Pessoal, tenho seguinte problema, provavelmente a ser resolvido pelo Power Query, talvez com fórmulas matriciais, porém não sei a seqência correta de passos para executar a tarefa. Prefiro que seja com fórmulas, pois os usuários da tabela não tem cohecimento em Excel e a mesma deverá ser o mais automatizada possível.
O problema consiste em reorganizar a tabela a seguir, que está em formato "paisagem" e que possui 7 blocos de dados, sequenciais, cada bloco com 3 colunas.
Preciso colocar os dados em forma sequencial, só que numa tabela de 3 colunas, mantendo a sequencia dos dados conforme ilustrado nas setas azuis na figura do arquivo anexo
Na base do Ctrl+C/Ctrl+V e organizando "na mão", levo quase meia hora por tabela. Tenho 11 tabelas iguais a essa para organizar, e preciso automatizar o processo, pois a mesma é atualizada mensalmente, seja para editar itens existentes, seja para incluir ou excluir itens.
Preciso tb que, caso uma página da tabela não comporte todos os dados daquele grupo (o grupo está nomeado no titulo da pg), ele "pule para uma nova página, continuando a sequencia.
Segue 2 exemplos das tabelas originais, e suas respectivas tabelas organizadas de forma sequencial em 3 colunas. Obsv: Acrescentei uma quarta coluna de índice sequencial para facilitar
Postei tb uma solução enviada pelo colega Bernardo Maia, que funcionou perfeitamente para uma página, porém a fórmula ficou muito grande e de difícil manutenção.
Alguém pode me ajudar?
Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel
Postado : 09/10/2017 10:08 am