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Definindo ultima Linha da planilha

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(@marcosuke)
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Boa tarde pessoal!

Essa parece ser uma pergunta boba, mas que infelizmente está dificil encontrar uma resposta válida na net.

Essa questão é importante para mim pois tenho 7 bases de dados dentro de um sistema que criei em excel, cada uma dessas bases tem 5300 linhas e 265 colunas com dados, entretanto, se você descer o cursor, ele vai até a linha 1 milhão e alguma coisa, as linhas e colunas estão ali em branco, mas elas existem e fazem a planilha ficar muito grande em tamanho. Como faço para determinar ao excel que a ultima linha preenchida é de fato a ultima linha da minha planilha? Creio que determinando isso, o tamanho do meu arquivo vai diminuir significativamente.

Obrigado!

 
Postado : 06/04/2017 12:47 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
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marcosuke,

Boa tarde!

Suas colunas possuem fórmulas que vão até a última linha do Excel? Se sim, é isso mesmo. O Excel vai reservar espaço de memória do tamanho necessário (veja exemplo no arquivo anexo. Se você pressionar um CTRL + Seta pra baixo o cursor vai se posicionar na última célula com fórmula, embora não tenho nada nas células) ao carregamento do seu arquivo. Por isso o arquivo fica grande mesmo. Nesse caso, você deve excluir as fórmulas das células que ainda não têm resultados (estão em branco). Se for necessário ter essas fórmulas (ou se a planilha vai crescer ao ponto de atingir a última linha), para não ficar tão pesado o arquivo, melhor seria utilizar código VBA para inserir a fórmula assim que uma outra célula fosse preenchida.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 06/04/2017 1:01 pm
(@marcosuke)
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marcosuke,

Boa tarde!

Suas colunas possuem fórmulas que vão até a última linha do Excel? Se sim, é isso mesmo. O Excel vai reservar espaço de memória do tamanho necessário (veja exemplo no arquivo anexo. Se você pressionar um CTRL + Seta pra baixo o cursor vai se posicionar na última célula com fórmula, embora não tenho nada nas células) ao carregamento do seu arquivo. Por isso o arquivo fica grande mesmo. Nesse caso, você deve excluir as fórmulas das células que ainda não têm resultados (estão em branco). Se for necessário ter essas fórmulas (ou se a planilha vai crescer ao ponto de atingir a última linha), para não ficar tão pesado o arquivo, melhor seria utilizar código VBA para inserir a fórmula assim que uma outra célula fosse preenchida.

Olá Wag!

Novamente você me ajudando nessas dúvidas cabulosas. Obrigado pela disposição.

No meu caso não existem nada nessas linhas, elas estão alí sem valores ou fórmulas, mas como as linhas existem aumentam e muito o tamanho do meu arquivo. Se eu pudesse redefinir esse limite de linhas para a ultima linha que está realmente sendo usada, o tamanho do meu arquivo diminuiria e muito.
E não adianta selecionar essas linhas e dar um delete ou clicar com o botão direito e selecionar excluir linhas, pois simplesmente elas continuam alí. Vi algumas pessoas usando macro para resolver esse impasse (Activesheet.UsedRange [ENTER] ) mas para mim não resolveu.

Minha ultima linha utilizada é a 5300 se eu pular para ultima linha com o END, ele me leva para a linha 1milhão e alguma coisa, são essas linhas em branco que preciso deletar.

 
Postado : 07/04/2017 6:19 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
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marcosuke,

Bom dia!

Mas é justamente isso que estou tentando lhe dizer: O Excel não computa no tamanho do arquivo as linhas em branco existentes, desde que não haja dados ocultos ou fórmulas nessas linhas. Se você clicar CTRL + END ou CTRL + SETA PRA BAIXO em uma coluna qualquer, o cursor se desloca até a última linha com dados ou fórmulas. Se você está fazendo isso e ele está indo para a última linha (1.048.576) é porque ou não tem nada na coluna (da linha 1 até a linha 1.048.576) ou, se tiver alguns dados na coluna e você estiver colocando o cursor depois da última linha com dados, ele também vai para a última linha.

Por Exemplo: Se você tiver a palavra teste na linha 10 da coluna A e colocar o cursor da linha 1 da coluna A e pressionar CTRL + END, o cursor vai parar na célula A10. Se pressionar CTRL + SETA PRA BAIXO, inicialmente o cursor também vai parar na célula A10. No entanto, estando em A10 e se pressionar novamente CTRL + SETA PRA BAIXO, o cursor será deslocado para a linha 1.048.576.

Se você colocar na célula A16 a fórmula "=SE(A1<>"";SOMA(A1+A2);"")" e não tendo nada para somar em A1 e A2, a célula A16 estará em Branco (mas tem uma fórmula). Nesse caso, se colocar o cursor em A1 e clicar CTRL + END o cursor será deslocado para A16. Se colocar o cursor em A1 e pressionar CTRL + SETA PRA BAIXO, na primeira vez, o cursor se deslocará para A10 (que ainda tem a palavra teste). Pressionando CTRL + SETA PRA BAIXO outra vez, o cursor irá para A16 onde tem a fórmula mas não tem dados visíveis (só a fórmula) e se pressionar CTRL + SETA PRA BAIXO mais uma vez o cursor se deslocará para a linha 1.048.576.

O que quero dizer com tudo isso é que, muito provavelmente, suas colunas têm mais dados do que o que você está vendo.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 07/04/2017 8:55 am