Notifications
Clear all

Cálculo de Horas semanais

5 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,381 Visualizações
(@tinhomin)
Posts: 11
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde.

Tenho uma planilha de controle de horas que gostaria de realizar uma função que não consigo parametrizar. Trabalhamos 44 horas em 5 dias, pois não trabalhamos aos sábados. Assim, via de regra trabalhamos 9 horas de segunda a quinta e 8 horas às sextas. Porém, quando ocorre um feriado na semana, essa lógica deveria ser revista para trabalharmos menos ou aumentarmos nosso horário de almoço. Assim, a necessidade é fazer com que a planilha reconheça o feriado daquela semana e nos passe uma nova divisão de horas por dia da semana, baseado na quantidade de horas restantes, em decorrência do feriado. As possibilidades de horas são:

44h - 5 dias
40h - 4 dias
36h - 4 dias
32h - 4 dias
28h - 3 dias
24h - 3 dias
20h - 2 dias
16h - 2 dias

A lógica da fórmula é: se é feriado na quinta, quanto se trabalha segunda, terça quarta e sexta.

Se é feriado no sábado, quanto se trabalha de segunda a sexta. Se é feriado segunda e terça, quando se trabalha de quarta a sexta.

Envio a planilha que temos para auxiliar na compreensão. A coluna que deve ser revista a fórmula é a "C", referente a Carga Horária/Dia

Obrigado desde já.

 
Postado : 19/08/2013 11:56 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Não entendi?
A existência de feriado na semana não afeta; ou não deveria afetar; a carga horária diária.
Se o horário é de segunda à quinta das 08:00 hs até às 18:00 hs, com intervalo de 01:00 h de almoço, e às sextas saida as 17:00; então independente do dia em que houver feriado e/ou compensação, a carga diaria permanece 09hs de segunda a quinta + 8hs da sexta. Ou não

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 19/08/2013 2:08 pm
(@tinhomin)
Posts: 11
Active Member
Topic starter
 

Reinaldo, afeta porque na verdade são 44 horas semanais. Como chegou-se ao consenso de não trabalhar aos sábados, distribui-se as 4 horas do sábado ao longo da semana. Mas, se há um feriado no sábado ou em qualquer outro dia, modifica a quantidade de horas trabalhadas.

 
Postado : 19/08/2013 2:39 pm
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

Assim, via de regra trabalhamos 9 horas de segunda a quinta e 8 horas às sextas. Porém, quando ocorre um feriado na semana, essa lógica deveria ser revista para trabalharmos menos ou aumentarmos nosso horário de almoço.

Não entendi essa lógica de trabalhar menos.

Se tem feriado, deveria trabalhar mais, pelo seguinte:

trabalha-se 8h, mais a divisão do sábado (4h, dividido por 4 dias = 1 hora a mais de segunda a quinta).

Se fosse feriado no quinta, por exemplo, vc teria que trabalhar 8h de seg a quarta, mais as 4 horas o sábado distribuídas, ficando 1h e 20 min por dia:
- 9h20min de seg a quarta, e 8h na sexta, ou
- 9h de seg a quarta e tb na sexta.

Agora, se o feriado for no sábado, daí sim, trabalharia menos, apenas 8h de seg a sexta.

No fim, vc precisa definir melhor quais vão ser os parâmetros para calcular cada dia. Eu comecei a mexer na tua planilha tomando por base a semana, mas parei nessa parte.

Preciso que vc explique melhor o que calcular pra poder jogar na fórmula.

Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]
Gente que cuida de gente.

Gilmar

 
Postado : 19/08/2013 7:44 pm
(@tinhomin)
Posts: 11
Active Member
Topic starter
 

É exatamente isso. A questão não é trabalhar menos, mas sim trabalhar o que é devido, de acordo com as 44 horas semanais. A lógica foi a que expus acima. Recalcular as horas restantes das 44 horas semanais, quando houver feriados ou em função dos dias úteis.

A lógica envolve abater a quantidade de horas relativas àquele dia de feriado (8 horas na semana e 4 horas no sábado) e recalcular as horas com o restante, em função da quantidade de dias ainda disponíveis.

 
Postado : 20/08/2013 6:03 am