Notifications
Clear all

Buscar dados de 2 tabelas diferentes

5 Posts
2 Usuários
0 Reactions
628 Visualizações
marcosmr
(@marcosmr)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Boa noite,

Tenho uma planilha que fiz por conta própria (só de curiosidade para aprender mais) que mapeia os gastos com supermercado.

Numa aba tenho a listagem de compras; numa outra a listagem de produtos relacionados à compra; numa outra o mapa de gastos. Além disso, tenho uma aba só para categorias e tal.

Conforme você podem observar no anexo, a aba Compras possui as colunas IDCOMPRA, DATA COMPRA, ESTABELECIMENTO e VALOR DA COMPRA. A aba Despesas possui as colunas principais COMPRAID (o mesmo dado da coluna IDCOMPRA da aba Compras), CATEGORIA e VALOR TOTAL.

Pois bem, aba Mapa, preciso dos valores totais gastos mensais de cada categoria de produto.

Parece fácil, se considerarmos que fosse feito apenas 1 compra num mês qualquer. Mas, quando acontece 2 ou mais compras no mês fica complicado o cálculo (pelo menos para mim :roll: )

Já tentei vários recursos mas não consegui! Sou leigo, apenas um curioso!!!

Não tenho conhecimento das diversas funções no Excel. Gostaria de usar apenas as funções, sem ter de apelar para tabelas dinâmicas, mas se não for possível vai ser o jeito.

Deve haver uma função que identifique os IDCOMPRA do MÊS "tal" da aba Compras e busque na aba Despesas as categorias com mesmo IDCOMPRA e relacione as categorias e some os valores totais.

Espero que tenham entendido minha curiosidade! Abraço a todos... e desde já obrigado pelo tempo de vocês!

 
Postado : 21/05/2017 7:25 pm
deciog
(@deciog)
Posts: 0
Trusted Member
 

marcosmr, Bom Dia.

Confere se é desta forma que desejas

Se foi útil, clique na mãozinha que fica do lado da ferramenta Citar

Decio

Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

 
Postado : 22/05/2017 4:51 am
marcosmr
(@marcosmr)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Caro Decio,

Agradeço a atenção, mas infelizmente não é isso ainda!

Na sua fórmula:
=SOMARPRODUTO((tbDespesas[Categoria]=$B8)*(tbDespesas[Valor Total])*(tbDespesas[Id Compra]=MÊS(C$6)))

Exemplo:
É quase isso somar valores totais "tbDespesas[Valor Total]" da categoria "tbDespesas[Categoria]=$B8" mas de todas "tbDespesas[Id Compra]" que estão vinculados ao "tbCompras[Compra ID]" que sejam do mês "MÊS(C$6)" que estão dispostos no campo "tbCompras[Data da Compra]"

Ou seja, os IDs de soma estão na tabela tbDespesas, mas a referência de data das compras estão na tabela tbCompras, vinculados os campos "tbDespesas[Id Compra]" e "tbCompras[Compra ID]"

Entenda que, por exemplo, num determinado mês posso realizar 3 compras diferentes, gerando 3 "tbCompras[Compra ID]" diferentes.

Teríamos que criar uma função que identificasse todas as "tbCompras[Compra ID]" do mês "MÊS(C$6)" e somasse todos "tbDespesas[Valor Total]" da categoria "tbDespesas[Categoria]=$B8" e de todas "tbDespesas[Id Compra]"

Espero ter entendido!!! Abraço e obrigado!

 
Postado : 23/05/2017 9:06 pm
deciog
(@deciog)
Posts: 0
Trusted Member
 

marcosmr

Na planilha coloca alguns resultado esperado para que não cometemos erros

no aguardo do modelo com resultado

Decio

Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

 
Postado : 24/05/2017 9:56 am
marcosmr
(@marcosmr)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Boa noite,

Bom, fiz o seguinte: inclui um campo data na tabela Despesas. Usei a função PROCV que busca a data conforme ID da tabela Compras.

Eu queria que uma função fizesse essa busca sozinha, sem ter que incluir essa coluna Data na Tabela Despesas (repetindo assim um dado), conforme expliquei acima.

Segue a planilha com esse ajuste, e exemplo de forma!

Abraço e obrigado!

 
Postado : 24/05/2017 4:46 pm