Notifications
Clear all

Lista Suspensa com campos em branco

23 Posts
2 Usuários
0 Reactions
4,333 Visualizações
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Seguinte, eu criei duas planilhas. Uma onde eu tenho uma lista com 20 itens, e outra onde eu escolho estes itens à partir de uma Lista Suspensa.

O problema é, quando eu uso a Validação de Dados colocando apenas o número de campos que contém itens (A1:A20), os itens aparecem normalmente na Lista Suspensa. Porém, se eu coloco, por exemplo A1:A100 na Validação de Dados, a Lista Suspensa mostra todos os campos em branco (A21:A100), e por isso aparenta estar vazia. Aí eu tenho que rolar a Lista Suspensa até o início para poder escolher os itens.

O motivo para eu ter 20 itens e colocar a validação em 100 campos é porque que gostaria de deixar espaço para o caso de mais itens virem a ser cadastrados. Por isso eu gostaria de saber como não aparecer estes campos em branco na Lista Suspensa, dando a impressão de que ela está vazia, seja eliminando estes campos em branco da Lista Suspensa, ou tornando a Validação de Dados auto-ajustável, no caso de novos itens serem cadastrados. Isso é possível?

 
Postado : 03/12/2013 1:20 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde ReinaldoS,

Seja bem vindo ao fórum,

Vê se ajuda (vide anexo).

Qualquer coisa da o grito.
Abraço

 
Postado : 03/12/2013 1:33 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Exatamente isso, Bernardo. Só deu um problema aqui: joguei as validações em outra planilha, pra ficar igual no meu caso, e alterei sua fórmula da Validação de Dados para:

=DESLOC('Plan2'!A1;1;0;CONT.VALORES('Plan2'!A2:A15))

mas aí o Excel me retorna o erro:

Você não pode usar referências a outras pastas de trabalho ou planilhas para critérios de Validação de Dados.

 
Postado : 03/12/2013 1:49 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde Reinaldo,

Nomeia a fórmula, vê assim.

Qualquer coisa da o grito.
Abraço

 
Postado : 03/12/2013 1:56 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Agora entendi porque você tem o título de Ninja do Excel.

Eu só queria entender a função exata daquele underline. E se eu quiser puxar a validação não de outra planilha, mas de outra pasta de trabalho?

No meu caso, Plan1 é uma tabela onde será montada uma dieta semanal, e Plan2 é o banco de dados onde serão cadastrados alimentos com dados como: calorias, carboidratos, proteínas, gorduras. Então eu escolho o alimento na Plan1, e ele puxa os dados desse alimento por uma PROCV.

Como a planilha de dieta é semanal/mensal, além de individual, seria interessante que eu pudesse colocar o banco de dados numa pasta de trabalho separada, para que ela fosse centralizada para qualquer pessoa/semana/mês. Assim eu cadastro os alimentos e posso usar esses dados em qualquer nova pasta de trabalho dessa dieta.

 
Postado : 03/12/2013 2:11 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde Reinaldo,

Segue em anexo.
Lembrando que a planilha do banco de dados deve estar aberta para que seja usada.

Para ver a fórmula, pressione <Ctrl> + <F3> nas planilhas de Lista.

Qualquer coisa da o grito.

 
Postado : 03/12/2013 2:20 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Perfeito, entendi... valeu.

 
Postado : 03/12/2013 2:21 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

8-)
Estou sendo um pouco direto pois estou sem tempo...

Mas qualquer coisa da o grito.
Abraço

 
Postado : 03/12/2013 2:24 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Que isso, ficou claríssimo. Muito interessante esse gerenciador de nomes, abre um novo horizonte pra mim no excel.
Teria como abrir o banco de dados automaticamente sempre que abrir a planilha da dieta? Até sei fazer isso usando o windows, mas queria saber se o excel tem esse recurso.

 
Postado : 03/12/2013 2:26 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Foi mal a demora Reinaldo,

Segue em anexo. Verificando se a planilha Banco de Dados está aberta, caso não esteja ela abre automaticamente.

Qualquer coisa da o grito.

 
Postado : 03/12/2013 3:07 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Eu só não consegui visualizar onde você colocou o código. Abri a janela de código com Alt+F11 mas não vi macros lá.

 
Postado : 03/12/2013 4:23 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Outro detalhe: eu precisava que a pasta de trabalho que é aberta por último, ficasse em segundo plano, e que a primeira pasta aberta (no caso, a Lista), fosse a primeira coisa a ser visualizada.

 
Postado : 03/12/2013 5:09 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa noite Reinaldo

Eu só não consegui visualizar onde você colocou o código. Abri a janela de código com Alt+F11 mas não vi macros lá.

Para ver a macro, quando estiver no editor de VBA, clique duas vezes em "ESTA PASTA DE TRABALHO" que fina no lado esquerdo.

Um abraço.

 
Postado : 03/12/2013 6:42 pm
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Que estranho. Eu havia aberto diversas vezes o item EstaPasta_de_trabalho, e não conseguia ver nenhum código. Agora eu consegui.

Eu coloquei o mesmo código nas duas pastas, mudando o endereço do arquivo. Dessa forma a Dieta abre o Banco, e o Banco abre a Dieta, ficando assim o Banco em segundo plano.

O problema é que nesse caso, o código do banco fica restrito especificamente à pasta de trabalho com o nome X, sendo que o nome dessa pasta vai variar ex: 'Dieta semana 1', 'Dieta semana 2', etc.

Então eu precisava que a pasta do Banco de Dados abrisse qualquer pasta de trabalho que o abra, ou que ele seja simplesmente aberto em segundo plano.

 
Postado : 04/12/2013 3:01 am
(@reinaldos)
Posts: 32
Eminent Member
Topic starter
 

Opa, adicionei o comando:

Workbooks("Arquivo").Activate

Agora a Pasta1 se coloca em primeiro plano, como eu precisava.

 
Postado : 04/12/2013 3:23 am
Página 1 / 2