Olá,
Esta é minha contribuição. Primeiro queria dizer que a solução do Patropi está correta. Eu procuro pensar na terceira hipotese nesses casos com duas situações possíveis, pois na verdade algumas vezes a terceira opção existe e não percebemos. Pela fórmula do colega Patropi, caso o valor da célula seja "Crédito", calcula-se um percentual, caso contrário calcula-se com outro percentual. Nesse caso, o cálculo ocorrerá com "qualquer" valor diferente de "Crédito". Uma solução para evitar esse cálculo indevido seria inserir uma validação na célula que recebe "Débito" ou "Crédito". Outra é usar a função ESCOLHER conforme a fórmula abaixo. Claro que existem várias outras, mas isso são percepções que cabe a cada usuário. O caso concreto é o tempo que se leva para perceber o erro em uma fórmula que temos certeza estar correta.
Em todo caso e cumprimentando o colega Patropi, segue minha contribuição.
=SE(ÉERROS(ESCOLHER(SE(B1="Débito";1;SE(B1="Crédito";2;""));D1*2,45%;D1*4,4%));"Impossível Calcular";ESCOLHER(SE(B1="Débito";1;SE(B1="Crédito";2;""));D1*2,45%;D1*4,4%))
insira a fórmula em qualquer célula da linha 1, considerando que Data (a1), Débito ou Crédito (b1), código (c1) e valor (d1).
Postado : 12/08/2016 8:05 pm