Didaticamente falando:
O índice devolve um único valor, a referência a uma célula. Ao ver sua utilização, é parecido com um jogo de batalha naval.
Vc diz uma tabela, um numero de linha e um numero de coluna, então o ÍNDICE() devolve o item das coordenadas passadas.
O desloc por outro lado, devolve um intervalo, dado alguns critérios passados. um intervalo é representado por uma ou mais células, ou seja em alguns casos o desloc() pode susbtituir o índice().
No caso do desloc, vc indica duas informações básicas:
1) Aonde começa o intervalo (com 3 parâmetros: célula (satélite, digamos), qtas linhas a partir da célula, qtas colunas a partir da célula)
2) qual o tamanho desse intervalo (com 2 parâmetros: qtas linhas e qtas colunas)
Assim, se os dois últimos parâmetros do desloc() forem 1 e 1 (ou seja, uma linha e uma coluna), ele pode substituir o índice().
Mas é assim, o desloc() cria um intervalo baseado numa tabela, com uma ou mais células, uma ou mais linhas, uma ou mais colunas. E esse intervalo pode ser usado em diversas outras operações.
O desloc() é muito útil para criação de um intervalo dinâmico (procure no forum por "intervalo dinâmico usando desloc()").
o índice() tb pode ser usado para criar um intervalo dinâmico, mas daí vc procura por "intervalo dinâmico usando índice()". Vai ver que são úteis.
Não sei se fui claro... Mas é isso....
Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel
Postado : 30/03/2015 9:35 am