as categorias e some os valores totais.
Espero que tenham entendido minha curiosidade! Abraço a todos... e desde já obrigado pelo tempo de vocês!
Postado : 21/05/2017 7:25 pm