Notifications
Clear all

Classificação e desconto de valores

12 Posts
4 Usuários
0 Reactions
1,996 Visualizações
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Tenho uma tabela com valores de hospital, os valores de hopital sao diferentes para cada procedimento. Porém quando o paciente for realizar dois ou mais procedimentos, é normal o hospital dar desconto sobre o segundo e terceiro procedimento. O normal é o paciente pagar 100% do procedimento mais caro, 50% do segundo procedimento mais caro e 30% do terceiro procedimento mais caro. O que gostaria é de criar uma tabela, onde eu possa apenas percorrer ao lado dos valores ou procedimento, colocoar um "x" nos procedimentos que serão realizados, e que o excel selecionasse os valores, classificasse qual o mais caro e atribusse os devidos descontos, me dando o valor final.
É possivel?
Desde já agradeço!

 
Postado : 14/12/2015 8:57 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

paulomiche,

Sim, é possível.

Todavia, para que todos possam lhe ajudar, é necessário você anexar, aqui mesmo no fórum, um arquivo exemplo compactado, com dados fictícios (se quiser), porém com layout real do seu arquivo original.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 14/12/2015 9:28 am
(@pexis)
Posts: 112
Estimable Member
 

a formula eh assim.. posta um exemplo se precisar de ajuda pra adequar na sua planilha

Resposta útil? Clique na mãozinha ao lado do botão Citar.

 
Postado : 15/12/2015 7:27 pm
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

a formula eh assim.. posta um exemplo se precisar de ajuda pra adequar na sua planilha

Muito obrigado! Ajuda muito já.... Mas queria saber se tem como eu "percorrer" a tabela, e apenas colocando um x do lado para facilitar ainda mais, sem ter que ficar olhando a tabela e transportando valores até a área de cálculo.
Sabes dizer se é possível?

 
Postado : 20/01/2016 3:19 pm
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Segue em anexo a planilha que uso para analise.
Os valores são ficticios...
perceberão que cada vez que tenho que calcular, tenho que percorrer 4 "tabelas", de 3 hospitais e de anestesista, onde tenho que encontrar o valor de cada procedimento, levar pro lado esquerdo, separar o valor maior, medio e menor.
Facilitaria minha vida se eu pudesse percorrer cada tabela apenas colocando um "X" ao lado de cada procedimento e no final o excel realizasse tudo para mim, sem me preocupar em transportar os valores e classifica-los

 
Postado : 20/01/2016 3:32 pm
(@pexis)
Posts: 112
Estimable Member
 

fiz usando varias colunas auxiliares, la embaixo,

coluna B 15 linhas pra cada tabela ordenados por valor,
coluna C tds os dados ordenados por valor,
coluna D valores com desconto,
coluna E o desconto aplicado

tem 2 colunas de valor na tabela do meio, se for distinguir as 2 tem q fazer outra coluna pra marcar "X" em qual valor for usar e adicionar os dados na coluna B
veja se atende

Resposta útil? Clique na mãozinha ao lado do botão Citar.

 
Postado : 20/01/2016 7:38 pm
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

fiz usando varias colunas auxiliares, la embaixo,

coluna B 15 linhas pra cada tabela ordenados por valor,
coluna C tds os dados ordenados por valor,
coluna D valores com desconto,
coluna E o desconto aplicado

tem 2 colunas de valor na tabela do meio, se for distinguir as 2 tem q fazer outra coluna pra marcar "X" em qual valor for usar e adicionar os dados na coluna B
veja se atende

Perfeito! Era isso que estava procurando....
Mas se nao for abusar da boa vontade; mais do que resolver o meu problema, queria aprender como é o raciocio da formula.
to aqui tentando entender como funciona e nao ta rolando
=MAIOR(SEERRO(($F$3:$F$62="x")*$H$3:$H$62;0);LIN(A1))

tem algum lugar que explica melhor sobre essa função?

