... cometi o erro de não colocar a fórmula SOMARPRODUTO em todas as células da tabela amarela...
Sugestão: não utilize fórmulas, coloque manualmente em cada célula o resultado desejado
Resposta: OK. Estou anexando a planilha sem fórmulas e somente com os resultados esperados.
Estou corrigindo a planilha novamente e postando ela aqui.
O intervalo K6:K8 continua preenchido com zeros; eu suponho que deveria ser 40, 50 e 10 respectivamente. É isso?
Resposta: Isso mesmo. A planilha sem fórmulas que estou anexando agora está corrigida.
- Não. Eu tenho interesse em todos os parâmetros (aa, bb, cc ou dd).
Então seria oportuno se você montasse um modelo com todas as variações, pois nesse último arquivo continuamos somente com "aa". Considere que você domina totalmente o conteúdo das planilhas e sabe o objetivo final, porém nós aqui do fórum sabemos nada disso.
Resposta: OK. Na planilha sem fórmulas que estou anexando agora, eu considerei algumas variações.
- A tabela azul tem 494 linhas e 730 colunas, sem contar com os cabeçalhos nas linhas e colunas que contém os parâmetros. A tabela amarela possui 1294 linhas e 104 colunas. As quantidades de linhas e colunas são fixas, mas é desejável que possam aumentar.
Ok, vou considerar como variáveis as quantidades de linhas e de colunas nas duas tabelas. Só precisamos definir se a coluna inicial da tabela azul é a coluna B, conforme está no seu modelo, e se sempre haverá uma coluna vazia entre as duas tabelas, também conforme o seu modelo.
Ainda tentando entender o seu objetivo final, pois é comum no Excel e em VBA existirem múltiplos caminhos que conduzem a um só resultado, assim, se entendermos com exatidão o seu objetivo, então poderemos juntos encontrar caminhos mais fáceis e curtos para transitar. Até este ponto e com base nas suas explicações, eu supunha que você queria replicar na tabela amarela apenas parte dos dados da tabela azul. No entanto, a sua afirmação acima de que a tabela amarela terá mais linhas do que a tabela azul já me deixou em dúvida. Ou seja, se fossem replicados todos os dados então a tabela amarela teria igual quantidade de linhas da azul, no entanto, se vai replicar apenas parte dos dados, a amarela deveria ter menos linhas do qua a azul. Você poderia explicar?
Resposta: Eu acredito que seja mais produtivo postar aqui a planilha alvo (que é a planilha final onde será aplicada a solução), porém eu precisaria trocar somente os dados delas por questões de confidencialidade. A planilha alvo tem uma organização entre abas diferentes da planilha exemplo. Por exemplo, a planilha azul está em uma aba enquanto a planilha amarela está em outra aba. Dada a complexidade do problema, estou chegando a conclusão que é de fato melhor compartilhar a planilha alvo aqui.
- A tabela amarela recebe os valores da tabela azul de acordo com os parametros que podem ser alterados manualmente.
Se entendi corretamente os parâmetros que podem ser alterados são os da tabela amarela. E isso? Você pode passar alguns exemplos na própria planilha?
Resposta: Correto. Sim, estou fazendo alguns exemplos na planilha em anexo sem formulas.
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A última parte da minha mensagem anterior ficou sem a sua reposta. Para facilitar vou reproduzi-la abaixo.
Tomando agora a planilha Semana3 como referência.
Dúvidas:
1. você comentou "Ao chegarmos na semana 3, os dados das semanas 1 (coluna K) e 2 (coluna L) na tabela OUTPUT estão zerados,..."
Se entendi corretamente, a cada planilha SemanaX será manualmente acrescida uma coluna à direita da tabela amarela, e as colunas utilizadas nas semanas anteriores devem ficar preenchidas (ou deverão ser preenchidas pela macro?) com valores zero, conforme o seu comentário acima.
Qual a necessidade/utilidade de manter as colunas das semanas anteriores preenchidas com zeros?
Complementando, na planilha Semana1 na tabela amarela há 4 colunas com dados, K:N, digamos dados úteis.
Já na Semana2 os dados úteis continuam ocupando 4 colunas, porém foram deslocados para L:O e agora existe uma coluna com dados zerados (inúteis?), que é a coluna K.
Depois, na Semana3 os dados estão em M:P e agora já aparecem duas colunas com dados zerados, isso me faz concluir que na planilha Semana40 haverá 39 colunas com dados zerados na tabela amarela.
Já que as planilhas são independentes, porque não manter cada uma delas com dados em K:N e sem colunas zeradas, como está na planilha Semana1?
Ainda, como exatamente você faz para incluir mais uma planilha? Por exemplo, como você obterá a planilha Semana4 ?
Resposta: Vou trabalhar numa versão da planilha alvo para que eu possa compartilhá-la aqui. Vai ser melhor e evitará que você tenha todo um trabalho que eu não conseguiria aplicar na planilha alvo.
Postado : 23/10/2022 1:49 pm