Daniel, boa noite.
Quanto ao seu questionamento original (1º post), aquilo que o colega wzxnet7 falou era de fato o principal problema: com ProcV os dados da coluna de procura têm de estar em ordem crescente, tomando também o cuidado com a fórmula ao classificar como já dito:
...Para a função procv funcionar com procura aproximada (argumento procurar intervalo=verdadeiro) a base de procura deve estar organizada em ordem crescente.
Como a coluna "Desconto/Penalidade" tem uma fórmula, copie e cole como valores essa coluna e depois classifique em ordem crescente a coluna Aumento/Redução no Volume que o seu procv vai funcionar.
Quanto ao seu teste de sanidade da fórmula, de fato o Excel tem um comportamento bizarro quando se trata de considerar comparações com resultado de cálculos, ainda mais como no seu caso em que envolve uma divisão.
Como exemplo, peguemos o primeiro resultado FALSO, na linha 6 (3ª linha da Tabela1). Se vc pegar o 1º argumento (ValorProcurado) do PROCV da fórmula na coluna F e calcular manualmente (F9):
=PROCV(Tabela1[[#Esta Linha];[Volume Apurado]]/$G$1-1;Tabela1[[#Tudo];[Aumento/Redução no Volume]:[Desconto/Penalidade]];2)
dará corretamente -0,3
Só que internamente o Excel mantém algum lixo invisível para esse valor, frustrando sua fórmula que na verdade estaria correta. Tanto que se vc digitar ou manter diretamente esse valor -0,3, então a fórmula agora calculará corretamente.
Então sugiro que vc use um arredondamento para esse argumento, digamos:
=PROCV(ARRED(Tabela1[[#Esta Linha];[Volume Apurado]]/$G$1-1;2);Tabela1[[#Tudo];[Aumento/Redução no Volume]:[Desconto/Penalidade]];2)
Postado : 15/02/2018 5:42 pm