 
Postado : 23/01/2016 8:57 am
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

fiz usando varias colunas auxiliares, la embaixo,

coluna B 15 linhas pra cada tabela ordenados por valor,
coluna C tds os dados ordenados por valor,
coluna D valores com desconto,
coluna E o desconto aplicado

tem 2 colunas de valor na tabela do meio, se for distinguir as 2 tem q fazer outra coluna pra marcar "X" em qual valor for usar e adicionar os dados na coluna B
veja se atende

Na verdade eu criei uma nova versão pra ver se ajuda ainda mais o trabalho, se possível gostaria de ajuda para configurar. A ajuda que o Pexis fez foi fantástica, mas acredito que possa simplificar ainda mais o trabalho existente.

Ao lado da tabela de preços, coloquei todos os procedimentos, hospitais e profissionais.
Na área em Azul escuro, gostaria de apenas colocar um "X" ou uma caixa de seleção, botão, para selecionar 3 ou 4 procedimentos...
Aos selecionar o procedimento, gostaria que o excel calculasse automaticamente todos os valores e jogando na tabela de preço na área em amarelo que deixei.
O hospital em Amarelo (sao joão) e Verde(unimed) cobra 100% da mais cara, 50% da segunda mais cara e 30% da terceira mais cara
O Hospital em Azul (sao jose) cobra 100% da mais cara, 100% da segunda mais cara e 50% da terceira mais cara
e os anestesistas cobram 100% do mais caro, 60%do segundo mais caro e 40% do terceiro mais caro

Os valores são ficticios para ajudar no trabalho.

Dúvidas:
1- é possivel colcoar um seletor tipo caixa na área azul escura? ou faço um "X""
2- é possivel que o excel com calcule tudo isso apenas colocando um x ali na frente, digo nos procedimentos selecionados?

Abraços!!!

 
Postado : 23/01/2016 2:09 pm
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Boa noite pessoal!
Primeiramente quero agradecer, pois junto ao grupo pude evoluir no meu aprendizado e melhora das minha planilhas, mas continuo com algumas dificuldades!
Na planilha em anexo eu utilizo para fazer orçamento de cirurgias, de 3 hospitais.
Na parte em amarelo eu percorro a tabela e coloco (1, 2, 3) nos procedimentos que a paciente deseja realizar
o Excel na área (A) ele separa o valor
na área (B) ele classifica os valores mais caros para os mais baratos, pois o hospital cobra 100% da mais cara, 50% da segunda mais cara e 30% da terceira mais cara.

Aqui fica o primeiro problema: Não estou conseguindo puxar os nomes da área (A) para (B) de forma organizada da mais cara para a mais barata. Como tem muitos valores, pode-se basear no parametro do Hospital São João, coluna K

o segundo problema vem no BOX da esquerda, área em azul claro, onde gostaria de puxar os nomes do procedimento de (B).

e o terceiro problema é que esses boxes são os valores repassados aos pacientes, mas preciso que o excel me retorne abaixo, na área em verde, os códigos dos hospitais que estão na aba "VALORES DO HOSPITAL""

PS: quanto a colocar (1, 2, 3) na area em amarelo deixo a criterio de quem quiser ajudar.... pode mudar pra "x" se for o caso...

Desde já agradeço a ajuda pessoal!!!

 
Postado : 31/01/2016 5:57 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

paulomiche

Para manter a organização do fórum, fundi teus 2 tópicos num só, pois conforme as regras do fórum, não é permitido manter 2 tópicos sobre o mesmo assunto.

[]s

Patropi - Moderador

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 31/01/2016 6:18 pm
(@paulomiche)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

paulomiche

Para manter a organização do fórum, fundi teus 2 tópicos num só, pois conforme as regras do fórum, não é permitido manter 2 tópicos sobre o mesmo assunto.

[]s

Patropi - Moderador

Peço desculpas se cometi falha ao postar, mas ao meu ponto de vista parecia uma dúvida diferente da primeira, eis o motivo de criar um novo topico.
No primeiro queria era conseguir puxar com 'x' os valores da tabela; agora preciso organizar e buscar outros dados.
De qualquer forma peço desculpas se houve algum mal entendido.
Grato!

 
Postado : 31/01/2016 7:43 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

paulomiche

Se aquela dúvida estava resolvida, você deveria ter retornado lá e marcado como resolvido.
Não deixe tópicos abandonados.

Clique no link para saber como fazer para marcar o tópico como resolvido.
viewtopic.php?f=7&t=16757

[]s

Patropi - Moderador

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 01/02/2016 7:55 am