Notifications
Clear all

Distribuição de parcelas nos respectivos meses

3 Posts
2 Usuários
0 Reactions
855 Visualizações
(@demarchi)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Bom dia!

Tenho uma dúvida parecida com a do colega jpfornari do fórum, gostaria de saber se poderia me ajudar. Os arquivos postados sobre o tópico estão todos corrompidos.

Tenho uma tabela para controle financeiro, onde lanço as despesas diversas, com uma formula para procurar e somar, é separado e somado as despesas e seus respectivos valores, também de acordo a forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito). Nos gastos com cartão de crédito, quero que, ao inserir o prazo de determinada despesa/compra (nº de parcelas) e a data, que as parcelas sejam distribuídas nas células respectivas, considerando a data do fechamento da fatura, exemplo: compra de R$ 1.000,00 parcelada em 4 vezes em 11/03/2015, sendo que o fechamento da fatura ocorre dia 10, então as parcelas seriam lançadas R$ 250,00 em 10/04/2015, R$ 250,00 em 10/05/2015, R$ 250,00 em 10/06/2015 e R$ 250,00 em 10/07/2015.
Alguém poderia saber como faço isso?

Anexei a planilha para quem puder ajudar, ter uma ideia da situação.

Desde já agradeço.

 
Postado : 05/03/2015 7:36 am
Issamu
(@issamu)
Posts: 605
Honorable Member
 

Olá Demarchi!
Analisei sei arquivo e tenho algumas sugestões para fazer.
Eu sugiro que você desenvolva este tipo de tabela sempre com o recurso de tabelas do Excel, pois assim será muito mais fácil desenvolver as fórmulas. Outra coisa que sugiro é buscar sempre que possível referenciar um argumento da fórmula com uma célula ao invés de colocar como texto dentro da fórmula, pois assim você estabelece o endereço do argumento como relativo ou absoluto conforme a necessidade, e poderá arrastar a mesma fórmula para todas suas tabelas. Você vai entender isso olhando para o arquivo anexo. Eu imagino que você deve ter levado um tempo muuuuuito grande para desenvolver as fórmulas das tabelas, pois você escreveu uma fórmula para cada tipo de pagamento e descrição. Veja que no arquivo que desenvolvi em anexo, a mesma fórmula serve para todos os cálculos de tipo pagamento e descrição.

Para poder fazer o que você quer de forma simples, eu adicionei mais duas informações na tabela: Mês do primeiro pagamento e Mês do último pagamento. E também adicionei uma célula para informar o mês de fechamento do cartão.

Analise a guia TRANSPORTE, pois as outras eu nem mexi.

Abraços!

Rafael Issamu F. Kamimura
Moderador Oficial Microsoft Community - MCC (Contribuidor do Microsoft Community)
http://zip.net/bjrt0X - http://zip.net/bhrvbR
Foi útil? Clique na mãozinha
Conheça: http://excelmaniacos.com/

 
Postado : 05/03/2015 11:26 am
(@demarchi)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Muito obrigado pelas dicas e sugestões Issamu!
Desculpe a demora em responder, não pude fazer isso antes.
Sou apenas um entusiasta e não sei muito. Minha próxima pergunta, na verdade, seria como referenciar o argumento da fórmula com alguma célula, pois tive esse trabalhão todo fazendo manualmente porque não consegui referenciar (risos).
Muito bacana o que fez com as parcelas do cartão!
Qual seria a melhor forma para fazer essa referenciação?
Obrigado.

 
Postado : 11/03/2015 11:59 am