Notifications
Clear all

Planilha CONSOLIDADO

7 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,469 Visualizações
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Prezados ,

Preciso fazer o somátorio , ou seja , CONSOLIDAR OS DADOS. A Planilha está em anexo.

Esta planilha contém três meses necessitando de ser feito o CONSOLIDADO DOS MESES (em quantidade) dos seguintes itens : FALTAS (FA) , FOLGA COMPENSADA (FCO) , DEMISÃO (DM) , FERIAS(FE)

No aguarde de ajuda,

Douglas Anjos. :D

 
Postado : 22/03/2013 2:34 pm
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4063
Famed Member
 

Douglasanjos,

Boa Noite!

Veja no arquivo anexo a solução que implementei. Para testar, limpe todos os totais existentes nas colunas FA, FCO, DM e FE da aba CONSOLIDADO e pressione o botão Somar Dados. Demora um pouco porque são muitos dados. No final o sistema apresentará mensagem de sucesso da cópia dos dados.

Algumas obervações importantes e alterações que necessitei fazer:
1 - Tive que padronizar todas as abas de modo que os dados sempre comecem na linha 6. As abas dos meses começavam em linhas diferentes da aba CONSOLIDADO.
2 - Não pode haver ninguém sem um número de matrícula, pois o sistema procura por esse número e porque é muito mais rápido e eficiente a busca por número. Dessa forma, mesmo os que estavam com o nome Temporário ou S/RE, tive que atribuir um número para que o sistema procurasse por ele. Pense nisso na hora de atribuir as matrículas. Se for o caso de temporários ou que ainda não tem RE, você deve ter uma numeração específica, única e sequencial para estes.
3 - Não há impedimento de quantidade de linhas e nem de quantidade de abas. Isso quer dizer que podeá ter muitas outras linhas (com mais pessoas) e também abas para outros meses que o sistema vai pegar tudo. O que não pode ser alterado (sem que se modifique o código) é o layout das planilhas, como, por exemplo, a inserção de colunas, pois o código faz a leitura de colunas de forma fixa.

 
Postado : 22/03/2013 6:46 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Prezado Wagner ,ficou muito legal,show! E para incluir neste somatórios outras colunas ,como faço? e no caso da inclusão dos meses abril, maio ,junho e julho ... Pois a finalidade é controlar tudo neste primeiro semestre...

Grato pela primeira ajuda... e aguardando retorno...

 
Postado : 22/03/2013 9:01 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Douglas,

Alguns problemas:

1 - Sugiro equalizar os nomes->
ALEX FABIANO DOS SANTOS 1
ALEX FABIANO DOS SANTOS MEDEIROS 1
CARLOS ALEXANDRE 2
CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS 2
EDENILSON DOS SANTOS DANTAS 3
EDENILSON DOS SANTOS DANTAS 3
p.s - Sem coincidência nos nomes você não concilia integralmente os registros

2 - Sugiro trocar o "-" por 0 nas colunas totalizadoras (ak em diante) pois melhora o processamento da soma.

3 - As fórmulas nas colunas AS tem que ser acertadas
De: =SE(CONT.SE(F6:AJ6;$AS$5)>0;CONT.SE(G6:AJ6;$AS$5);"-")
Para: =SE(CONT.SE(F6:AJ6;$AS$5)>0;CONT.SE(F6:AJ6;$AS$5);"-")

4 - Para evitar ter que atualizar a macro a cada mês, sugiro que vc inclua as abas de abril a dezembro e acerte para que o código leia todos os meses do ano.

Com relação aos problemas acima, acertei tudo no anexo que posto abaixo.

Minha sugestão, entretanto, é que vc pense na possibilidade de resolver via fórmulas ao invés de macro (Wagner, nada pessoal. É que tá levando uma eternidade pra 4 colunas X 3 meses; imagine no fim de ano...).

Além da sensível melhora no processamento, não é necessária tanta rigidez no formatos das abas mensais (minha sugestão passa por PROCV(), o que dispensa essa tal rigidez).

Dê uma olhada no anexo e me diga se está a contento.

Abs,

 
Postado : 22/03/2013 9:54 pm
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4063
Famed Member
 

Douglasanjos,

Boa Tarde!

Quanto a inclusão de novas abas alusivas ao restante dos meses, não há qualquer problema. Pode incluí-las normalmente. O que você não deve fazer (sem alterar a macro) é modificar o layout das planilhas, inserindo por exemplo, colunas extras entre as colunas que já existem atualemnte, pois, hoje, o código está lendo, por exemplo os dados de FE que está (digamos) na coluna AK. Se você inserir uma coluna antes da AK, os dados de FE passarão para a coluna AL e a macro está lendo esses dados da coluna AK. Todavia, basta que você tenha o cuidado, se necessário for incluir novas colunas entre as já existentes, de alterar também a macro de maneira que ela reflita as novas colunas, pois o código não se altera sozinho (como o Excel faz com as fórmulas) e não consegue "adivinhar" onde estão os dados.

No mais, quanto às sugestões do amigo Mandrix, concordo em gênero, número e grau. Já está demorando um pouco para 3 meses, imagine para 12! Porém, isso também é variável pois depende do tipo de processador da máquina que vai rodar o código, velocidade dele, quantidade de núcleos, quantidade de memória RAM, etc.

 
Postado : 23/03/2013 10:12 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Prezado Mandrix boa tarde!

Ficou ótimo ,mais não entendi o uso do COLS, para que serve? E verificando a busca, está somando valores que não convém como por exemplo: o FE , é de férias , e tem funcionário com mais de 30 dias de férias onde o correto é não passar de 30 .. Podes acertar e me ajudar? Para ficar melhor e não acontecer divergências tem como buscar por matrícula e não por nome?

Desde já agradecendo a ajuda e paciência,

Douglas Anjos.

 
Postado : 23/03/2013 3:58 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Douglas,

COLS() serve somente para contagens progressivas.

Desculpe a sugestão para modificar a coluna AS (férias > 30). Não percebi mesmo.

Com relação ao PROCV() na matrícula, lembre-se que vc tem que atribuir números diferentes para os temporários (depois que vc consertar o modelo acerta automaticamente).

Me avise.

Abs,

 
Postado : 25/03/2013 11:14 pm