Olá amigos,
Sou novo aqui e não sei se o Título está correto, porém estou martelando (procurando em fóruns e tentando fazer sozinho), mas não está dando certo.
A questão é:
Possuo uma planilha com 3 informações importante:
(Imagem abaixo)
Arrecadado 2016
Estimativa 2017
Arrecadado 2017
Após os 12 meses (e seus respectivos valores) relacionados na tabela, vem 3 colunas: Total, Parcial e Mensal.
A "Total" pouco me interessa, o que realmente importa é criar automatizações relacionadas ao Mensal e ao Parcial.
Exemplificando para ficar bem entendido:
Os dados da célula "Mensal" e "Parcial", ligados tanto a linha "Arrecadado 2016" quanto a linha "Estimativa 2017", estão sendo preenchidos por mim a medida que vou preenchendo os dados do "Arrecadado 2017" manualmente.
Gostaria que:
Quando eu preencher a célula de valor do mês Janeiro da linha "Arrecadado 2017", o excel relacione o meu preenchimento ao mês de Janeiro, e fazendo o meu parcial ser apenas do mês de janeiro, tanto pra linha "Arrecadado 2016" quanto para "Estimativa 2017" e "Arrecadado 2017", para eu não precisar preencher manualmente com a formula =soma() nas colunas Mensal e Parcial, com os meses em questão.
O mesmo exemplo de cima, é que, quando eu preencher janeiro e fevereiro da linha "Arrecadado 2017" o excel me dê automaticamente o resultado Parcial de janeiro e fevereiro para as linhas "Arrecadado 2016", "Estimado 2017" e "Arrecadado 2017". E que ele me dê na coluna Mensal, o valor do último mês que foi preenchido na linha "Arrecadado 2017" e mostre o mesmo mês de referência na coluna mensal de "Arrecadado 2016" e "Estimado 2017"
Simplificando:
Se eu preencher Janeiro do meu "Arrecadado 2017", quero que meu Parcial e Mensal tanto de "Arrecadado 2017", "Estimado 2017" e "Arrecadado 2016" tenham o mesmo mês de referência.
Se eu preencher Janeiro e Fevereiro do meu "Arrecadado 2017", quero que meu Parcial de "Arrecadado 2017", "Estimado 2017" e "Arrecadado 2016" seja o acumulado de Janeiro e Fevereiro, que são os mesmos meses de referencia, e o meu mensal seja o ultimo mês preenchido, no caso fevereiro.
A prioridade é isso, porém tenho outro problema.
Gostaria que o excel me falasse em texto, qual o ultimo mês que foi preenchido e relacionasse tanto a "Arrecadado 2016" quanto a "Estimado 2017" e Arrecadado 2017"
Não sei se deu pra entender, mas é basicamente condicionar uma fórmula ao preenchimento de células diferentes.
Obrigado desde já.
Postado : 20/01/2017 12:37 pm