Bom, testei sua planilha, e percebi que ela não leva em conta se o pessoal está "SIM" ou "NÃO" na tabela abaixo. Eu preencho manual a data que ele está indisponível, e então, naquele período ele não é escalado, contando a folga normalmente.
Estranho, porque aqui a planilha diferencia se o pessoal está "SIM" ou "NÃO". E apenas modifiquei a tua fórmula colocando um "til". Vc estava usando "NAO", e eu mudei para "NÃO". Toda vez que tiver um "NÃO", automaticamente deve aparecer um ND em vermelho na escala, para o dia e a pessoa correspendentes. Note que esse ND não é uma informaçÃo, é apenas uma máscara de visualização, pois mesmo que alguém não possa tirar o serviço, ainda está contando a folga.
Para conferir, vá em formatação e células, personalizado e veja a máscara. Para ver o valor da célula, selecione a célula, pressione F2 e depois F9 (ao fazer isso, saia da célula com ESC para não perder a fórmula).
Ao preencher a coluna G, percebi que a tabela não é preenchida apartir dali.
Eu quero que a planilha me forneça uma previsão da escala, com base nas folgas V e P (colunas C e D), no pessoal inscrito na escala (coluna B), na disponibilidade do pessoal (tabela G18:AH25).
Isso acontece porque vc preencheu somente a coluna G. A planilha está projetada para informar o próximo a ser escalado no dia seguinte, ou seja, no primeiro dia da planilha, na coluna G, vc vai olhar quem extá com um X. Esse X é resultado de uma fórmula. Substitua a fórmula pelo valor "X", e vc vai ver que a planilha vai te informar quem deve ser escalado no dia seguinta (coluna H). A cada coluna preenchida com "X", a coluna seguinte diz quem será o próximo escalado.
Veja bem, eu não tenho um padrão de folga (3x1;4x1) mas vai depender da quantidade de pessoal disponível para a data. Por isso, pensei utilizar a função MÀXIMO() para escalar o mais folgado.
Eu ainda estou pensando como fazer para a escala do dia seguinte buscar na linha 5 o último V ou P, e pegar o mais folgado e prever a escala para este, contando 1 folga a mais para os demais. Não dá para pegar a coluna anterior simplesmente, porque ela pode ser V ou P, se eu fosse aninhar mais funções SE() até achar a escala correspondente, ficaria monstruosa a fórmula.
Sim, essa parte eu entendi. Eu até tentei fazer isso que vc pediu, mas foi inviável, pelo seguinte motivo: "escalar" automaticamente o mais folgado envolve bem mais variáveis do que apenas apresentar o mais folgado e deixar a escolha manual. A consequência disso é que a fórmula ficou tão grande que não podia ser escrita. (O Excel tem um limite de comprimento para as fórmulas). Isso me fez deixar de lado a ideia da escala automática.
Além disso, como a tua escala me parece o sistema militar, diga-se, trabalhei quase 1 ano na sargenteação fazendo escalas. Na época, tínhamos a escala preta, a vermelha e a azul (sexta), e elas ainda se sobrepunham em prioridade, ou seja, se alguém tivesse na prioridade para quinta, sexta e sabado (preta, azul e vermelha), a prioridade era a vermelha, depois a azul e por último a preta, o que o colocaria escalado, na ordem, para sábado, terça e sexta.
Porém, nesse período, eu notei, por experiência, que usar uma escala automática não dava certo, porque muitos fatores faziam alguém ser remanejado a todo momento.
Ainda assim, caso vc queira uma previsão, o que vc pode fazer:
- ou usar o modelo que eu te passei e simplesmente "digitar "X" onde aparece um X em verde. (Com isso vc perde a fórmula da célula, mas basta arrastar a fórmula de outra célula acima ou abaixo e volta ao anterior).
- ou teríamos que pensar em uma solução em UDF (criar uma função).
Abs
Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]
Gente que cuida de gente.
Gilmar
Postado : 12/01/2014 9:01 am