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Conferência para Quebra cabeça

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 Uros
(@uros)
Posts: 22
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Boa noite pessoal,

Estou tentando montar um jogo parecido com o jogo Sudoku, porem a resolução deste tipo de montagem esta difícil a solução. É um verdadeiro quebra cabeças com seis números a preencher na horizontal (igual ao Sudoku) mas com um aumento de dificuldade. Na vertical é montado novos valores concatenados. Aqui está o problema para conferência. Segue um modelo para melhor entendimento. Está sem solução por este motivo. Não pode haver repetição, qualquer número que coloque no ultimo local indicado vai indicar erro (fica vermelho). Não pode ter valore duplicados, somente um. Desde já agradeço.

Uros

 
Postado : 10/06/2015 5:54 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

eu vou pedir pra vc explicar direitinho as regras desse jogo...
o Sudoku tem 9x9 e quadrados de 3x3.

Enfim, não entendi a regra do seu jogo, e mesmo o pouco que entendi, eu vi falhas na lógica aplicado. Por exemplo, vc considera sempre todos os números sendo escritos em ordem crescente, mas e se eu resolver inveter um 2 com um 4?

Enfim, dá uma olhada no que eu fiz usando fórmula matricial neste modelo:

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 10/06/2015 6:58 pm
 Uros
(@uros)
Posts: 22
Eminent Member
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Bom dia,

Agradeço desde já pela atenção.
Exatamente o Sudoku é em quadrados.
Coloquei um modelo para solução do Jogo.
Vamos as regras deste jogo:

1) Jogo de três linhas
2) A primeira linha já vem preenchida (C3:AL3)
3) A Segunda linha (C4:AL4) é exatamente igual ao Sudoku, só que em linhas e preenchida parcialmente. No exemplo tentei fazer um forma pratica um quadrado só, pois fazendo seis retângulos ja muda tudo, como no exemplo que coloquei junto para solução do quadrado (achei na net:youtube).
Neste exemplo vai ficar no modelo quadrado único.
4) Terceira linha vem limpa (zerada):
Aqui entra a terceira e quarta parte da montagem do jogo, Quebra Cabeça.
Preencher a terceira linha (C5:AL5) de forma como esta ja parcialmente feita de forma que, não pode ter repetição de números, no modelo preenchido com sua formula repetiu os números 11, 22, 33, 44, 55 e 66 (Aqui não pode repetir) e ficou zerado os números 14, 25, 36, 41, 52 e 63 (Não pode ficar zerada).
Concatenando os números, vamos formando novos números num total de 36. Estes 36 novos números (que ficarão fixos também)não poderão repetir na formação das 3 Linhas divididas em seis pedaços (partes).
Se eu soubesse a solução colocaria e terceira linha resolvida, talvez assim ficaria mais fácil o entendimento.
Nesta lógica de números crescente pode ser variado, mas coloquei em ordem crescente para tentar encaixar a explicação. Mas pode mudar sim, dentro das seis células.
Estou tentando montar este jogo (para mim seria um novo modelo).

Importante: Nestas Três linhas NÃO vai ter formulas, elas serão o jogo em si, Igual ao Sudoku que vem preenchida parcialmente. Linha 1 totalmente preenchida, linha 2 parcialmente preenchida e linha 3 limpa. Os 36 novos números formados na linha 9 serão a base para formação e controle na concatenação das linhas para não repetir e não ficar zerada. Esta concatenação é na coluna, mesmo.

Não sei se expliquei melhor ou confundiu mais rsrsrs...

Abraços
Uros

 
Postado : 11/06/2015 7:43 am
 Uros
(@uros)
Posts: 22
Eminent Member
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Bom dia Fernando,

Com uma frase sua matei a charada, esqueci de usar a potenciação, coisa básica. Claro que você estava certo, fiquei engessado no momento que estava olhando apenas uma linha. No jogo pode mudar as linhas com valores crescente ou decrescente, enfim usando apenas permutas e potenciação e principalmente a LUZ DIVINA, DEUS.

Era esta combinação que eu estava buscando em linha e na coluna. Mais tarde quero aplicar formulas de excel para solução mais rápida. Segue o modelo.

O que eu tenho no momento é OBRIGADO Ninja Fernando.

Uros

 
Postado : 12/06/2015 8:52 am