Bom dia, pessoal, tudo bem?
Eu me aventuro no excel já tem algum tempo e hoje, em razão de um trabalho que tenho que entregar, me deparei com um grande problema que não sei como resolver!
Em um ato desesperado, rs, me recorro a este fórum. Sou novo aqui e espero não estar postando no local errado, de qualquer modo, peço sinceras desculpas se já cometi algum erro.
Bom, vamos lá, espero que possam me ajudar:
No caso se trata de uma planilha de cálculo de alugueres não pagos, contudo, neste meio tempo, há diversos pagamentos parciais. Ocorre que nestes alugueis incide a correção monetária, juros de 1% ao mês (pro rata die), além de multa de 10% sobre o valor atualizado.
Como podem vir, existe uma quebra sempre que há algum pagamento/abatimento do débito existente.
https://imgur.com/yuvIEA8
Nesta aba de "depósito parcial", eu desconto o valor pago e sobre o remanescente eu corrijo o valor até a data do próximo pagamento e somo os juros que deveriam ocorrer até aquele período. O problema acontece aí! Já havia a incidência de juros antes, dessa forma, ao incidir juros sobre o remanescente, eu estou incidindo juros sobre juros... Alguém sabe como eu poderia fazer para que isso não ocorresse?
Não sei como posso disponibilizar a tabela para que vocês vejam, então vou deixar um print da tela:
https://imgur.com/mNZwTKL
Postado : 13/12/2019 8:20 am