Olá, gostaria de saber se há possibilidade de efetuar a seguinte tarefa no Excel:
Tenho uma planilha onde em determinada célula contenha uma frase ou textos variados - por exemplo:
VENCIMENTO: 26/02/12 - IMPOSTO DE RENDA (1,5%) = 132,95 RETENÇÃO LEI 10833/03 (4,65%) = 412,14 INSS (11%) = 974,96 (coluna I)
Mas nem todas as células contém as mesmas informações, algumas é aplicado por exemplo IR ou INSS.
Em outra coluna na mesma linha, existe o valor total que é a base para os cálculos dos impostos. (coluna A)
Para conferir se as informações na célula onde está o texto, está correta, tenho que efetuar o cálculo em outras colunas, cada uma para um tipo de informação: por exemplo IR que será 1,5% do valor da coluna A, INSS que será 11% do valor da célula na coluna A, e assim por diante.
Então para cada célula a ser calculada, necessito que seja aplicada uma fórmula condicional, por exemplo, se encontrado texto "IMPOSTO DE RENDA" na célula da frase, então calcular o correspondente IR na coluna, utilizando o valor base na coluna A).
o objetivo é verificar se o valor encontrado no descritivo (coluna I) corresponde ao valor corretamente calculado nas colunas correspondentes, tendo como base o valor indicado na coluna A)
Outra necessidade, é indicar o banco (abreviatura) na coluna G, por exemplo, se no descritivo existir o texto CAIXA ECONOMICA FEDERAL, deverá automaticamente mostrar na coluna G o texto CEF, caso seja SANTANDER deverá trazer o texto STDER, se for BANCO DO BRASIL deverá mostrar BBRAS.
Bom dia npontes
Seja bem vindo ao fórum!
Facilitaria se vc anexasse um exemplo da tua planilha.
Abraço.
Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel